Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Hospital Pequeno Príncipe

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que atua no diagnóstico, tratamento e reabilitação de crianças e adolescentes com traumas craniofaciais, malformações congênitas (presentes no nascimento), deformidades e sequelas nas regiões do crânio, face e pescoço, bem como realiza reconstruções em cabeça e pescoço. Também faz cirurgias para a retirada de massas e tumores nessa área do corpo – como de faringe e laringe –, não abrangendo os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso central nem as da coluna cervical.

Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

No Pequeno Príncipe, o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço trabalha em conjunto com outras especialidades, como oncologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, cirurgia plástica e ortopedia, além de atuar junto à equipe multiprofissional do Hospital.

A seguir, confira as doenças atendidas regularmente pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Pequeno Príncipe.

Na instituição, o serviço é dividido em duas áreas: cirurgia craniofacial (que trata doenças na mandíbula, maxilar, face e crânio) e cirurgia de cabeça e pescoço (que se dedica ao cuidado de doenças que afetam o pescoço e a base do crânio).

Entre as malformações congênitas tratadas cirurgicamente pela especialidade estão as cranioestenoses, caracterizadas pelo fechamento prematuro das suturas (articulações) que conectam os ossos do crânio, podendo levar à compressão do sistema nervoso central com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor (processo em que a criança adquire habilidades como engatinhar, falar e interagir), além de deformidades craniofaciais.

O serviço também realiza a reconstrução após ressecção de tumores e massas localizados na região da face. Os casos mais comuns na faixa pediátrica são tumores da boca e faringe, que têm origem nas amígdalas, lábios, céu da boca, entre outros.

Sequelas de traumas causados por quedas ou acidentes também são tratadas pela especialidade, que realiza a reconstrução da região afetada em crianças e adolescentes. Nesses casos de traumatismo, o procedimento cirúrgico é indicado tanto esteticamente quanto funcionalmente, o que garante um crescimento saudável da estrutura da cabeça e da face.

Para saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Pequeno Príncipe, clique aqui.

Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Histórico

  • O Serviço de Cirurgia Craniofacial do Hospital Pequeno Príncipe foi fundado na década de 1980 pelo médico Gilvani Azor de Oliveira e Cruz.
Ver menos

Atendimento

SUS

Na primeira consulta, os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem. A própria unidade de saúde faz o encaminhamento para um especialista, por meio da Central de Agendamento de Consultas (no Sistema de Regulação de Saúde). Para agendamento de consultas de acompanhamento nas especialidades, o contato deve ser feito na Central de Agendamento do Pequeno Príncipe.
Telefone para agendamento de consultas (Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe):
(41) 3514-4141
Atendimento do Ambulatório SUS II: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Endereço do Ambulatório SUS II: Rua Brigadeiro Franco, 2.700

Importante! Os horários disponíveis para agendamento de consultas podem variar de acordo com a agenda disponibilizada pelos médicos.

Equipe

  • Médica Responsável

    Dra. Maria Cecília Closs Ono

    CRM-PR 20851

  • Médica Responsável

    Dra. Marja Cristine Reksidler

    CRM-PR 22843

  • Dr. Marilson Hideki Sato

    Dr. Marilson Hideki Sato

    CRM-PR 24899

A especialidade em números (em 2023)

  • 142

    consultas

  • 8

    internamentos

  • 17

    cirurgias