Ciranda das Artes chega ao Rio de Janeiro
Muita música nos corredores de enfermarias e dentro delas, para pacientes que não podiam sair dos seus leitos. E uma animada roda musical no saguão com a participação de pacientes, familiares e colaboradores. Assim pode ser resumida a passagem do Ciranda das Artes, na última semana, pelo Hospital Municipal Jesus, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe que se tornou itinerante e que ainda será levado a centros de saúde de São Paulo e Florianópolis.
As atividades lúdicas foram comandadas pela cantora e arte-educadora Rosy Greca. Ela levou alegria e descontração aos pequenos pacientes do hospital da capital fluminense, que atende meninos e meninas do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos. A unidade hospitalar é referência no tratamento especializado de diversas patologias pediátricas e também no atendimento a crianças com Aids.
Segundo o coordenador do Setor de Educação e Cultura do Pequeno Príncipe, Claudio Teixeira, a ação no Hospital Municipal Jesus foi positiva. “Fomos muito bem recebidos por todos. Tivemos a oportunidade, ainda, de conversar com a direção do hospital sobre a possibilidade de ampliarmos as parcerias relacionadas à humanização hospitalar”, contou.
Sobre o projeto
O Ciranda das Artes é realizado pelo Ministério da Cultura, com financiamento via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Seu objetivo é levar apresentações culturais a pacientes internados, por meio de intervenções que mesclam oficinas de música, teatro, fotografia e escultura, e apresentações, despertando o interesse pela arte desde a infância. As atividades itinerantes envolvem a música. Nelas são usados instrumentos e composições do folclore brasileiro, e as crianças e os adolescentes são estimulados a aprender de uma forma divertida e experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas.
O projeto é patrocinado pelas empresas ExxonMobil Business Support Center Brasil Ltda., ExxonMobil Química Ltda. e Raia Drogasil S/A.
Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.