Linfomas
O que são?
Linfoma é o nome dado a um conjunto de cânceres que atacam o sistema responsável por ajudar a combater infecções. Os linfomas acontecem quando células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a multiplicar-se sem parar, espalhando-se pelo organismo.
Eles podem ser divididos em dois tipos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. Os primeiros ocorrem em um tipo de célula linfoide conhecido como célula de Reed-Sternberg; já os segundos podem surgir em outras células do sistema linfático.
Quando acontecem os linfomas?
O linfoma pode surgir em qualquer faixa etária, porém é mais comum entre adolescentes e adultos jovens. A incidência é maior no sexo masculino.
Dica para os pais ou responsáveis: mantenha os exames da criança ou do adolescente em dia. Quanto mais conhecer o corpo dela ou dele, mais rápido vai identificar possíveis alterações físicas que possam ser sintomas de alguma doença.
Causas
- Histórico familiar
- Disfunção imunológica
- Infecções
- Exposição à radiação
- Doenças autoimunes(como lúpus e síndrome de Sjögren)
Sintomas possíveis dos linfomas
- Presença de linfonodos (conhecidos como ínguas), doloridos ou não
- Febre
- Perda de peso
- Suor excessivo, principalmente à noite
- Fraqueza e cansaço
- Falta de ar e tosse
- Aumento do volume do abdômen
Diagnóstico
O diagnóstico de linfoma é feito com uma avaliação dos sintomas, com o auxílio de exames de sangue, radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, pet-scan (um tipo de tomografia computadorizada que ajuda na detecção de metástase) e/ou biópsia de medula óssea (que é a retirada de pequena parte do osso da bacia para analisar as células da medula e saber se foram afetadas pelo linfoma).
Tratamento para os linfomas
O tratamento mais utilizado para os linfomas é a quimioterapia. Em alguns casos, ela é complementada com radioterapia e transplante de medula óssea. Se forem diagnosticados precocemente e o tratamento for feito no início, as chances de cura são grandes.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Se notar a presença de uma íngua (gânglio aumentado) no pescoço, axila ou virilha da criança ou do adolescente, especialmente se ela não for dolorosa, crescer rápido e não apresentar nenhum outro sinal de infecção, procure um médico do Pequeno Príncipe. O Hospital conta com especialistas para diagnosticar o problema e atender meninos e meninas de todas as idades com excelência técnico-científica e cuidado humanizado.
- Veja também – Linfoma: conheça os grupos Hodgkin e não Hodgkin