Dor de crescimento - Hospital Pequeno Príncipe

Dor de crescimento

O que é?
Dor de crescimento
é o nome dado para dores musculares em crianças, principalmente nas pernas (coxas, panturrilhas ou atrás dos joelhos). Essas dores normalmente ocorrem à noite, quando o menino ou a menina está dormindo, e são crônicas, agudas, fortes e incômodas.

Geralmente, a dor surge sem explicação, sendo considerada por muitos como um rito de passagem, mas que, na verdade, não tem relação com crescer. O nome se popularizou porque atinge crianças que estão em fase de crescimento, porém não existe causa específica.

Quando acontece?
A dor de crescimento é mais comum nas crianças em fase escolar, com idades entre 5 e 10 anos, atingindo 30% delas. As dores mais comuns são nas pernas, mas podem ocorrer nos braços e coluna.

Por não apresentar uma causa específica, pode ter um componente emocional, como uma mudança, troca de escola ou nascimento de um novo membro da família.

Causas

  • Sem causa específica
  • Histórico familiar de dor de crescimento

Sintomas possíveis

  • Dor nos músculos da panturrilha ou da coxa, nas duas pernas

Diagnóstico
Ao procurar um pediatra, ele fará um exame físico para verificar que tipo de movimento é doloroso.  A dor de crescimento em geral afeta os dois lados do corpo da mesma forma (os dois joelhos doem, por exemplo). Se a criança apresentar dor apenas em um lado, mais exames poderão ser necessários para chegar a um diagnóstico, como raio-X.

Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Se durante o dia a criança tem atividades normais, brinca, corre e não sente dor, mas à noite, na hora de dormir, reclama de dores musculares, ela pode ter dor de crescimento. Procure o Pequeno Príncipe para que o pediatra analise qual é o melhor tratamento e descarte outras doenças.

Tratamento
Normalmente, as dores de crescimento são tratadas com alongamentos, massagens, banhos quentes e, se necessário, medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos. Com o tempo, as dores diminuem e desaparecem.

Ver menos