Síndrome do intestino irritável
O que é?
A síndrome do intestino irritável é uma condição que provoca alterações no funcionamento do trato gastrointestinal (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus). Normalmente não há lesões no intestino, o que diferencia essa síndrome da doença inflamatória intestinal.
Quando acontece a síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável pode acontecer em crianças e adolescentes. Há um risco maior de desenvolvimento da doença se existe histórico familiar, ou seja, se alguém da família já teve o mesmo problema.
Causas
- Alterações na forma como os alimentos e líquidos se movem no intestino
- Infecção no trato gastrointestinal (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus)
- Crescimento bacteriano (excesso de bactérias no intestino)
- Depressão ou ansiedade
- Situações recorrentes de estresse
Sintomas possíveis
- Dor ou desconforto abdominal
- Alteração na frequência das evacuações
- Diarreia
- Constipação (prisão de ventre)
- Mudanças recorrentes no hábito intestinal (intercalar constipação com diarreia)
- Distensão abdominal (aumento de gases)
- Alteração no aspecto das fezes (presença de muco)
- Diminuição de apetite
Diagnóstico
O diagnóstico de síndrome do intestino irritável é sugerido quando a criança ou adolescente apresenta dor abdominal pelo menos uma vez por semana, associada à alteração na frequência e formato das fezes por pelo menos três meses.
Crianças com esses sintomas devem ser acompanhadas pelo pediatra para avaliação e investigação, com a realização de exames laboratoriais ou de imagem.
Tratamento para síndrome do intestino irritável
O objetivo do tratamento na síndrome do intestino irritável é o alívio dos sintomas, já que eles podem interferir nas atividades diárias da criança. Há diversas formas de reduzir ou até mesmo eliminar os sintomas, incluindo mudanças na alimentação, na rotina comportamental, uso de medicamentos, bons hábitos de sono e exercícios físicos. O gastroenterologista pediátrico orientará o melhor tratamento de acordo com a avaliação clínica.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
As crianças e adolescentes com sintomas de síndrome do intestino irritável devem ser acompanhadas e orientadas para um tratamento adequado. Se os sintomas não melhoram com analgésicos simples (ex.: paracetamol, dipirona…), procure o Pequeno Príncipe para a avaliação de um pediatra.
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado, além de ter uma infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.