Pequeno Príncipe recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná pelos 100 anos de dedicação à causa da saúde infantojuvenil
O Pequeno Príncipe é reconhecido nacionalmente como referência no atendimento em saúde a crianças e adolescentes. Em celebração aos 100 anos de história, que será comemorado em outubro deste ano, a instituição recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A solenidade, realizada em 21 de março, Dia Mundial da Infância, foi proposta pelo deputado Michele Caputo (PSDB).
O plenário da casa legislativa reuniu colaboradores, médicos, pesquisadores, professores e voluntários que representaram os milhares de profissionais que se dedicam à causa da saúde infantojuvenil. A homenagem referenciou toda a história de cuidado e inovação, incluindo a criação da Faculdades Pequeno Príncipe, em 2003, e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, em 2005.
O propositor da cerimônia agradeceu a todos os deputados e deputadas que aprovaram com unanimidade a homenagem. “No Pequeno Príncipe você tem quantidade e qualidade, você tem cirurgias, intervenções ambulatoriais e uma série de procedimentos que honram todo o nosso estado e o Brasil”, enfatizou o deputado Michele Caputo.
“Temos o senso de responsabilidade associado a pessoas muito fortes que juntam ativismo, empatia e compaixão. Certamente nos 100 anos de Pequeno Príncipe, a dona Ety, nossa presidente, foi a pessoa que mais batalhou para fazermos o Pequeno Príncipe chegar onde está hoje. A outra força motriz absolutamente impressionante que a gente tem associada ao amor à criança são os profissionais da saúde, que nos impelem com direção ao futuro”, lembrou o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
O Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do país e destina 70% dos seus atendimentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição beneficiou milhares de crianças e adolescentes ao longo de um século e se consagrou como referência em 32 especialidades, recebendo pacientes de todos os estados brasileiros. Reconhecido pela excelência técnico-científica e o atendimento humanizado, realiza por ano mais de 300 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 22 mil internações.