Vacinação contra a COVID-19: dúvidas frequentes sobre a imunização em Curitiba - Hospital Pequeno Príncipe

Coronavirus

Vacinação contra a COVID-19: dúvidas frequentes sobre a imunização em Curitiba

28/01/2021

Na matéria, confira tudo o que você precisa saber para a primeira fase de vacinação

1. Todos os profissionais que atuam no Hospital serão vacinados?
O Pequeno Príncipe enviou uma lista com o nome de todos os colaboradores, médicos e residentes que atuam no Hospital. Os critérios de priorização são definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. A garantia da vacinação depende da quantidade de doses disponíveis, mas o planejamento será por etapas e incluirá todos os profissionais de forma escalonada.

2. A vacinação será realizada no Hospital, como em todas as outras campanhas?
Neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde concentra a aplicação da vacina nos profissionais de saúde no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, 2.518 – Santo Inácio). O local conta com todas as condições de segurança e controle para vacinação. A SMS também realiza ações pontuais em Hospitais. No Pequeno Príncipe, a imunização começou na sexta-feira, dia 29, e a convocação será realizada via gestor. A orientação é que os profissionais tenham sempre em mãos um documento com foto e o crachá, imprescindíveis para apresentar na hora da vacinação.

3. Posso deslocar-me até o Parque Barigui que serei vacinado?
Não. A Secretaria Municipal da Saúde preparou um esquema de agendamento da imunização pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. Por isso, se você ainda não o instalou, baixe e atualize a ferramenta.

4. Como será o agendamento da vacinação por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba?
O agendamento será feito pela Secretaria Municipal da Saúde. O dia e horário para comparecer ao espaço destinado à imunização, no Barigui, serão enviados pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

5. Como deve proceder quem não tem o aplicativo Saúde Já Curitiba?
Baixar o aplicativo, que está disponível nas versões Android, iOS e web. O Saúde Já Curitiba é gratuito e, para acessá-lo, basta informar o número do Cartão SUS (ou CPF) e a data de nascimento. Mais informações: www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

6. Como serão avisadas da vacina as pessoas que não possuem smartphone?
O acesso ao Saúde Já Curitiba pode ser realizado também pelo computador, via web. A Central de Atendimento ao Colaborador Pequeno Príncipe (CAC PP) estará à disposição dos profissionais que precisarem de suporte necessário, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h.

7. Caso dê algum erro ao cadastrar meus dados no aplicativo Saúde Já Curitiba, o que devo fazer?
Se ao se cadastrar o aplicativo apresentar dados incorretos, o colaborador deve ligar para a Central de Teleatendimento da Prefeitura de Curitiba, pelo telefone 3350-9000.

8. O que acontece se eu não puder comparecer na data agendada?
Caso não possa comparecer no dia agendado, o profissional deverá clicar em REMARCAR VACINAÇÃO e, no dia seguinte, receberá a nova data para a aplicação. É possível reagendar a data apenas uma vez.

9. O agendamento aparecerá em qual aba do aplicativo?
Para acompanhar o agendamento, clique na aba CORONAVÍRUS e em MINHA VACINA.

10. Se agendarem a vacinação no meu horário de trabalho, como devo proceder?
Assim que a aplicação da sua vacina for agendada, converse com o seu gestor para comparecer no dia e horário marcados.

11. Se trabalho em estabelecimento hospitalar de Curitiba, mas moro em outra cidade, consigo baixar o aplicativo e ter acesso à vacinação?
Sim. Os profissionais que moram em outras regiões e que fazem parte da lista enviada pelos estabelecimentos de saúde terão o pré-cadastro no aplicativo Saúde Já Curitiba realizado por meio da Secretaria Municipal da Saúde, garantindo a vacinação na capital.

12. Como a Prefeitura de Curitiba saberá quem é profissional da Saúde?
O Hospital enviou para a Secretaria Municipal da Saúde a relação de profissionais, com toda a documentação pertinente, que será conferida no momento da vacinação.

13. Quais documentos preciso levar no momento da vacinação?
Um documento com foto (RG, CNH ou passaporte) e o crachá do Hospital.

14. Posso escolher qual vacina vou tomar: CoronaVac, Oxford/AstraZeneca ou outra que venha a ser aprovada pela Anvisa?
Não. A princípio, o Brasil tem duas vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): CoronaVac (Instituto Butantan) e AstraZeneca (Fiocruz). Outras mais poderão ser aprovadas futuramente. No entanto, no momento da vacinação, será aplicado o imunizante que estiver disponível, de acordo com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

15. Em relação à segunda dose, o controle e a notificação também serão feitos pelo aplicativo?
Sim. É necessário acompanhar o agendamento na aba CORONAVÍRUS e em MINHA VACINA. A segunda dose será aplicada de acordo com a vacina recebida na primeira dose e com o intervalo recomendado pelo fabricante.

16. Com a vacina, é possível flexibilizar as medidas de precaução da doença?
Não. O uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos são medidas necessárias que precisam continuar entre todos. Ainda estamos muito longe da possibilidade de dispensar esses cuidados, que tanto nos protegem. A vacinação é um ato de responsabilidade coletiva. Quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido será o bloqueio da transmissão.

+ Coronavirus.

23/06/2022

Vacina da quarta dose da COVID-19 está liberada para todos os profissionais do Pequeno Príncipe

💉A aplicação da quarta dose da vacina contra a COVID-19 no Pequeno Príncipe foi estendida a todos os profissionais da instituição aptos a receber a imunização. Fique atento aos dias e horários ▪️ Nesta quinta-feira, dia 23, das 9h às 12h e das 14h às 18h30. ▪️ Dia 28 (terça) e dia 29 (quarta), das […]

17/06/2022

Aplicação da quarta dose da vacina no Hospital inicia em 20/6

💉A quarta dose da vacina aos profissionais do Pequeno Príncipe começa no dia 20 de junho (segunda-feira) e será realizada na própria instituição. Os médicos e profissionais de enfermagem serão os primeiros a receber a vacina. Na sequência, serão convocados colaboradores dos demais postos de enfermagem, serviços de apoio e setores administrativos. 🕐 A aplicação da vacina será de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das […]

15/06/2022

Consulta a profissionais com suspeita de COVID-19 passa a ser feita on-line

O atendimento no Ambulatório Estratégico da COVID-19 passará a ser feito no formato on-line a partir de 20 de junho. Essa readequação visa a facilitar e garantir ainda mais segurança aos colaboradores. Para ser atendido, é preciso: – instalar o aplicativo TytoCare; – fazer o cadastro, usando o melhor e-mail; – preencher todas as etapas […]

25/04/2022

Visitas ao Hospital são retomadas de forma gradativa

Algumas visitas ao Hospital Pequeno Príncipe voltam a ser realizadas após mais de 2 anos suspensas em função da pandemia do coronavírus. Porém, com os cuidados necessários para garantir a segurança de todos.  Orientações específicas  Visitas de apoio social – permitido até seis pessoas, considerando a equipe do Hospital que atenderá o grupo. Agendamento via […]

07/04/2022

Atenção aos locais de exames para COVID-19 a pacientes que não precisam ser internados

A coleta de material para exames de COVID-19 a pacientes que não precisam ficar em observação nas Emergências e nem internados no Pequeno Príncipe estará concentrada no Laboratório de Análises Clínicas da instituição (Av. Silva Jardim, 1.639) e também poderá ser realizada em domicílio. Essa readequação em função da desativação da unidade móvel – localizada […]

05/04/2022

Visitas a pacientes das UTIs do Pequeno Príncipe são retomadas

Os pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Pequeno Príncipe voltam a receber visitas. Elas estavam suspensas há quase 2 anos devido aos cuidados específicos no período crítico da pandemia do coronavírus. Para garantir a segurança dos pacientes, é imprescindível repassar as seguintes orientações aos visitantes: -> é obrigatório o uso de máscara e […]