Tumores do sistema nervoso central
O que são?
O sistema nervoso central é formado pelo cérebro e pela medula espinhal, e, por vezes, essas regiões apresentam um determinado grupo de células com um crescimento acelerado e desordenado. Essas células podem resultar na formação de um nódulo, o que é muito comum na infância.
Para ser classificada como um tumor do sistema nervoso central, a doença precisa ter surgido na medula espinhal ou no cérebro e não deve ser o resultado de um processo de metástase (quando o câncer se espalha por outras partes do corpo) de algum outro tipo de câncer.
Há vários tipos de tumores do sistema nervoso central, que variam de acordo com o grupo de células que apresentam crescimento anormal e desordenado.
Quando acontecem os tumores do sistema nervoso central?
O tumor do sistema nervoso central é o segundo tipo de tumor maligno mais frequente na infância. Tumores cerebrais e da medula espinhal são causados por alterações do DNA no interior das células, e a genética pode ser um fator de risco para o desenvolvimento desses tipos de tumores, sem que seja possível afirmar ao certo a causa.
Causas
- Anomalias genéticas
Sintomas possíveis dos tumores do sistema nervoso central
- Aumento de pressão craniana
- Dor forte nas costas
- Dormência nos braços, nas pernas, nas mãos e nos pés
- Sensação de formigamento
- Perda da sensibilidade nos membros
- Dores de cabeça
- Vômitos
- Letargia e irritabilidade
- Fadiga
- Atrasos no desenvolvimento em crianças e pacientes jovens
- Perda do apetite
- Fraqueza muscular
- Paralisia
- Perda da audição, zumbidos no ouvido e problemas para manter o equilíbrio
- Deformidades na coluna
- Dificuldades para realizar atividades cotidianas
Diagnóstico
É fundamental relatar todos os sintomas ao médico da criança ou do adolescente. Exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética com contraste são os mais usados para detectar a doença.
Tratamento para os tumores do sistema nervoso central
O tratamento dos tumores do sistema nervoso central visa a melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente e pode requerer cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O objetivo é controlar o tumor.
A radioterapia costuma ser usada como complemento da cirurgia e tem um papel fundamental no tratamento de grande parte dos tumores primários do sistema nervoso. Já a quimioterapia é utilizada durante ou após a radioterapia.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Se notar que a criança ou o adolescente está com dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações parecidas, fique atento. Esses podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso central. Procure um médico do Pequeno Príncipe. O Hospital conta com especialistas para atender pacientes de todas as idades com excelência técnico-científica e cuidado humanizado.
- Veja também – Quais são os cânceres mais comuns na infância?