Dor abdominal
O que é?
A dor abdominal é uma das queixas mais comuns no atendimento em consultórios ou emergências pediátricas, já que muitos órgãos estão localizados no abdômen. Na maioria das crianças, a dor abdominal está relacionada a causas provenientes do sistema digestivo, mas é importante lembrar que causas urinárias, alterações em testículos e ovários, pneumonias e outras doenças também podem desencadear dor abdominal.
Ela pode ser aguda, indicando a necessidade de intervenção imediata, ou crônica, que se prolonga e necessita de acompanhamento médico individualizado.
Quando acontece a dor abdominal?
A dor abdominal pode ocorrer em qualquer faixa etária e em ambos os sexos. É importante ficar atento às características da dor na criança, se é aguda ou recorrente, se é de fraca ou forte intensidade, se interfere nas atividades do dia a dia, entre outras peculiaridades que devem ser informadas ao pediatra.
Causas
- Constipação (prisão de ventre)
- Excesso na ingestão de açúcares
- Cólicas no bebê
- Gastrite e doença do refluxo gastroesofágico
- Alergia alimentar
- Parasitoses (doenças causadas por parasitas)
- Doenças inflamatórias intestinais
- Doença celíaca
- Doenças na vesícula biliar e fígado
- Doenças no ovário ou testículos
- Adenite mesentérica (inflamação de gânglios linfáticos do abdômen)
- Pneumonias
- Infecções urinárias e cálculos renais
- Ansiedade
- Apendicite e abdômen agudo
- Diabetes melito tipo 1
- Abscessos (bolsas de pus que se acumulam nos órgãos ou tecidos)
- Tumores
Sintomas possíveis da dor abdominal
- Dor abdominal em todo o abdômen ou localizada
- Náuseas e/ou vômito
- Azia
- Alteração no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre)
- Febre
- Recusa alimentar
- Perda de peso
- Sangue nas fezes
- Alteração urinária
- Distensão abdominal (aumento de gases)
- Sensação de saciedade precoce (sentir-se satisfeito mesmo com uma quantidade pequena de alimento)
Diagnóstico
O pediatra faz uma análise da saúde da criança levando em conta o histórico de saúde e exame físico, que irão definir a necessidade de investigação e de tratamento da dor abdominal. Podem ser necessários exames laboratoriais (sangue, urina ou fezes), exames radiológicos (radiografias, ultrassonografia de abdômen) e exames endoscópicos (endoscopia digestiva alta ou colonoscopia), de acordo com cada paciente.
Tratamento para a dor abdominal
O tratamento para a dor abdominal dependerá da causa. Podem ser necessários medicamentos, reeducação alimentar ou, em casos específicos, cirurgias. Se a causa da dor for uma apendicite aguda, por exemplo, o tratamento será cirúrgico.
O médico da criança vai orientar qual é a melhor forma de tratar a dor ao identificar a origem do problema, que pode inclusive estar ligada a transtornos emocionais, exigindo o acompanhamento de outros profissionais de saúde.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Se a criança tem dor abdominal recorrente, dor aguda de forte intensidade, que não melhora com medicações analgésicas simples ou que tem outros sintomas associados, procure a emergência. Fique atento à rotina e aos sinais apresentados e, se a dor persistir, procure um especialista do Pequeno Príncipe.
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado, além de ter uma infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.