Transplante Hepático - Hospital Pequeno Príncipe

Transplante Hepático

O transplante hepático pediátrico é um procedimento indicado para crianças e adolescentes com doenças hepáticas (de fígado) que levam à deterioração da condição de saúde dos pacientes. São casos de meninos e meninas com anomalias congênitas; doenças metabólicas; doenças biliares ou colestáticas; cirrose causada pelos vírus das hepatites B e C; insuficiência hepática aguda; e tumores malignos do fígado.

Transplante Hepático Infantil

O Hospital Pequeno Príncipe conta com várias especialidades médicas, alinhadas com os mesmos objetivos. Entre elas, tem se destacado o Serviço de Transplante Hepático, que retomou as suas atividades em 2020. Nele, são atendidos pacientes dos ambulatórios de especialidades e também os que são encaminhados por outros serviços do Hospital. Para a criança ou o adolescente entrar na lista de transplante hepático infantil, é preciso ter o diagnóstico de uma das doenças para as quais há indicação de transplante, realizar exames e passar pela avaliação da equipe multiprofissional.

O Serviço de Transplante Hepático do Pequeno Príncipe atende crianças e adolescentes, com prioridade para meninos e meninas menores de 10 anos – nenhuma outra instituição no Paraná tem transplantado pacientes nessa faixa etária. A nova equipe do serviço passou por uma importante atualização antes da retomada da realização de transplante hepático infantil, com treinamento com o cirurgião Rodrigo Vianna, médico curitibano que é diretor do Miami Transplant Institute (MTI), o maior hospital de transplantes dos Estados Unidos. A equipe também passou por uma atualização em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, com a equipe do médico João Seda.

O grupo formado para a realização dos transplantes hepáticos pediátricos é multiprofissional. Ao todo, são 22 profissionais, entre cirurgiões, hepatologistas, anestesistas, intensivistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Todos os casos são amplamente discutidos pela equipe multidisciplinar antes da indicação cirúrgica. O planejamento cirúrgico, anestésico e clínico é cuidadosamente preparado e individualizado para cada paciente. O Hospital também conta com condições técnicas e equipamentos com tecnologia de ponta, além de um trabalho cuidadoso e amplo para garantir o atendimento de excelência, humanizado e com equidade.

No período de janeiro a novembro de 2020, por exemplo, foram realizados 14 transplantes hepáticos pediátricos no Hospital Pequeno Príncipe, com sobrevida de 93% dos pacientes transplantados. Foram oito meninas e seis meninos transplantados, com idades entre 5 meses e 14 anos, sendo oito pacientes menores de 1 ano, quatro entre 1 e 2 anos, e dois maiores de 10 anos. Das doenças que levaram ao transplante, estavam: atresia de vias biliares (dez pacientes), hepatoblastoma (dois), fibrose hepática congênita (um) e deficiência de alfa 1 antitripsina (um). Ao todo foram 11 doadores vivos (mãe, pai, irmão e tio/tia) e três doadores falecidos. O período de internamento variou entre 14 e 25 dias, sendo a média de permanência no Hospital de 17 dias.

Histórico

  • Em 2000, foi realizado o primeiro transplante hepático no Pequeno Príncipe.
  • Em 2020, o Pequeno Príncipe retomou o Serviço de Transplante Hepático. O procedimento que marcou a retomada dos transplantes foi realizado em 27 de janeiro. Até novembro de 2020, foram feitos 14 transplantes hepáticos pediátricos.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone (Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe): (41) 3514-4141
Atendimento do Ambulatório de Transplante de Órgãos Sólidos: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Endereço do Ambulatório de Transplante de Órgãos Sólidos: Rua Desembargador Motta, 1.070
E-mails: transplantehepatico@hpp.org.br e transplantecardiaco@hpp.org.br

Equipe médica

  • Dr. José Sampaio Neto

    Dr. José Sampaio Neto

    CRM-PR 24905

    Responsável Técnico

Cirurgiões

  • Dra. Elisângela de Mattos e Silva

    Dra. Elisângela de Mattos e Silva

    CRM-PR 18639

  • Dr. José Sampaio Neto

    Dr. José Sampaio Neto

    CRM-PR 24905

    Responsável Técnico

  • Dra. Paula Rubio Vilar

    Dra. Paula Rubio Vilar

    CRM-PR 34755

Hepatologistas

  • Dra. Daniela Donha Ouno

    Dra. Daniela Donha Ouno

    CRM-PR 18539

  • Dra. Debora Lizandra Carneiro Kirchner

    Dra. Debora Lizandra Carneiro Kirchner

    CRM-PR 28309

  • Dra. Paula Sachetim Marçal Rigo

    Dra. Paula Sachetim Marçal Rigo

    CRM-PR 30217

Anestesista

  • Dra. Carolina Rizzoni Silveira

    Dra. Carolina Rizzoni Silveira

    CRM-PR 25432

Gastroenterologista

  • Dra. Jocemara Gurmini

    Dra. Jocemara Gurmini

    CRM-PR 14153

    Coordenadora Clínica

Intensivistas

  • Dra. Aline Cristina Zanchettin

    Dra. Aline Cristina Zanchettin

    CRM-PR 21424

  • Dra. Anna Carolina Marini Rolim Pinotti

    Dra. Anna Carolina Marini Rolim Pinotti

    CRM-PR 23357

  • Dra. Luiza Garcia Rafagnin

    Dra. Luiza Garcia Rafagnin

    CRM-PR 25917

Enfermeira coordenadora de transplante

  • Romilda Vieira dos Santos

    Romilda Vieira dos Santos

    Enfermeira

O transplante em números (em 2023)

  • 18

    transplantes hepáticos realizados