Pólipos e síndromes polipoides gastrointestinais
O que são?
Pólipos são lesões presentes no trato gastrointestinal (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus) que podem aparecer de forma isolada, em pequeno ou em grande número. Síndrome polipoide é quando há um grande número de pólipos.
Essas síndromes são hereditárias (herdadas dos pais) e incluem a polipose juvenil, a síndrome de Peutz-Jeghers e a polipose adenomatosa familiar. Existem ainda outros tipos de síndromes polipoides que são mais raras.
Muitas crianças são diagnosticadas com pólipo quando há sangramento anal. É importante procurar um gastroenterologista pediátrico se a criança ou adolescente apresenta esse sintoma.
Quando acontecem os pólipos e as síndromes polipoides gastrointestinais?
Os pólipos gastrointestinais podem estar presentes em crianças de qualquer idade e em ambos os sexos. São mais comuns no cólon e no reto, com características benignas ou malignas.
O pólipo juvenil é o mais encontrado, geralmente de característica benigna, sendo responsável por 90% dos casos em crianças até os 10 anos de idade. Crianças com história familiar de síndromes polipoides devem ser acompanhadas por gastroenterologista pediátrico mesmo que não apresentem sintomas.
Causas
- Fator genético
- Hereditariedade (a criança herda dos pais)
Sintomas possíveis dos pólipos e síndromes polipoides gastrointestinais
- Sangramento anal (geralmente indolor)
- Dor abdominal
- Pólipo retal visível (presença de lesão que fica aparente durante a evacuação)
- Anemia
- Dor abdominal de forte intensidade e vômito
- Manchas escuras na região de boca, lábios, olhos, narinas, dedos, palma das mãos e planta dos pés (síndrome de Peutz-Jeghers)
Diagnóstico
Para o diagnóstico correto de pólipos e síndromes polipoides, o pediatra pode pedir testes genéticos, que são realizados por coleta de sangue e auxiliam no rastreamento dessas doenças.
Pode ser necessário realizar também exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e radiografia contrastada de trânsito intestinal.
Para constatar o número de pólipos, tamanho e características, o pediatra pode pedir ainda uma biópsia, colonoscopia, endoscopia digestiva alta e enteroscopia.
Tratamento para os pólipos e síndromes polipoides gastrointestinais
Quando os pólipos são diagnosticados, pode ser feita a polipectomia (retirada do pólipo), como medida terapêutica. Pacientes com síndromes polipoides hereditárias devem ser acompanhados regularmente e realizar vigilância endoscópica (acompanhamento por exames de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e/ou enteroscopia), de acordo com indicação do pediatra.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Crianças com síndromes polipoides gastrointestinais têm um risco aumentado de obstrução intestinal, por isso é importante ficar atento. A qualquer sinal ou suspeita de pólipo, procure atendimento médico no Pequeno Príncipe e informe ao pediatra se houver histórico de síndromes polipoides na família.
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado, além de ter uma infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.