A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do novo coronavírus 2019-nCoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Devido ao cenário epidemiológico no mundo, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a necessidade de investigação da doença e notificação imediata em casos suspeitos.
Considerado altamente contagioso, o coronavírus é transmitido principalmente pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus. É importante que o profissional de saúde esteja atento aos pacientes que apresentarem febre, tosse e dificuldade respiratória e que nos últimos 14 dias tenha viajado para China ou tenha tido contato próximo com algum caso suspeito ou confirmado de coronavírus 2019 n-CoV.
Pacientes com suspeita da doença:
– Receber máscara cirúrgica, assim como seus acompanhantes.
– Ser priorizado para atendimento.
– Ter a circulação pelo Hospital restringida, inclusive para realização de exames.
Profissionais de saúde:
– Utilizar as medidas de precaução de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
– Para a realização de procedimentos em trato respiratório (entubação, aspiração e coleta de amostra) deve-se utilizar a máscara N95.
– Se confirmada a suspeita da doença, solicitar, via PEP, a coleta de swabs nasal-orofaringe (Ex. CORONAVÍRUS NCOV-2019 (NOVO), PCR QUALITATIVO).
Caso necessite o internamento, os pacientes do SUS deverão ser encaminhados à Infectologia; os pacientes de Convênios e Particular ao Posto 41; e os pacientes que necessitarem de UTI, ao leito de isolamento. Os demais pacientes, são orientados ao isolamento domiciliar para cumprir quarentena determinada pela OMS e retorno a qualquer piora.
Para ver o fluxograma do atendimento em casos suspeitos clique aqui.
Atenção: essa é uma doença de notificação imediata. Informe o Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Pequeno Príncipe (SECIH) pelo ramal 1484 ou 1171, pelo e-mail epidemiologia@hpp.org.br ou pelo Plantão da Vigilância Epidemiológica – 99961-5194 ou 3350-9356 – nos fins de semana, período noturno e feriados.