Com o lançamento de publicações, Pequeno Príncipe avança na promoção do cuidado integral para crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Com o lançamento de publicações, Pequeno Príncipe avança na promoção do cuidado integral para crianças e adolescentes

Nesta quinta-feira, dia 8, a instituição lançou materiais sobre doenças crônicas, Primeira Infância e humanização hospitalar com o propósito de disseminar o conhecimento e empoderar a sociedade
08/12/2016
As publicações contaram com o envolvimento de profissionais de diferentes áreas do Pequeno Príncipe.
As publicações contaram com o envolvimento de profissionais de diferentes áreas do Pequeno Príncipe.

Os primeiros cuidados com as crianças, a garantia de direitos educacionais e culturais, a hospitalização e enfrentar uma doença crônica são desafios a serem superados diariamente por muitas pessoas. Por conta desses e outros obstáculos, o Hospital Pequeno Príncipe  lançou, nesta quinta-feira, dia 8, publicações com o objetivo de auxiliar no cuidado integral dos meninos e meninas. As obras foram viabilizadas pelo Projeto Saber + Participar Melhor com o propósito de disseminar o conhecimento e empoderar pais, familiares, cuidadores e educadores.

dsc_3217“Este é um ano muito especial, porque a presidente da mantenedora do Hospital, Ety Forte, comemora 50 anos de voluntariado. E o Saber + Participar Melhor é um trabalho que dá continuidade a um sonho que nasceu com ela. Nós queremos sempre fazer mais e melhor para as crianças do Pequeno Príncipe. O projeto permite isso por meio da ampliação da área de acolhimento familiar, da humanização e disseminação do conhecimento, com as publicações impressas e nas mídias digitais”, destacou a diretora executiva da instituição, Ety Cristina Forte Carneiro.

Os títulos lançados contemplam cartilhas sobre doenças crônicas – mielomeningocele, câncer infantojuvenil, diabetes e insuficiência renal crônica –, um manual a respeito da Primeira Infância e dois livros: O Direito à Educação e à Cultura em Hospitais: Caminhos e Aprendizagens do Pequeno Príncipe e Programa Família Participante do Hospital Pequeno Príncipe: A Humanização Hospitalar como Resgate da Dignidade, Exercício da Cidadania e Transformação da Gestão Hospitalar.

As publicações serão distribuídas em mais de 400 maternidades e hospitais infantis, além de escolas e órgãos promotores de políticas públicas voltadas às crianças, à saúde, educação, cultura e direitos humanos. Além disso, os materiais também serão entregues na própria instituição para pacientes em tratamento e seus familiares.

Sobre o projetoimagem
O Projeto Saber + Participar Melhor é desenvolvido pelo Hospital Pequeno Príncipe, com recursos captados de empresa parceira. Além das publicações que foram lançadas, a iniciativa engloba outras atividades, entre elas, a ampliação e revitalização da sala do Programa Família Participante, que resultará em melhorias e mais conforto no local de atendimento de acompanhantes dos meninos e meninas internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também contempla a exibição do documentário O Começo da Vida, sobre a Primeira Infância, para colaboradores do Hospital, pacientes e familiares.

dsc_3238As ações reforçam o compromisso da instituição em promover saúde infantojuvenil com garantia de direitos, aliando a excelência técnico-científica ao cuidado humanizado. “Esse é um projeto que mantém uma tradição do Pequeno Príncipe de compartilhar o saber e fazer mais do que saúde. Com as publicações, conseguimos proteger cada vez mais os direitos das crianças, orientar os pais, promover mobilização social, entre outras coisas. Tudo isso é fruto de um trabalho multidisciplinar que vai além, tornando a instituição muito mais do que um hospital”, apontou a coordenadora do projeto, Thelma Alves.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais