Rabdomiossarcoma
O que é?
Rabdomiossarcoma é um tumor maligno que surge de células que se desenvolvem nos músculos, sendo muito comum na infância. Esse tumor normalmente se localiza na cabeça e no pescoço, no sistema urinário e nas extremidades do corpo. Pode também espalhar-se para o pulmão, a medula óssea, o linfonodo e os ossos.
Tipos de rabdomiossarcoma
- Rabdomiossarcoma embrionário: é o tipo mais comum e acontece com mais frequência em bebês e crianças. Ele tende a desenvolver-se nas áreas da cabeça, do pescoço, da bexiga, da vagina, da próstata e dos testículos.
- Rabdomiossarcoma alveolar: é mais frequente em crianças mais velhas e adolescentes, atingindo principalmente o tórax, os braços e as pernas. O câncer recebe esse nome porque as células do tumor formam pequenos espaços ocos nos músculos, chamados alvéolos.
Quando acontece o rabdomiossarcoma?
Geralmente, o rabdomiossarcoma se forma durante a gravidez da mãe, ainda durante a fase embrionária, quando as células que vão dar origem ao músculo esquelético se tornam malignas e começam a multiplicar-se sem controle, originando o tumor. Dois terços dos casos são diagnosticados em crianças com menos de 7 anos de idade, e a doença é mais comum em meninos do que em meninas.
Causas
- Desconhecidas
Sintomas possíveis do rabdomiossarcoma
- Presença de um nódulo duro
- Olhos lacrimejantes ou salientes e dores oculares
- Congestão nasal, alteração da voz ou coriza com muco e pus
- Dores abdominais, dificuldade para urinar e sangue na urina
Diagnóstico
O médico da criança ou do adolescente pode diagnosticar o rabdomiossarcoma com uma tomografia computadorizada ou pela ressonância magnética. O diagnóstico da doença é confirmado ao coletar-se uma amostra do nódulo e fazer a biópsia. Às vezes, o nódulo inteiro é removido. Para determinar se houve disseminação das células doentes, podem ser realizados um exame de tomografia do tórax e uma cintilografia óssea.
Tratamento para o rabdomiossarcoma
O tratamento para rabdomiossarcoma é feito em geral com cirurgia e quimioterapia, e, às vezes, radioterapia.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Na primeira evidência de um nódulo firme no abdômen, nos braços ou nas pernas, dores nos olhos e no abdômen, congestão nasal, alteração da voz, coriza com muco e pus, dificuldade para urinar e sangue na urina, procure um médico do Pequeno Príncipe. O Hospital conta com especialistas para atender crianças e adolescentes de todas as idades com excelência técnico-científica e cuidado humanizado.