Bosques de Curitiba retratados em livro
Visitar parques e bosques faz parte do cotidiano de muitos curitibanos, e, principalmente, dos turistas que vem à capital do Paraná pela fama de beleza e preservação destes espaços que se tornaram cartões postais da cidade. Registrar o momento destes ambientes é a proposta que está no livro Bosques de Curitiba, do ambientalista José Álvaro Carneiro, que recebe o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e será lançado no sábado, 12 de abril, às 10h30, na Livraria Cultura, de Curitiba.
São 160 páginas, em uma publicação bilíngue, que apresentam registro fotográfico da situação dos bosques em 2013, informações históricas e ficha técnica de cada um deles. Não é um livro técnico e nem tem esta pretensão. “É apenas um relato de quem se emociona com a natureza e quer transmitir este sentimento. Ao escolher nossos bosques como recorte temático, pretendemos que nossos olhares se detenham nesses espaços e que as belezas de cada um deles possam nos contar uma história: a relação das pessoas com a cidade e a natureza”, comenta José Álvaro.
A intenção do autor com o livro é apresentar uma dimensão urbana da biodiversidade, reforçando o reconhecimento e a valorização da nossa herança cultural. Fotografar um local é uma das maneiras de preservar a memória de um povo, é uma forma de documentar um espaço e tempo revelando certas dimensões de um contexto histórico que um documento escrito sozinho não consegue revelar. As fotografias do livro levam os leitores a passear pelos Bosques de Curitiba, em 15 áreas públicas e uma particular.
Bosques no Pequeno Príncipe
Além de oficinas realizadas em 2013, no dia 10 de abril, às 14h, o autor do livro, José Álvaro Carneiro, promoverá uma oficina no Hospital Pequeno Príncipe. A ideia é proporcionar aos pacientes internados a possibilidade de conhecer os bosques da cidade, que incluem os famosos Bosque do Alemão e Bosque do Papa, mesmo sem poder sair do Hospital, por meio das fotos e histórias.
Além de apresentar curiosidades e histórias, o autor também estimulará nas crianças a preocupação com o cuidado ambiental. Os participantes serão estimulados a pontuar suas experiências nos espaços apresentados reproduzindo em desenhos suas aventuras pelos bosques.
Patrocinadores
Esse projeto conta com patrocínio das seguintes empresas: Brasilmad Trading Company S/A; COVERIGHT SURFACES DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA; Mareli Móveis para Escritório Ltda; Nunesfarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda; SNR do Brasil; ZM S.A.
Sobre o autor
José Álvaro da Silva Carneiro iniciou carreira profissional em 1967 na Técnica Florestal S/A e em 1970 edita a revista Flora, que tinha como foco questões silviculturais, de reflorestamento e conservacionismo. Como ambientalista e na década de 80, funda a Associação Pró-Juréia e Fundação SOS Mata Atlântica. Em 1991, cria a Liga Ambiental do Paraná, da qual foi Presidente até 2002. No período envolve-se em inúmeras atividades ambientais. Participa como coordenador em estudos científicos e milita nos processos constituintes, bem como no ativismo contra ações potencialmente poluidoras ou a favor da integridade dos principais parques paranaenses, representando as ONG’s da Região Sul do Brasil no CONAMA entre 2000 e 2002 . Respondeu pela Secretaria Executiva do Conselho do Litoral do Estado do Paraná entre 2003 e 2005. No Governo Federal, entre julho de 2008 e janeiro de 2010, foi Superintendente do IBAMA-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, no Paraná. Atualmente é diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe.
Sobre a fotógrafa
Mariana Carneiro é fotógrafa profissional há 15 anos. Desenvolve trabalho especializado em meio ambiente, turismo e gastronomia, atendendo às maiores redes hoteleiras do país. Em 2001, cria a Revista Go Paraná, uma publicação de conteúdo bilíngue. Além de seus próprios projetos, desenvolve inúmeros editoriais de moda em diversas revistas conceituadas nacionais e internacionais e tem suas fotografias estampadas em múltiplas peças de vestuário.
Participa com suas fotos no livro “Um Hospital de Crianças” e agora responde pela totalidade do trabalho fotográfico do “Bosques de Curitiba”.
SERVIÇO
Oficina no Hospital Pequeno Príncipe
Data: 10 de abril (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: 6º andar – Setor de Educação e Cultura
Lançamento do livro “Bosques de Curitiba”
Data: 12 de abril (sábado)
Horário: 10h30
Local: Livraria Cultura – Shopping Curitiba