Dia Mundial do Coração é comemorado com bons resultados pelo Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial do Coração é comemorado com bons resultados pelo Hospital Pequeno Príncipe

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do órgão e cuidados que devem ser tomados para seu bom funcionamento
29/09/2014

O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para o resto do corpo. É ele quem retira e distribui substâncias, como por exemplo, o gás carbônico e o oxigênio. Sua importância é indiscutível, por isso nesta segunda-feira, 29, é o Dia Mundial do Coração. Mais do que celebração, o dia é de conscientização sobre sintomas e fatores de riscos geradores de doenças cardiovasculares.

A unidade de cardiologia do Hospital Pequeno Príncipe é referência no Brasil e é a única no país a oferecer um serviço completo de cardiologia clínica e cirúrgica em pediatria. São mais de 50 profissionais que atendem todas as doenças do coração. Um deles é o cirurgião cardíaco pediátrico Fábio Sallum. Segundo ele, a cada mil crianças que nascem, oito possuem algum problema de coração e “em torno de 70% delas, que têm alguma cardiopatia, vão necessitar passar por procedimento cirúrgico”.

Gracielle Lemes é mãe de Maria Eduarda Moraes, de oito anos, e trouxe a filha de Cuiabá para realizar uma cirurgia de fechamento da comunicação interatrial, pois escutou ótimas referências do Hospital. “Foi o médico que fez o encaminhamento, eu até tinha outra opção, mas após pesquisar vi que o Pequeno Príncipe era referência no Brasil, então fiz minha escolha”, conta Gracielle.

DSC_0114Quando uma criança está com problemas no coração, alguns sinais podem ser percebidos pelos responsáveis. Como explica a cardiologista Rita Silva, é preciso estar atento a mudanças repentinas. “De repente a criança não consegue mais fazer atividades físicas, deixa de se alimentar direito e sente constantes falta de ar. Esses sintomas podem indicar a necessidade de procedimento cirúrgico.”

Transplantes
O Hospital Pequeno Príncipe há 10 anos foi o primeiro a realizar um transplante de coração no Paraná em crianças e adolescentes. Foram 17 novos corações e todos os procedimentos realizados com sucesso. Para a cirurgia são necessários equipamentos específicos e profissionais altamente capacitados. No Estado, o Pequeno Príncipe é o único a fazer a operação em crianças e adolescentes.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais