Paciente Lara Jordão de Jesus

Paciente Lara Jordão de Jesus

“Com um mês de vida, a Lara foi diagnosticada com anemia falciforme. Fazíamos o tratamento em nossa cidade, Salvador, na Bahia, mas como esse não estava fazendo efeito nos encaminharam para o Pequeno Príncipe. Minha filha tinha várias crises, ficava com a barriga e os dedos inchados e era internada com pneumonia ou infecção urinária. Também passou por dois AVCs [acidentes vasculares cerebrais]. Viemos de Salvador para fazer o transplante de medula óssea (TMO) e, quando chegamos em Curitiba, fizemos todos os exames, inclusive em meu filho mais novo, que foi o doador. Quando a medula pegou, teve até festa em comemoração. A sensação de saber que tudo deu certo não tem preço. Foi difícil, mas graças a Deus conseguimos vir para esta instituição maravilhosa. Encontramos todo o apoio aqui, o que foi bem importante. Todo o tratamento foi pelo SUS, nunca precisamos pagar nada, e foi tudo perfeito. A equipe médica é excelente. Os profissionais são ótimos, amorosos, experientes e conceituados. No início, fiquei com medo de ir em busca de tratamento em outro estado, mas Deus colocou pessoas muito boas em meu caminho. O Hospital é uma instituição de primeira linha. A Lara teve acompanhamento escolar, além de uma equipe completa de nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e de dentistas. Além de tudo isso, usamos a estrutura do Programa Família Participante, e essa equipe virou uma segunda família. Tudo que precisamos, eles nos atendem. Estamos bem orientados dentro do Pequeno Príncipe. Para quem é de fora, pode ser bem difícil lavar roupa, por exemplo, mas nós conseguimos utilizar a Casa de Apoio do Hospital, que tem toda a estrutura. Abaixo de Deus, eu estava com a Lara em boas mãos. Ela fez a cirurgia, e tudo está bem. Minha filha continuará com os acompanhamentos com as equipes dos serviços de TMO e de Neurologia. Eu esperei tanto tempo para chegar aqui. Vi a doença dela evoluindo, sem ter o que fazer. E quando encontramos a oportunidade de estar no Pequeno Príncipe, foi uma bênção em nossas vidas.”

Raimunda Jordão de Jesus, mãe da paciente Lara Jordão de Jesus. A menina foi submetida ao transplante de medula óssea no Hospital Pequeno Príncipe. Lara e a família vieram de Salvador para realizar o tratamento na instituição. Todo o atendimento da paciente foi feito via Sistema Único de Saúde (SUS). A garota teve o suporte da equipe multiprofissional do Hospital e contou com as estruturas do Programa Família Participante e da Casa de Apoio.

Depoimento da paciente Lara

“Tudo foi legal aqui no Pequeno Príncipe. Quando eu estava em meu quarto, os médicos e os professores me deixavam feliz. Também foi importante eu continuar estudando.”

Ver menos