Encontro aborda a importância da avaliação genética no diagnóstico de doenças raras - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Encontro aborda a importância da avaliação genética no diagnóstico de doenças raras

O evento, realizado pelo Hospital Pequeno Príncipe, buscou promover a atualização contínua e a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde. Para isso, contou com a participação de duas referências no assunto
29/04/2017

O diagnóstico correto das chamadas doenças raras, definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como as que acometem um a cada dois mil nascidos vivos, é um desafio que tem sido superado diariamente com o avanço das tecnologias. Atualmente, estima-se que existam entre seis a sete mil enfermidades desse tipo, sendo que 80% delas são de origem genética.

Com o objetivo de promover a atualização continua e a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde – a fim de conseguir diagnósticos cada vez mais precisos –, o Hospital Pequeno Príncipe realizou nessa sexta-feira e neste sábado, dias 28 e 29, um encontro sobre “Avaliação genética no diagnóstico de doenças raras”. O evento contou com a participação de duas referências no assunto: a PhD em Genética Humana, Cristiane Benincá, e a especialista em neurologia pediátrica e erros inatos do metabolismo, Mara Lúcia Santos.

Os exames genéticos contribuem para que os erros do metabolismo sejam observados com maior facilidade. “Eles nos ajudam a fazer diagnósticos cada vez mais corretos e apontar os tratamentos adequados. Além disso, também permitem a prevenção das doenças raras, já que muitas são hereditárias”, explicou a geneticista.

Com isso, para a neurologista pediátrica, é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes e até mesmo chegar a cura dessas enfermidades. “Precisamos conhecer o desconhecido. A avaliação genética é essencial para essa questão. Por meio dela, conseguimos alimentar os nossos bancos de dados com informações cada vez mais precisas. As doenças podem até ser raras, mas o diagnóstico não”, afirmou.

Pequeno Príncipe: Serviço de Referência em Doenças Raras
Em outubro de 2016, o Hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Doenças Raras. Há anos, a instituição já luta em favor dos pacientes acometidos com essas enfermidades, por meio da implantação do Ambulatório de Erros Inatos do Metabolismo e da atuação multiprofissional, com o objetivo de melhor atender os pacientes e aprimorar o conhecimento médico.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais