Problemas no coração é uma das causas de mortes em recém-nascidos

Fala, Doutor

Problemas no coração estão entre as principais causas de morte em recém-nascidos

30/06/2022

As cardiopatias congênitas são um conjunto de doenças caracterizadas pela malformação na estrutura ou na função do coração. No Brasil, por ano, nascem 29 mil cardiopatas, ou seja, a enfermidade acomete dez a cada mil nascidos vivos.

É preciso lembrar que o diagnóstico precoce salva vidas, já que a malformação pode ser descoberta ainda na gravidez, com o ecocardiograma fetal, ou no início da vida, por meio do teste de coraçãozinho, sendo realizado entre 24 e 48 horas após o nascimento.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Fala, Doutor.

28/08/2023

Alimentação e infância

A alimentação e a nutrição adequadas são importantes para corpos saudáveis e mentes fortes. O médico Luiz Valério fala sobre nutrição na infância.

21/08/2023

Como prevenir doenças comuns

Nesta coluna de hoje o médico Luiz Valério fala sobre algumas doenças comuns na primeira infância.

14/08/2023

A importância do brincar

Brincar estimula a imaginação, criatividade e curiosidade das crianças. Confira outros benefícios das brincadeiras com a psicóloga e gerente do Setor de Voluntariado, Rita Lous.

31/07/2023

Estomatite: conheça as causas e tratamentos

A conversa de hoje é sobre estomatite em crianças, com o pediatra Eduardo Gubert. É comum que aconteça mais entre os bebês, que ainda estão explorando o ambiente.

24/07/2023

Visitas ao pediatra

Visitas regulares ao médico na infância funcionam como acompanhamento do desenvolvimento da criança e atuam na prevenção de doenças. Confira a entrevista com a medica Simone Borges sobre a importância de se ter um pediatra desde o nascimento.

17/07/2023

Dengue: consequências para as crianças

A conversa de hoje é com o médico infectologista pediátrico Victor Horácio sobre as consequências da dengue para as crianças. Confira!

Ver mais