A chegada do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil e o decreto de pandemia deixaram o mundo em alerta. O momento é sério e o Pequeno Príncipe, ciente da sua missão em promover a saúde, está agindo com responsabilidade e adotando todas as medidas protetivas e preventivas para evitar a disseminação do vírus. O objetivo é manter o atendimento com excelência e segurança a crianças e adolescentes, bem como aos acompanhantes e profissionais que atendem na instituição.
Por enquanto, Curitiba não tem transmissão comunitária do coronavírus. O Pequeno Príncipe também não registrou nenhum caso confirmado em paciente e nem em profissional. Porém, por cautela e levando em consideração recomendações do Ministério da Saúde, o Hospital decidiu:
- SUSPENDER POR TEMPO INDETERMINADO
– Visitas aos pacientes.
– Apresentações e atividades de voluntariado. As Brinquedotecas e Bibliotecas da instituição também serão fechadas até a situação ser normalizada.
– Atividades coletivas do setor de Educação e Cultura.
– Atividades da Pastoral da Espiritualidade.
– Visitas de apoiadores, representantes de laboratórios e acadêmicos. Todas que estavam agendadas devem ser canceladas.
- MANTER COM RESTRIÇÃO:
– Permanência de acompanhantes a pacientes internados. Para convênios, dois durante o dia e um no período noturno. Para o SUS, um acompanhante.
– A troca de acompanhantes será reduzida.
A instituição também orienta para outras medidas preventivas:
– As reuniões devem ter no máximo 12 pessoas em um único ambiente arejado. Somente realize encontro entre profissionais se for de extrema necessidade. Priorize resolver as pendências por telefone ou e-mail.
– Os profissionais que apresentarem febre, tosse e dificuldade respiratória devem procurar atendimento médico. Se perceber esses sintomas dentro do Hospital, coloque imediatamente a máscara cirúrgica, mantenha as mãos higienizadas e entre em contato com o setor de Medicina do Trabalho pelo ramal 4310 para receber as orientações. Se for atendido em outro serviço de saúde e for emitido atestado após diagnóstico de quadro gripal, será necessário enviá-lo por e-mail para medicina-trabalho@hpp.org.br. Nesse caso, não precisa da assinatura do gestor.
– Pratique o autocuidado na prevenção do coronavírus (higiene das mãos; evitar tocar a boca, o nariz e os olhos; utilizar o antebraço ao tossir ou espirrar; não compartilhar copas, talheres e outros objetos pessoais; manter os ambientes ventilados; evitar aglomerações).
Como gestor, oriente os profissionais do seu setor sobre todas essas medidas. Certifique-se que ninguém fique com dúvidas. Contamos muito com o seu apoio especialmente neste momento.