Resfriado x gripe: saiba as principais diferenças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Resfriado x gripe: saiba as principais diferenças

Pós-doutora em Otorrinolaringologia esclarece as características e os sintomas das duas doenças, que são confundidas com frequência
22/07/2016

As infecções das vias aéreas superiores são muito comuns entre crianças e adultos. Elas representam 4,5% das internações – cerca de 500 mil delas – feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre elas, estão o resfriado e a gripe, doenças que são confundidas com frequência. Mas você sabe quais são as diferenças entre essas enfermidades?

A médica Shirley Shizue Nagata Pignatari – que é pós-doutora em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – esclareceu esses aspectos durante a palestra Atualização na abordagem terapêutica de infecções das vias aéreas em Pediatria. O evento foi realizado nesta semana no Hospital Pequeno Príncipe, para médicos, residentes e alunos de Medicina.

Confira abaixo as principais características e os sintomas do resfriado comum e da influenza.

1- Sintomas
O início do resfriado é gradual e a criança apresenta coriza e congestão nasal. A febre é ausente ou baixa. Já nos quadros de gripe, o começo é abrupto e a febre é usualmente alta. Dentre os sintomas da influenza, estão calafrios, tosse, dor de garganta e mialgia.

2- Evolução e complicações
No caso do resfriado, o comprometimento do estado geral da criança é leve ou moderado e a recuperação da doença é rápida. Podem haver complicações leves ou moderadas. Por outro lado, o comprometimento do estado geral do paciente em situações de gripe é importante e a evolução da enfermidade dura de uma a duas semanas, a maioria acompanhada de tosse. A influenza pode levar a complicações graves, como a pneumonia.

3- Ocorrência
O resfriado pode atingir as crianças durante o ano todo. Já a gripe é sazonal, com ocorrência no outono e no inverno.

Sobre o evento
O evento Atualização na abordagem terapêutica de infecções das vias aéreas em Pediatria reuniu, nesta semana, médicos, residentes e alunos de Medicina. Nele, foram ressaltadas as características de diversas doenças e o tratamento mais adequado para cada uma delas. Mononucleose, faringotonsilite estreptocócica, angina Plaut-Vincent, resfriado, gripe e amigdalite foram algumas das enfermidades citadas durante a aula.

A ação faz parte das atividades de educação continuada voltadas aos profissionais do Hospital Pequeno Príncipe. O evento está em sintonia com os valores e princípios da instituição, como o aprimoramento técnico-científico, a busca pela excelência e a multiplicação do conhecimento. “Procuramos sempre trazer especialistas de outras entidades para tratar de variados temas da Pediatria, para que eles possam proporcionar mais conhecimento a nossa equipe”, concluiu o pediatra do Pequeno Príncipe, Nilton Kiesel, que organizou o evento.

A médica Shirley Shizue Nagata Pignatari esclareceu as características e os sintomas do resfriado e da gripe durante palestra realizada no Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

21/08/2025

Pequeno Príncipe leva protagonismo ambiental à Conferência da Mata Atlântica

Além de referência nacional em saúde infantojuvenil, a instituição também se destaca no campo da responsabilidade socioambiental
14/08/2025

Dermatite de fralda: como identificar e prevenir?

A reação inflamatória é uma das doenças cutâneas mais frequentes entre bebês
11/08/2025

Corrida e Caminhada Pequeno Príncipe 2025 bate recorde de inscritos

A edição deste ano reuniu 3.600 participantes, de todas as idades, e emocionou com histórias de superação
06/08/2025

Banho do bebê: veja dicas para um momento mais prazeroso

Um ambiente calmo e preparado transforma a rotina em um ritual de cuidado, confiança e amor
24/07/2025

Hospital Pequeno Príncipe recebe Fórum Municipal dos Direitos da Criança

Encontro realizado no Hospital promove articulação entre instituições e reflexão sobre desafios históricos e atuais na garantia de direitos de crianças e adolescentes
20/07/2025

Qual é a importância da amizade na infância?

Entenda como ela influencia o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança
Ver mais