A partir de segunda-feira, 6 de abril, todos os colaboradores que possuem contato com o público ou que trabalham em salas compartilhadas passarão a utilizar as máscaras de tecidos disponibilizadas pelo Hospital Pequeno Príncipe. Essa decisão foi tomada com a determinação do Ministério da Saúde da transmissão comunitária do coronavírus (COVID-19) em todo o território nacional e devido ao desabastecimento mundial de máscaras descartáveis. Apesar dessa nova medida de prevenção, a higiene das mãos é a principal atitude para prevenir o risco de adquirir infecções.
Colaboradores de setores que irão utilizar as máscaras de tecidos a partir de 6 de abril:
Higienização; Serviço de Nutrição e Dietética; Lavanderia; Marketing; Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH); Manutenção; secretárias; diretorias; profissionais do administrativo com atendimento ao público ou que trabalham em ambientes compartilhados.
Onde retirar e como utilizar a máscara de tecido?
– Devem ser retiradas na Lavanderia, pelo responsável do setor.
– A máscara deve ser trocada a cada turno ou se estiver suja ou/e úmida.
– Antes de colocar e ao retirar a máscara, é essencial higienizar as mãos.
– Para devolução das máscaras ao final de cada turno, serão disponibilizados recipientes específicos nos setores.
Você sabia?
As máscaras de tecidos podem ser utilizadas em situação de contingência e oferecem proteção conforme o material utilizado em sua confecção. As distribuídas no Pequeno Príncipe foram confeccionadas com tecido duplo, de gramatura de 185 gramas – o mesmo utilizado no Centro Cirúrgico – e têm capacidade de filtração de partículas, com efetividade de barreira de gotículas respiratórias.
Mais informações: Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH), ramal 1171 ou pelo e-mail ccih@hpp.org.br.
A saúde de cada um de nossos profissionais é muito importante especialmente neste momento.