FPP realiza ação especial no Dia Mundial da Saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

FPP realiza ação especial no Dia Mundial da Saúde

Para celebrar a data, OMS propõe uma reflexão sobre a segurança alimentar
07/04/2015
Acadêmicos e professores da FPP participaram da ação.
Acadêmicos e professores da FPP participaram da ação.

Nesta terça-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe participaram do “Dia Saudável”, ação promovida em parceria com a lojas Daju. Eles aferiram pressão e deram orientações sobre alimentação segura e saudável para funcionários e clientes.

De acordo com a aluna Mayara Nascimento Majevski, do 7.º período do curso de Enfermagem, a participação no evento foi muito positiva. “Atender a população contribui para a minha formação acadêmica, vivência pessoal e melhor entendimento da comunidade. É uma atividade muito positiva”, destaca.

Já a Diretora Acadêmica da FPP, Ivete Palmira Sanson Zagonel, explica que a atuação dos acadêmicos em eventos que contam com a presença da comunidade reforça o sentido de responsabilidade social tão buscado pela instituição. “É de suma importância que os nossos acadêmicos possam contribuir com o repasse de informações e com a conscientização da população nos cuidados com a saúde”, enfatiza.

Segurança alimentar é tema do Dia Mundial da Saúde em 2015
A Organização Mundial da Saúde faz um alerta importante: em todo mundo, anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas. De acordo com dados da entidade, em 2010 foram registrados pelo menos 582 milhões de casos de 22 tipos de doenças de origem alimentar, além de  351 mil óbitos associados a esse tipo de problema.

Lideram a lista como principais responsáveis pelos casos  a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) — Escherichia Coli, um tipo de bactéria que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais — e o norovírus (35 mil mortes).

Em nota, a diretora-geral da OMS, Margareth Chan, destacou que a produção de alimentos sofreu um forte processo de industrialização, com distribuição globalizada, e que tais mudanças abrem caminho para a contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos. “Um problema local de segurança alimentar pode rapidamente se tornar uma emergência de ordem internacional. A investigação de um surto de doença de origem alimentar é muito mais complicada quando uma única embalagem de alimento contém ingredientes de diversos países”, diz.

Ainda de acordo com a OMS, alimentos contaminados podem provocar mais de 200 tipos de doenças, desde diarreia até o câncer. Alguns exemplos de alimentos considerados não-seguros incluem os mal cozidos de origem animal, frutas e vegetais contaminados por fezes e mariscos contendo biotoxinas.
* Com informações do Zero Hora.

+ Notícias

16/05/2025

Como acolher crianças e adolescentes vítimas de violência?

A proteção da infância e adolescência é um compromisso de todos. Toda a sociedade deve estar atenta e pronta para agir diante de qualquer sinal de violência
07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
30/04/2025

Qual é a melhor idade para começar o desfralde?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
26/04/2025

19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com mais de 80 pesquisas em andamento e 760 publicações científicas, instituição reforça seu papel em prol da saúde infantojuvenil
Ver mais