Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube
Capelania do Hospital recebe homenagem na Câmara de Curitiba
Para evidenciar o trabalho realizado por meio de ações de cuidado espiritual na pandemia, a Câmara Municipal de Curitiba realizou na quarta-feira, dia 25, uma sessão solene para homenagear os capelães e capelanias da área da saúde. A capelania, garantida por lei federal, é a assistência religiosa em diferentes entidades, entre elas em hospitais. O Pequeno Príncipe foi uma das instituições que receberam menção honrosa.
A presidente da sessão solene, a vereadora Noemia Rocha, reverenciou o trabalho dos profissionais que deram apoio a tantas famílias em um dos momentos mais desafiadores da humanidade. “Todos os homenageados representam uma infinidade de histórias e pessoas. Vocês foram a palavra de conforto, fé, alento e esperança. Essa menção honrosa representa parte dos capelães que fizeram o trabalho com excelência, regado de amor ao próximo”, frisou.
A irmã Maria Eugênia da Silva, que recebeu a menção honrosa em nome do Pequeno Príncipe, pontuou que a espiritualidade é inerente ao ser humano, independentemente da crença, opção ou denominação religiosa. “Sinto-me privilegiada em atuar no cuidado espiritual tão necessário e relevante, especialmente no ambiente hospitalar. Receber esse reconhecimento do poder público em nome do Hospital enche o coração de alegria”, pontuou a religiosa, que atua no Acolhimento Espiritual, mais especificamente com pacientes em cuidados paliativos.
A espiritualidade na área da saúde faz a diferença, em especial em momentos nos quais o ser humano e sua rede de apoio estão mais vulneráveis. “A homenagem foi muito importante pelo reconhecimento dos profissionais de saúde, principalmente dos que trabalham com o apoio espiritual dentro dos hospitais. O cuidado espiritual precisa estar juntamente ligado ao cuidado de saúde”, completou a coordenadora do Serviço Social, Rosane Brasil, que também recebeu a menção honrosa em nome do Pequeno Príncipe.
Outras menções honrosas pela capelania
Além do Pequeno Príncipe, outros hospitais e projetos receberam menções honrosas da Câmara Municipal de Curitiba pela atuação de capelania: Hospital do Rocio, Hospital Universitário Cajuru, Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador, Santa Casa de Curitiba, Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, Hospital da Polícia Militar, Hospital São Lucas, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Angelina Caron, Hospital São Vicente, Hospital Geral de Curitiba, Cemitério Vertical de Curitiba, Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, Hospital Onix Mateus Leme, Projeto Ancorar, Romero Atitude do Coração, Braços que Abraçam, Projeto Realizar, Projeto Ombro Amigo, Projeto Cartas Vivas, Projeto Pastoral da Saúde em Tempo de Pandemia, ABASC, Sociedade Bíblica Brasileira, Pão Diário, Gideões, Projeto Seara, Projeto Oásis, Projeto Formiguinhas de Jesus, Projeto Gente Presente, Projeto Acolhimento Famílias Enlutadas, Projeto Memorial Ente Querido, Projeto Alta Celebrada, Histórias Vivas da Pandemia, Projeto Geração Pérola, Amor Compassivo, Instituto Esperançar e Soro Seresta.
- Confira a sessão solene na íntegra: