Psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe indica quais são as melhores brincadeiras por faixa etária para tornar o processo de brincar ainda mais prazeroso.
Brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. A infância é a fase em que os pequenos estão descobrindo o mundo e tudo o que o rodeia, por isso é essencial oferecer meios para que a imaginação, criatividade e curiosidade sejam afloradas. Neste Dia Mundial do Brincar, o Pequeno Príncipe dá dicas de brincadeiras por faixa etária e também reforça que o uso de telas pelas crianças precisa ser limitado e sempre supervisionado.
O ato de brincar é extremamente rico, pois desperta diferentes sentidos nos pequenos. “Os adultos olham para um carrinho e veem apenas um carrinho. Já as crianças olham para o objeto e podem transformá-lo, além de colocar o sentido que quiserem no que estão brincando. Essa é a riqueza do brincar”, pontua a psicóloga e gerente do Setor de Voluntariado do Pequeno Príncipe, Rita Lous.
A psicóloga ainda completa que os pais ou responsáveis devem brincar com os filhos, como forma de estreitar laços, auxiliar na construção de autoconfiança e autonomia, além de garantir a segurança dos pequenos no momento da brincadeira. O ato de brincar também estimula a socialização e a comunicação. Quando realizado de forma lúdica – com brincadeiras que estimulem o aprendizado –, proporciona mais benefícios ainda.
Atividade interativa
Em alusão ao Dia Mundial do Brincar, o Pequeno Príncipe promoveu para os pacientes do Hospital um momento de brincadeira com um Jogo da Velha feito para as crianças. “O material foi confeccionado e planejado para as próprias crianças participarem da organização da brincadeira, pois elas podem destacar os marcadores que serão utilizados no jogo”, explicou a psicóloga e coordenadora do Setor de Voluntariado do Hospital, Grazieli Fonseca. E completou: “Atividades que incentivem o tato, a coordenação motora e o raciocínio lógico auxiliam no desenvolvimento das crianças, independentemente da idade.”
Brincar favorece a interação entre pacientes e seus familiares.
Brincadeiras por faixa etária
Cada faixa etária possui suas particularidades, fases de desenvolvimento e processos que são fundamentais. Mesmo que alguns aspectos sejam comuns às crianças, cada uma tem seu processo de aprendizagem, por isso é importante que os pais ou responsáveis se atentem a essa questão. Confira algumas sugestões de brincadeiras que podem ser realizadas por faixa etária.
0 a 2 anos
Nessa fase é importante incentivar os movimentos, a experimentação e a curiosidade, pois os bebês ainda estão descobrindo-se, assim como o mundo ao seu redor.
Sugestões de brincadeiras:
jogos de encaixar;
jogar bolinhas de pelúcia;
caretas no espelho (converse com a criança e mostre as partes do rosto dela, para que ela identifique seu próprio rosto e se divirta);
contação de histórias;
brincadeiras sonoras, para que a criança identifique sons.
2 a 3 anos
Com essa idade, as crianças já andam e brincam sozinhas. Energia, imaginação e aprendizados são característicos dessa faixa etária.
Sugestões de brincadeiras:
desenho das emoções: cada integrante da família desenha, em uma folha de papel, um rosto feliz, triste e com raiva – e, enquanto isso, conversa com as crianças sobre o que cada emoção representa;
imitação e faz de conta: os pequenos começam, nessa faixa etária, a identificar e repetir comportamentos. Cada integrante da brincadeira pode ser um personagem de uma história, como histórias de super-herói ou a preparação de uma comida de brincadeira;
brinquedos separados por cor: coloque todos os objetos em uma bacia e peça ajuda da criança para separar cada brinquedo por cor. Durante a brincadeira, vale repetir o nome de cada cor.
4 a 5 anos
Com mais independência e autonomia, a partir dessa faixa etária, as crianças começam a entender melhor regras e brincadeiras. Além de começarem a identificar-se com personagens de desenhos, filmes e brinquedos. A personalidade e gostos das crianças também iniciam nessa fase.
Sugestões de brincadeiras:
colagem;
massinha de modelar;
blocos de montar;
inventar a própria fantasia;
cabaninha com barraca ou lençóis;
passa anel;
6 a 8 anos
Nessa idade, as crianças já frequentam a escola e estão desenvolvendo habilidades de leitura e raciocínio lógico. Além de conceitos de trabalho em equipe.
Sugestões de brincadeiras:
caça ao tesouro;
pular corda;
futebol de botão;
quebra-cabeças;
mímica;
jogo da memória;
esconde-esconde.
9 anos ou mais
Nessa faixa etária, as crianças já se comunicam bem e têm preferências de brincadeiras. Os pais e responsáveis podem aproveitar as atividades para estreitar laços e fortalecer vínculos.
– menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames; – dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia; – dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia; e – dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.
Para a psicóloga, os meios tecnológicos também não podem ser usados como necessidade. “Por exemplo, em momentos nos quais os pais ou responsáveis estão executando alguma atividade e não podem ficar com a criança, é perigoso fornecer o uso das telas, pois ela pode acessar conteúdos impróprios para a idade”, diz.
Nesses casos, a especialista recomenda que os pais ofereçam atividades de interesse das crianças, evitando que fiquem expostas aos meios digitais sem um adulto supervisionando. “Elas têm a habilidade de brincarem sozinhas, terem um aprendizado espontâneo e se divertirem com o que tiverem brincando”, finaliza.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Educação de Qualidade (ODS 4).
Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com alguma doença rara, das quais 72% têm origem genética, e em 75% dos casos os primeiros sinais aparecem ainda na infância
Coletamos Cookies* (pequenos pedaços de informações armazenados no seu computador) para verificar quem você é. Alguns desses cookies são usados para autenticação do Usuário e outros para conveniência, para ‘lembrar’ de você e suas preferências, seja para uma única visita (por meio de um ‘cookie de sessão’) ou para várias visitas repetidas (usando um ‘cookie persistente’). *Cookie: arquivo colocado em seu computador para rastrear movimentos dentro do site, como visitas as páginas e anúncios. Cookies não armazenam informações pessoais sem que você as tenha fornecido e não coletam informações registradas em seu computador.
Cookies Necessários são os cookies essenciais para fazer com que o nosso site funcione corretamente, permitindo que o Usuário navegue e utilize o site com todas as suas funcionalidades. A recusa desses cookies implica em não funcionamento de parte do site.
Cookies de Redes Sociais permitem que o Usuário acesse nossas campanhas e plataformas de doação a partir de links e leads lançados em nossas plataformas sociais e, após o término da respectiva campanha, permitem que o PEQUENO PRÍNCIPE faça o retarget dos potenciais doadores buscando nova arrecadação de doações.
Cookies de Desempenho são os cookies que permitem entender como o usuário interage com o site, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo gasto no site e eventuais problemas encontrados. Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site e não identificam o usuário, sendo todos os dados coletados e agregados anonimamente.
Cookies de Conveniência permitem que nosso site lembre das escolhas feitas pelo Usuário, facilitando o acesso e utilização da nossa plataforma em uma próxima oportunidade. Esses cookies podem coletar informações pessoais divulgados pelo próprio usuário e expiram aproximadamente após um ano de sua armazenagem.