Diarreia crônica
O que é?
Diarreia é uma desordem intestinal que provoca alteração na consistência das fezes, fezes líquidas ou amolecidas, e/ou aumento da frequência das evacuações (a criança vai mais ao banheiro). A diarreia é uma condição comum na infância e, em geral, tem duração de poucos dias, podendo estar relacionada a infecções bacterianas, parasitárias ou virais. Em casos em que a diarreia continua por um período prolongado, chamamos de diarreia crônica.
Quando acontece a diarreia crônica?
A diarreia é considerada crônica quando tem duração de 30 dias ou mais ou, ainda, presença de pelo menos três episódios de diarreias nos últimos três meses. Pode ocorrer por diversas razões (ver Causas), em meninos e meninas e em qualquer faixa etária.
Causas
- Parasitoses (doenças causadas por parasitas)
- Reações a medicamentos
- Alergias alimentares
- Intolerâncias alimentares
- Doença celíaca
- Síndrome do intestino irritável
- Doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa, doença de Crohn)
- Alteração na microbiota intestinal (flora intestinal)
- Insuficiência no pâncreas
- Pós-cirurgia
- Causas genéticas (ex.: fibrose cística, cloridrorreia congênita)
Sintomas possíveis da diarreia crônica
- Diarreia (líquida ou pastosa)
- Dor abdominal
- Distensão abdominal (aumento de gases)
- Náusea (enjoo)
- Fraqueza
- Perda de peso ou dificuldade de ganho de peso
- Necessidade urgente de evacuar
- Febre
- Fezes com sangue
- Desidratação
- Presença de gordura nas fezes
Fique atento! A diarreia prolongada pode significar que a criança tem alguma doença que precisa ser investigada. Converse com o médico pediatra se os sintomas não desaparecerem em poucos dias.
Diagnóstico
A identificação da doença começa pela percepção dos pais ou responsáveis. Uma análise detalhada e o exame físico realizado pelo pediatra irão orientar a escolha dos métodos diagnósticos. Existem diversos exames para investigação da diarreia crônica, como exames de fezes, de sangue, endoscopia digestiva alta com biópsias, colonoscopia com biópsias, teste de hidrogênio no ar expirado, enteroressonância, teste de provocação oral e teste do suor.
Tratamento para diarreia crônica
O tratamento da diarreia crônica deve ser único e individual para cada criança, de acordo com a causa da doença. O médico irá determinar a melhor abordagem, que pode variar desde orientações de mudanças alimentares, alterações comportamentais e na rotina das crianças, até uso de medicações, que devem ser sempre prescritas pelo pediatra.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Uma das principais complicações da diarreia crônica é a desidratação (boca seca, falta de lágrimas ao chorar, olhos fundos). Nesse caso, leve a criança à emergência do hospital. Se ela tiver diarreia sem sinais de alarme, converse com o pediatra para orientações. Crianças com diarreia crônica devem consultar com gastroenterologista pediátrico.
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado, além de ter uma infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.