Pequeno Príncipe promove evento on-line que reforça a importância do brincar - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe promove evento on-line que reforça a importância do brincar

O encontro contou com a participação de voluntários e pesquisadores de várias instituições de saúde do país
28/05/2021

Brincar é uma fonte inesgotável de alegria e uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, além de ser essencial à saúde física e mental. Para celebrar o Dia Mundial do Brincar, neste 28 de maio, o Pequeno Príncipe realizou um evento on-line “Levando a brincadeira a sério: teoria e prática do brincar em hospitais”, na última quarta-feira, dia 26.

O encontro, que contou com mais de 70 participantes, reuniu voluntários e pesquisadores de várias instituições de saúde do país para debater a importância do brincar. “O brincar é muito importante para o desenvolvimento e para a atenção plena. Criança que brinca é criança que tem adulto que brinca, que conversa, que conta história, que joga bola, que usa pouca tela, que está disponível”, destacou a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, durante a abertura do evento.

A coordenadora do Setor de Voluntariado do Pequeno Príncipe, Rita Lous, reforçou a preocupação do maior hospital pediátrico do país em dar continuidade à infância das crianças durante o período de internamento na instituição. “Sempre realizamos atividades para que os pequenos vivenciem a infância mesmo dentro do Hospital. Por meio das brincadeiras eles continuam a se desenvolver, além de todos os efeitos benéficos como segurança, adaptação e confiança”, finalizou.

Durante o evento, os palestrantes também realizaram importantes reflexões sobre levar a brincadeira a sério.

A pesquisadora aposentada do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, Rosa Mitre, enfatizou que o brincar é uma garantia para meninos e meninas. “Muitas crianças têm suas infâncias roubadas pela violência, por sua situação social, por doenças e tantas outras coisas. O brincar é uma garantia de saúde, de vida e de direito para cada uma delas. O brincar é livre, espontâneo e é uma atividade que motiva” disse.

O coordenador do Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe, Claudio Teixeira, apresentou opções de brincadeiras versáteis a serem realizadas com as crianças e que impulsionam o raciocínio. “Trabalhar com jogos de estratégia e que fazem as crianças pensarem é incrível e diverte. Esses são recursos que utilizamos muito com os pacientes da instituição”, apontou.

Já a coordenadora do Programa de Voluntariado do Sabará Hospital Infantil, Caroline Sanches, compartilhou experiências e ferramentas para o brincar no ambiente hospitalar. “O cuidado com a criança e o seu acompanhante deve ser integral. Tentamos ao máximo trabalhar suas histórias e suas potências para que o momento de internação aconteça da forma mais positiva possível”, concluiu.

 

+ Notícias

14/08/2025

Dermatite de fralda: como identificar e prevenir?

A reação inflamatória é uma das doenças cutâneas mais frequentes entre bebês
11/08/2025

Corrida e Caminhada Pequeno Príncipe 2025 bate recorde de inscritos

A edição deste ano reuniu 3.600 participantes, de todas as idades, e emocionou com histórias de superação
06/08/2025

Banho do bebê: veja dicas para um momento mais prazeroso

Um ambiente calmo e preparado transforma a rotina em um ritual de cuidado, confiança e amor
24/07/2025

Hospital Pequeno Príncipe recebe Fórum Municipal dos Direitos da Criança

Encontro realizado no Hospital promove articulação entre instituições e reflexão sobre desafios históricos e atuais na garantia de direitos de crianças e adolescentes
20/07/2025

Qual é a importância da amizade na infância?

Entenda como ela influencia o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança
13/07/2025

Sharenting: os riscos da superexposição de crianças nas redes sociais

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os impactos negativos dessa prática no desenvolvimento infantil e na segurança de meninos e meninas
Ver mais