Importância do brincar para criança hospitalizada é tema de palestra

Notícias

Importância do brincar para criança hospitalizada é tema de palestra

Profissionais do Pequeno Príncipe apresentaram o assunto a voluntários da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
03/05/2022
importância do brincar
Na palestra, foram apresentados diferentes ambientes e formatos de brincadeiras, que são realizados nos pátios, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas.

Brincar é muito importante para o desenvolvimento do ser humano, além de favorecer a saúde física e mental. E é por isso que o Pequeno Príncipe garante esse direito fundamental para os pacientes hospitalizados. Para abrir o mês em que se celebra o Dia Mundial do Brincar, a instituição realizou uma palestra sobre esse assunto aos voluntários da pediatria da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O objetivo da palestra foi introduzir questões relativas ao brincar e sua importância para a criança hospitalizada. No encontro, conduzido pelas psicólogas Rita de Cássia Cersosimo Lous e Grazieli Fonseca, que atuam no Setor de Voluntariado do Pequeno Príncipe, foram abordados os fundamentos do brincar, a importância do voluntariado nessa função e como funciona a prática de brincadeiras no Hospital.

“É muito importante que possamos disseminar o conhecimento e a experiência do nosso Hospital com o brincar e com o trabalho voluntário, bem como poder compartilhar o que fundamenta o brincar, para que essas ideias possam suscitar questões que mobilizem os voluntários a buscar novos conhecimentos que auxiliem na prática do seu trabalho”, pontuou a gerente do Setor de Voluntariado, Rita de Cássia Cersosimo Lous, do Hospital Pequeno Príncipe.

O momento foi também de compartilhamento de histórias da repercussão positiva do brincar com os voluntários, que é vivenciada em diferentes ambientes e formatos. “Pudemos reafirmar a importância que o trabalho voluntário tem nas instituições, principalmente neste momento de pandemia, em que muitas instituições tiveram que suspender as atividades e, agora, se organizam para receber novamente seus voluntários. A presença e interação dos voluntários com os pacientes produzem riso, alegria, e envolvem tanto a criança quanto seu familiar, desempenhando um importante papel na humanização hospitalar”, completa a orientadora do Setor de Voluntariado, Grazieli Fonseca, do Hospital Pequeno Príncipe.

palestra brincar
O Pequeno Príncipe realizou a palestra sobre a importância do brincar aos voluntários da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A parceria do Hospital Pequeno Príncipe com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo surgiu no primeiro ano da pandemia, em 2020, quando a instituição também foi convidada para o Café Virtual, junto a outros hospitais de São Paulo.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais