Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Doença celíaca: o que é e quais são os sintomas em crianças?
A doença celíaca é autoimune, ou seja, ocorre quando há uma resposta inflamatória anormal do organismo a partir da ingestão de glúten – proteína presente no trigo, centeio, cevada e seus derivados. A condição atinge cerca de 1% da população mundial e compromete principalmente crianças de 6 meses a 5 anos, segundo o Ministério da Saúde.
Apesar de não ser considerada rara, a doença é pouco conhecida e é decorrente de uma alteração genética – ou seja, costuma afetar várias pessoas de uma mesma família. A condição acomete o intestino delgado e causa alteração na absorção de nutrientes, além de gerar sintomas gastrointestinais e sistêmicos.
A investigação diagnóstica é iniciada por meio de exames sorológicos e complementada pela endoscopia digestiva alta com biópsias de intestino delgado, que auxilia na avaliação das vilosidades intestinais e definição do diagnóstico. “É importante que essa análise seja realizada antes da retirada do glúten da dieta, para não alterar os resultados dos testes sorológicos e da histologia”, salienta a gastroenterologista pediátrica Sabine Krüger Truppel, do Hospital Pequeno Príncipe.
Tratamento e cuidados da doença celíaca
Após o diagnóstico definido de doença celíaca, o tratamento passa a ser uma dieta totalmente isenta de glúten – que, embora seja desafiadora no início, gera benefícios e mais qualidade de vida. “Com a dieta adequada, o paciente pode ter uma vida normal e permanecer assintomático, apesar da doença não ter cura”, explica a especialista.
Para uma dieta totalmente isenta de glúten é necessária a leitura de rótulos – a Lei n.º 10.674/2003 tornou obrigatório que as embalagens tenham a informação de glúten – e o cuidado com as contaminações cruzadas em casa, na escola ou em outros ambientes. Essa contaminação pode ocorrer desde o uso de utensílios até na mesma gordura na qual o alimento é preparado.
As crianças diagnosticadas com doença celíaca devem realizar acompanhamento regular com gastroenterologista pediátrico e, sempre que possível, com nutricionista para orientação adequada de substituição do glúten.
Sintomas mais comuns da doença celíaca
Os sintomas da doença celíaca são semelhantes em crianças e adultos. Entretanto, o déficit de crescimento e o atraso puberal são alterações exclusivas da faixa etária pediátrica.
– Diarreia e inchaço abdominal.
– Perda ou dificuldade de ganho de peso.
– Flatulências (gases intestinais).
– Constipação intestinal (prisão de ventre).
– Diminuição da musculatura glútea.
– Anemia por deficiência de ferro.
– Dermatite herpetiforme (bolhas que coçam muito).
– Osteoporose e alteração do esmalte dentário.
– Déficit de crescimento e atraso puberal.
Serviço de Gastroenterologia
O Serviço de Gastroenterologia Pediátrica e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe é o mais importante do Paraná e está entre os principais do país. A especialidade conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas, como a doença celíaca. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado. Além disso, possui infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).