Dia das Crianças: brincar é coisa séria - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia das Crianças: brincar é coisa séria

Nas brincadeiras, meninos e meninas conseguem se expressar, transmitem o que sentem e trabalham registros que marcam suas vidas. Além disso, estabelecem vínculos afetivos que são fundamentais para o seu desenvolvimento
12/10/2017

Os vínculos afetivos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Nas brincadeiras, as relações estabelecidas são fundamentais, pois é nesse momento que os meninos e meninas conseguem se expressar, transmitem o que sentem e trabalham registros que marcam suas vidas. Neste Dia das Crianças, 12 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do brincar.

“Toda hora é hora de brincar”, afirma a psicóloga e coordenadora do Setor de Voluntariado da instituição, Rita Lous. Para ela, as brincadeiras devem ocorrer no momento do banho, da alimentação, dos estudos, entre outros. É algo que precisa ser incorporado na rotina das pessoas. “Brincar é coisa séria”, destaca.

A ação merece ainda mais atenção na Primeira Infância, período que compreende da gestação até os seis primeiros anos da criança. Nessa fase, ocorre a maior parte do desenvolvimento cerebral dos meninos e meninas. É quando eles absorvem com mais intensidade as informações e criam os principais vínculos afetivos. As experiências vivenciadas nessa fase são relevantes para o restante da vida.

Por isso, os cuidadores devem estimular e estar verdadeiramente presentes durante as brincadeiras, mas nunca limitar ou impor preconceitos. “Eles devem participar desse momento com verdade. As crianças sentem quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo ou quando fazemos algo por obrigação. É necessário deixar que eles soltem a imaginação. Além disso, os cuidadores não devem limitar. Não existe brinquedo de menina ou de menino, por exemplo”, relata a psicóloga.

O brincar também não tem a ver com gênero ou classe social. “Ninguém precisa comprar brinquedos para brincar. Apesar de existirem inovações muito bacanas nessa área, uma simples caixa de papelão pode se tornar uma brincadeira superdivertida”, aponta a profissional.

O Brincar no Pequeno Príncipe
Com quase 100 anos de história, o Hospital Pequeno Príncipe traz o brincar na sua essência. Atualmente, a instituição conta com duas brinquedotecas e recreação nos ambulatórios e enfermarias todos os dias. Com a colaboração de voluntários, promove diversas atividades recreativas e também tem disponível um sistema de empréstimo de brinquedos por telefone, como um delivery. Apresentações de corais, teatro, dança, contação de histórias e shows de mágica também reforçam as atividades já desenvolvidas no Hospital.

Números do Voluntariado de 2016
Delivery de brinquedos (solicitações por telefone) – 13.062 atendimentos
Voluntários nos ambulatórios – 978 visitas e 22.744 atendimentos
Voluntários nas enfermarias – 1.885 visitas e 30.288 atendimentos
Brinquedoteca – 1.417 aberturas (pelo menos duas vezes por dia, todos os dias) e 12.223 pacientes participantes
38 apresentações de 262 voluntários de talento, com um público de 2.478 pessoas
1.415 voluntários e 22.066 horas de recreação

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais