Esofagite eosinofílica
O que é?
A esofagite eosinofílica é uma doença crônica que causa inflamação e danos ao esôfago, o órgão responsável por conectar a boca ao estômago. Trata-se de uma condição alérgica, que costuma causar dificuldade alimentar, disfagia (dificuldade para engolir), impactação alimentar (sensação de alimento parado no esôfago) e outros sintomas semelhantes aos do refluxo gastroesofágico (queimação e sensação de que o alimento volta à boca).
Quando acontece a esofagite eosinofílica?
A esofagite eosinofílica acontece quando reações imunológicas e inflamatórias danificam a mucosa esofágica, alterando as atividades sensoriais e motoras do esôfago. Na infância, ela é mais comum em crianças ao redor de 10 anos e principalmente do sexo masculino.
Causas
- Alergia a alimentos
- Alergia ambiental (pólen, poeira, mofo…)
- Fatores genéticos
- Alergias respiratórias (asma, rinite alérgica…)
- Dermatite atópica (irritação na pele)
Sintomas possíveis da esofagite eosinofílica
- Dificuldade alimentar
- Vômito
- Disfagia (dificuldade para engolir)
- Impactação alimentar (sensação de alimento parado no esôfago)
- Recusa alimentar
- Irritabilidade
- Déficit de crescimento
- Dor abdominal
- Refluxo gastroesofágico (queimação e sensação de que o alimento volta à boca)
- Dificuldade para ganhar peso
- Náuseas (enjoo)
- Dor no peito
Diagnóstico
A história clínica da criança e o exame físico são importantes, mas o médico pode pedir também a realização de endoscopia digestiva alta e biópsias do esôfago, que são essenciais para o diagnóstico.
Tratamento para a esofagite eosinofílica
O tratamento da esofagite eosinofílica inclui o uso de medicamentos (inibidores de ácido e corticoides tópicos) e uma dieta sem o alimento causador da alergia. Quando necessário, podem ser feitas dilatações esofágicas (procedimentos que permitem ao médico dilatar ou abrir uma área estreitada do esôfago).
O objetivo do tratamento é a melhora clínica e a diminuição no número de eosinófilos inflamados no esôfago (células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos), para impedir a progressão da doença.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Distúrbios gastrointestinais podem afetar a vida das crianças e dos adolescentes. No Pequeno Príncipe, os pacientes têm atendimento individualizado, com especialistas e cuidados multiprofissionais, oferecendo condições para que, junto com os pais e responsáveis, a criança ou o adolescente lide com a enfermidade e tenha mais qualidade de vida.
Os exames endoscópicos são essenciais para o diagnóstico e controle do tratamento. No Pequeno Príncipe, os procedimentos são realizados por endoscopistas pediátricos com amplo conhecimento e experiência em esofagite eosinofílica.