Infectologia - Hospital Pequeno Príncipe

Infectologia

A Infectologia é uma especialidade médica que trata diversos tipos de doenças, sejam agudas ou crônicas, relacionadas a infecções por vírus, bactérias, parasitas, fungos ou a infecções simultâneas por dois ou mais tipos de agentes. 

A meningite está entre as enfermidades infectocontagiosas de maior incidência, e o Hospital Pequeno Príncipe é a instituição que atende ao maior número de casos no Paraná. A instituição conta com uma equipe multiprofissional altamente preparada para identificar a doença e proporcionar o tratamento adequado imediato, inclusive no Pronto Atendimento.

Para auxiliar nos tratamentos, o Serviço de Infectologia do Hospital Pequeno Príncipe dispõe de todo o suporte de exames laboratoriais necessários à identificação e acompanhamento das doenças.

Além da meningite, o serviço oferece atendimento contra diversas enfermidades infectocontagiosas, como varicela, tuberculose, hepatites, infecções de pele, doenças sexualmente transmissíveis e outras causadas por infecções congênitas, que são transmitidas durante a gestação, sífilis e toxoplasmose.

O Serviço de Infectologia também realiza atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, com profilaxia das enfermidades que podem ser transmitidas por agressão sexual. Esses meninos e meninas ainda recebem suporte psicológico e da equipe do Serviço Social da instituição.

E mais: as infecções adquiridas por via intrauterina têm acompanhamento e tratamento no serviço. Entre elas estão AIDS (HIV), toxoplasmose, hepatites B e C, citomegalovírus e sífilis, entre outras.

Histórico

  • O Serviço de Infectologia do Hospital Pequeno Príncipe começou as suas atividades com o médico Antonio Lacerda, pioneiro na instituição, na década de 1980.
  • Desde a década de 1970, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento de casos de suspeita de violência. Foi nessa época que os profissionais iniciaram o atendimento diferenciado às crianças que chegavam à instituição vulneráveis e com lesões incompatíveis com as histórias relatadas por seus responsáveis. Desde então, o Hospital desenvolve, paralelamente a esse atendimento, ações de mobilização e conscientização sobre o tema.
Ver menos

Atendimento

SUS

Na primeira consulta, os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem. A própria unidade de saúde faz o encaminhamento para um especialista, por meio da Central de Agendamento de Consultas (no Sistema de Regulação de Saúde). Para agendamento de consultas de acompanhamento nas especialidades, o contato deve ser feito na Central de Agendamento do Pequeno Príncipe.
Telefone para agendamento de consultas (Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe):
(41) 3514-4141
Atendimento do Ambulatório SUS I: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Endereço do Ambulatório SUS I: Av. Iguaçu, 1.444

Importante! Os horários disponíveis para agendamento de consultas podem variar de acordo com a agenda disponibilizada pelos médicos.

Equipe

  • Dra. Marina Hideko Kinoshita Assahide

    Médica Responsável

    Dra. Marina Hideko Kinoshita Assahide

    CRM-PR 10953

  • Dr. Victor Horácio de Souza Costa Júnior

    Dr. Victor Horácio de Souza Costa Júnior

    CRM-PR 16725

    Vice-Diretor de Ensino

A especialidade em números (em 2023)

  • 251

    consultas

  • 59

    internamentos