Brinquedoteca do Hospital Pequeno Príncipe comemora 10 anos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Brinquedoteca do Hospital Pequeno Príncipe comemora 10 anos

Pioneiro no Paraná, espaço atende a milhares de crianças e adolescentes
19/07/2013

A brinquedoteca do Hospital Pequeno Príncipe, pioneira no Paraná, comemora dez anos de brincadeiras com crianças e adolescentes em regime de internamento. A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, lembra a importância do projeto no Paraná: “O Pequeno Príncipe foi o primeiro hospital fora do eixo Rio-São Paulo a receber a brinquedoteca”. Para marcar a data, o espaço ficou aberto durante todo o dia de quinta-feira (18/07) e ofereceu oficinas de máscaras, origami, jogos e camarim de pintura para os pacientes que quiseram participar das celebrações.

Embora os brinquedos sempre tenham feito parte da rotina das crianças no Pequeno Príncipe, a brinquedoteca surgiu formalmente apenas em 2003, com a ampliação do 5º andar do Hospital. Atualmente, o serviço realiza cerca de 1.300 atendimentos por mês e conta com a participação de mais de 80 voluntários, todos preparados especialmente para atender aos pacientes.

A brinquedoteca também se expandiu, com espaços no 4º andar e na ala de internamento de Hemato-Oncologia. As áreas são livres para que a criança possa exercitar sua autonomia e criatividade, entrando em contato com novos conhecimentos e testando seus próprios limites. “Uma criança saudável é uma criança que brinca. Queremos que isso seja genuíno, com liberdade para que ela brinque do seu jeito e tenha sua vontade respeitada”, ressalta a coordenadora do espaço, Patrícia Bertolini.

Todo o mobiliário, brinquedos, jogos e livros utilizados no início dos trabalhos foram doados pelo laboratório francês Sanofi-Synthelabo, por meio do projeto Nossos Sonhos São Possíveis. Dois anos após a instalação, foi aprovada a lei federal que obriga a instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. “Fomos pioneiros. Na época, nem tínhamos muitas referências sobre como fazer uma brinquedoteca. Hoje, recebemos visitas técnicas de hospitais de diversos lugares que querem entender nosso sistema e replicá-lo”, lembra Patrícia Bertolini.

A brinquedoteca do Hospital funciona diariamente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Às quartas e sextas também abre das 18h às 20h. Aos sábados e domingos o horário é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais