Ety Gonçalves Forte: 54 anos de dedicação e amor em prol da saúde infantojuvenil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Ety Gonçalves Forte: 54 anos de dedicação e amor em prol da saúde infantojuvenil

A presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, ajuda a transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes de todo país
28/08/2020

A trajetória da voluntária Ety Gonçalves Forte é de muita dedicação, ousadia, humanização e reconhecimento por toda a sociedade. Neste dia 28 de agosto, data em que celebra 54 anos como presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, o Hospital Pequeno Príncipe agradece por todo amor e dedicação com a causa da saúde infantojuvenil.

O maior hospital pediátrico do país é construído diariamente por mãos voluntárias e, desde 1919, o comprometimento de pessoas que dedicam seu tempo, carinho e habilidades faz a diferença. Dona Ety – como é carinhosamente chamada – é exemplo e inspiração para as equipes da instituição.

Dona Ety também tornou possível, com dignidade e excelência, o atendimento hospitalar a milhares de meninos e meninas transformando suas histórias. Ela consolidou ainda o Pequeno Príncipe como instituição referência em pediatria no Brasil. “Eu tenho muito orgulho disso, porque não sou só eu quem faço isso, são todos vocês que estão na instituição todos os dias com muito amor e cuidado”, destaca a presidente da Associação Hospitalar.

Ety Gonçalves sempre ressalta que é voluntária de coração e, pensando ainda mais na humanização do atendimento aos pacientes do Hospital, formalizou o Setor de Voluntariado, em 1987. Todos os anos, o Pequeno Príncipe recebe centenas de voluntários que atuam em atividades de recreação e lazer destinadas aos pacientes e suas famílias.

Um pouco da trajetória da presidente voluntária

Empossada presidente da entidade filantrópica em 1966, Ety transformou o então Hospital de Crianças César Pernetta. Sob sua liderança, em 1971, foi inaugurado o Pequeno Príncipe, considerado o maior hospital pediátrico do Brasil. O DNA do ensino e da pesquisa também está presente desde o princípio das atividades e, em 2003, nasceu a Faculdades Pequeno Príncipe e, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que também fazem parte da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro .

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais