Residência e Especialização Médica: acolhida novos residentes

Notícias

Pequeno Príncipe recebe médicos aprovados dos programas de residência e especialização médica

O processo está entre os mais concorridos do Brasil e atrai candidatos de vários estados
01/03/2023
acolhida Residência e Especialização Médica
A atuação de mais de um século do Pequeno Príncipe reflete na procura pelos programas de residência e especialização médica.

O tripé da assistência, ensino e pesquisa faz parte da essência do Pequeno Príncipe. Na terça-feira, dia 28, o Hospital recebeu os médicos aprovados na última seleção para participar dos programas de residência e especialização médica na instituição. O processo está entre os mais concorridos do Brasil e atrai candidatos de vários estados.

O programa de Residência Médica do Pequeno Príncipe possui 50 anos de contribuição no país para a formação de pediatras e especialistas na área da saúde infantojuvenil. A instituição também é pioneira como hospital de ensino, ao receber estudantes de medicina para aprimorar a prática em atendimento a crianças e adolescentes.

A multiplicação do conhecimento faz parte da essência do Pequeno Príncipe. “Nós prezamos pela equidade e excelência no atendimento a meninas e meninos. Isso está diretamente ligado à qualidade técnica dos profissionais que atendem na instituição. É um orgulho para o Pequeno Príncipe possuir um programa de residência médica completo como o nosso”, ressaltou a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

Para o vice-diretor-técnico de assistência e ensino, Victor Horácio de Souza Costa Júnior, participar da formação de novos pediatras e especialistas pediátricos é gratificante. “É uma alegria fazer parte de uma instituição centenária e com um programa de residência sólido. Tudo isso reflete na excelência técnico-científica e na qualidade do serviço prestado aos nossos pacientes”, pontuou.

O diretor corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, também participou da acolhida e ressaltou a importância da filantropia para a saúde e da importância de formar novos profissionais. “Temos muitos planos para 2023, que incluem a assistência, o ensino e a pesquisa. Grande parte dos nossos pacientes são do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Brasil, 70% dos atendimentos de alta complexidade são realizados por hospitais filantrópicos, como o Pequeno Príncipe. A nossa atuação é fundamental não só no Paraná, mas em todo o país”, explicou o diretor.

História da residência e especialização médica

O Pequeno Príncipe participa da formação de novos pediatras e especialistas pediátricos desde 1935, quando os alunos de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) cursavam as disciplinas práticas na instituição. Em 1972, o Pequeno Príncipe passou a ter um programa de residência médica próprio reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, o Hospital oferece, em parceria com a Faculdades Pequeno Príncipe, os programas de residência médica, residência multiprofissional, residência em enfermagem e cursos de especialidades. Também recebe alunos dos cursos de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Positivo, que passam pela Clínica Médica na instituição como parte da sua grade curricular.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais