Câncer infantil de visão pode ser percebido por meio de fotografias
Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril), o Hospital Pequeno Príncipe alerta para o retinoblastoma, um dos tumores malignos de visão mais comuns na infância. Esse câncer geralmente se desenvolve em crianças de até 5 anos, atinge a retina, parte posterior dos olhos onde se forma a imagem e pode levar à cegueira. No Brasil, é diagnosticado tardiamente em 60% dos casos, quando não é mais possível salvar o olho ou até a vida da criança.
Diferentemente de outros tumores oculares, o retinoblastoma pode ser percebido em casa por meio de fotografias. “Geralmente, um dos primeiros sinais é o reflexo de cor branca na retina do olho da criança”, alerta a oftalmologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Pérola V. Iankilevch.
Ela explica que é normal aparecer o reflexo vermelho no olho do bebê ao tirar uma fotografia com flash. Porém, se refletir a cor esbranquiçada é um indício de que pode ser uma doença dentro do olho. “O mesmo ocorre em fotografias sem flash. Se aparecer coloração branca, ao invés da pupila preta, os pais devem ficar atentos”, diz a médica.
O teste caseiro não substituiu exames oftalmológicos de rotina. “Toda a criança tem de fazer o teste do olhinho após o nascimento. Uma vez ao ano, é indicado realizar exames oftalmológicos completos. A rotina deve ser seguida até os sete anos de idade”, lembra Pérola