Ciranda das Artes chega ao Rio de Janeiro - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Ciranda das Artes chega ao Rio de Janeiro

Apresentação do projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe foi realizada na última semana no Hospital Municipal Jesus
05/05/2014

IMG_5830Muita música nos corredores de enfermarias e dentro delas, para pacientes que não podiam sair dos seus leitos. E uma animada roda musical no saguão com a participação de pacientes, familiares e colaboradores. Assim pode ser resumida a passagem do Ciranda das Artes, na última semana, pelo Hospital Municipal Jesus, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe que se tornou itinerante e que ainda será levado a centros de saúde de São Paulo e Florianópolis.

As atividades lúdicas foram comandadas pela cantora e arte-educadora Rosy Greca. Ela levou alegria e descontração aos pequenos pacientes do hospital da capital fluminense, que atende meninos e meninas do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos. A unidade hospitalar é referência no tratamento especializado de diversas patologias pediátricas e também no atendimento a crianças com Aids.

Segundo o coordenador do Setor de Educação e Cultura do Pequeno Príncipe, Claudio Teixeira, a ação no Hospital Municipal Jesus foi positiva. “Fomos muito bem recebidos por todos. Tivemos a oportunidade, ainda, de conversar com a direção do hospital sobre a possibilidade de ampliarmos as parcerias relacionadas à humanização hospitalar”, contou.

Sobre o projeto
O Ciranda das Artes é realizado pelo Ministério da Cultura, com financiamento via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Seu objetivo é levar apresentações culturais a pacientes internados, por meio de intervenções que mesclam oficinas de música, teatro, fotografia e escultura, e apresentações, despertando o interesse pela arte desde a infância. As atividades itinerantes envolvem a música. Nelas são usados instrumentos e composições do folclore brasileiro, e as crianças e os adolescentes são estimulados a aprender de uma forma divertida e experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas.

O projeto é patrocinado pelas empresas ExxonMobil Business Support Center Brasil Ltda., ExxonMobil Química Ltda. e Raia Drogasil S/A.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais