“Educação e ciência são vacinas contra a pandemia.”
UNESCO, em documento sobre a COVID-19 e a educação superior
O ensino e o mundo em transformação
A eclosão da pandemia da COVID-19 obrigou o mundo a mudar em uma velocidade jamais vista – e, de todos os setores, poucos mudaram tão rapidamente quanto a educação. Depois de se adaptar ao ensino remoto logo no início da crise sanitária, migrando suas principais atividades para o ambiente on-line, a Faculdades Pequeno Príncipe fez de 2021 o ano da reinvenção do ensino presencial.
Ao longo do primeiro semestre, com os cuidados devidos e a observância das regras de prevenção, a modalidade foi retomada de forma ampla em todos os níveis: graduação, pós-graduação lato sensu, pós-graduação stricto sensu, cursos de extensão e residências.
O retorno às salas de aula e ao convívio entre alunos, professores e colaboradores ganhou ainda mais impulso graças à vacinação. A chegada dos imunizantes foi recebida por colaboradores e pelo corpo docente com entusiasmo. A Faculdades também estimulou a imunização dos estudantes com ações nas redes sociais – e teve excelente retorno, com 100% dos discentes vacinados no período de retomada gradual do ensino presencial.
Mas o aprendizado da fase mais aguda da pandemia não foi esquecido. A instituição incorporou definitivamente estratégias desenvolvidas para a educação a distância. Continuou, por exemplo, a disponibilizar aulas teóricas na internet e a fazer encontros acadêmicos em plataformas de videochamada. Juntos, o presencial e o virtual resultaram em mais agilidade e flexibilidade nas atividades educacionais e nos processos de gestão.
Ao abraçar as novas ferramentas de ensino, a Faculdades renova o compromisso centenário do Complexo Pequeno Príncipe com a educação, reafirmando sua missão de formar profissionais de saúde preparados para o futuro e conscientes da necessidade de construir uma sociedade mais saudável, solidária e cidadã.
Dimensão institucional
Devido à necessidade de manter medidas restritivas, a Faculdades Pequeno Príncipe reforçou a atenção à saúde dos colaboradores. E, apesar do cenário adverso, realizou uma série de melhorias: nas condições de trabalho das equipes, nas suas instalações e na implantação de programas.
- Cuidados com a COVID-19
A instituição distribuiu itens de prevenção (como máscaras e álcool em gel) e acompanhou de perto a vacinação dos colaboradores contra a COVID-19, oferecendo todo o apoio necessário. Instituiu o rodízio do home office quando as atividades presenciais foram retomadas, evitando aglomerações e criando um local seguro. As condições de trabalho no ambiente doméstico foram uma preocupação constante, com a disponibilização de cadeiras ergonômicas e equipamentos a todos que solicitaram.
- Atendimento aos colaboradores
As instalações do Setor de Recursos Humanos foram ampliadas, a fim de melhorar a qualidade do atendimento aos professores e integrantes do corpo técnico-administrativo. A área de Medicina do Trabalho ganhou um espaço adaptado para a realização de exames médicos (admissionais, demissionais e periódicos). A Sala de Descanso dos colaboradores também passou por ampliação, garantindo mais conforto nos momentos de repouso.
- Mais espaço para o ensino
Um dos projetos mais esperados dos últimos anos finalmente foi concretizado: o Bloco 6 da Faculdades foi inaugurado em setembro. O prédio passou a abrigar parte da área administrativa, 12 salas de tutoria, o Setor de Marketing, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), um estúdio completo para gravação de videoaulas e o Ambulatório Multiprofissional da Faculdades Pequeno Príncipe, destinado a desenvolver as competências profissionais e colaborativas dos alunos de todos os cursos da instituição.
- Desenvolvimento e capacitação profissional
A Faculdades ampliou o Programa de Capacitação do Corpo Técnico-Administrativo e Corpo Docente, com subsídio de até 100% em cursos de desenvolvimento e aperfeiçoamento.
- Comunicação com a sociedade
Diferentes ações fortaleceram o relacionamento da Faculdades com a sociedade, refletindo em mais visibilidade, maior engajamento nas redes sociais e disseminação de informações de saúde. Exemplos disso são o Tour 360, uma ferramenta imersiva que permite a qualquer pessoa fazer uma visita virtual às instalações da unidade, e o especial “Profissões que Transformam o Mundo”, publicado no portal G1.
- Canal aberto com os estudantes
Atender a solicitações da comunidade estudantil, ouvir sugestões e implantar ações para corrigir eventuais problemas foram demandas que cresceram à medida que a pandemia se prolongou. Para isso, a Faculdades redobrou a atenção à sua Ouvidoria, principal canal de comunicação dos alunos e da sociedade com as instâncias superiores da instituição.
- Proteção de dados e privacidade
Criada em setembro de 2020 por uma portaria interna, em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a Comissão de Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados da Faculdades avançou ao longo de 2021 no trabalho de mapeamento interno de informações. O órgão está criando uma política corporativa de proteção de dados; definindo valores em respeito ao direito à privacidade; estabelecendo a forma de tratamento das informações; e sugerindo mecanismos para proteger dados pessoais mantidos pela instituição e para tratar os possíveis incidentes.
Dimensão ensino
Depois de um período atípico no primeiro ano da pandemia, o ensino se readaptou para evitar prejuízo aos alunos e obteve conquistas importantes em 2021. A seguir, confira três destaques nessa dimensão.
- Agilidade na reposição de conteúdos
O empenho dos professores possibilitou o rápido restabelecimento do calendário curricular, parcialmente comprometido em 2020 devido à impossibilidade de realizar aulas práticas em razão das medidas de distanciamento social. Todas as atividades acadêmicas desse tipo foram repostas em fevereiro de 2021, dividindo as turmas em pequenos grupos e seguindo as regras sanitárias vigentes. - Vacinação em massa dos estudantes
A coordenação de cada curso estimulou a vacinação contra a COVID-19 entre os alunos, assim que os primeiros imunizantes foram disponibilizados ao grupo. A resposta dos estudantes foi extremamente positiva, e praticamente todos conseguiram tomar duas doses da vacina entre o primeiro e o segundo semestre. - Desempenho em avaliações nacionais
Dois cursos tiveram ótima performance em indicadores de qualidade de âmbito nacional. No Teste de Progresso 2021, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), os estudantes de Medicina de todos os anos tiveram notas superiores à média nacional e às da Regional Sul. Já o curso de Enfermagem obteve conceito máximo na renovação de reconhecimento do governo federal, conforme portaria do Ministério da Educação.
Graduação
Conheça os demais destaques dos cursos de graduação da Faculdades Pequeno Príncipe.
Farmácia
Ações direcionadas à comunidade: a área de extensão voltou a realizar ações presenciais em organizações como instituições de ensino, lares de idosos, orfanatos e entidades de apoio a mulheres em situação de violência doméstica ou pessoas com HIV. Foram 23 atividades no segundo semestre, como uma palestra informativa promovida por estudantes da disciplina Projeto Solidariedade no Lar Santa Inês, que acolhe idosos em Curitiba, sobre como administrar medicamentos. O projeto também realizou lives abertas ao público no YouTube com especialistas em crianças e adolescentes em situações de risco e grupos transgêneros, entre outros assuntos.
Integração com residentes: alunos da disciplina Integração, Extensão e Comunidade III, ministrada no terceiro período, conheceram de perto o cotidiano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente. O projeto de integração expôs os cenários que os residentes encontram dentro e fora do Hospital Pequeno Príncipe, e o seu trabalho com o Programa de Stewardship, o Serviço de Imunologia, o Setor de Farmácia Hospitalar e a UTI Neonatal, entre outros. A atividade rendeu até um documentário produzido pelos estudantes e apresentado aos residentes, a outros profissionais do Pequeno Príncipe e à comunidade durante um seminário virtual.
Medicina
Reintegração do internato: estágio curricular obrigatório nos últimos dois anos da graduação de novos médicos, o internato do curso Medicina voltou a funcionar normalmente com o retorno das atividades presenciais. Assim, os graduandos mantiveram contato constante com a realidade profissional e com uma importante porta para o mercado de trabalho.
Avaliação de competências: pela primeira vez, os 200 estudantes do internato realizaram o OSCE (acrônimo em inglês para Exame Clínico Objetivo Estruturado) virtual. Trata-se de uma prova prática considerada o padrão de excelência na avaliação de habilidades e competências na simulação de procedimentos.
Psicologia
Multiplicidade na extensão: as atividades curriculares de extensão incluíram lives, cartilhas, palestras, oficinas e projetos audiovisuais. Entre as ações que mais repercutiram estão o documentário “Impactos das Sequelas da COVID-19 no Trânsito” e a II Feira Solidária, uma parceria com a Libersol (Rede de Saúde Mental e Economia Solidária) que aproximou a comunidade acadêmica de empreendedores vinculados a serviços de atenção à saúde mental.
Novo grupo de estudos: a pesquisa e a valorização de princípios éticos dos futuros profissionais da área de saúde mental ganharam um fórum acadêmico com a criação do Genesis (Grupo de Estudos Norteadores de Ética em Saúde, Intersubjetividade e Sociedade), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Biomedicina
Ensino e tecnologia: a disciplina Pesquisa e Inovações Tecnológicas entrou para a grade curricular. Nela os estudantes têm contato com conceitos, processos e ferramentas para a criação de produtos inovadores, incluindo o embasamento por meio de artigos científicos, o desenvolvimento de produtos de inovação e a submissão de registros de patente.
Perspectivas para o futuro: alunos recém-ingressos no curso participaram, em março, de uma conversa on-line com a biomédica Janaína Naumann, presidente da 6ª Região do Conselho Regional de Biomedicina. Ela abordou as boas perspectivas para atuação dos profissionais da área e a importância crescente dos biomédicos, que fizeram a diferença no combate à COVID-19 devido à especialização em análises clínicas.
Enfermagem
Vacinação na prática: graças a uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, estudantes do último ano do curso participaram da vacinação contra a COVID-19 e vivenciaram na prática os desafios dessa histórica campanha de imunização.
Integração na saúde coletiva: como reconhecimento à transversalidade do ensino nos cursos da área de saúde – uma marca da Faculdades Pequeno Príncipe –, professores e estudantes publicaram o capítulo “Integração de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina na saúde coletiva: relato de experiência” no livro Dinamismo e Clareza no Planejamento em Ciências da Saúde, volume 2, lançado em abril pela Editora Atena, com organização do professor Luís Henrique Almeida Castro.
Núcleo de Empregabilidade
O Núcleo de Empregabilidade (Nemp) – que facilita a colocação profissional de estudantes e egressos da Faculdades, com orientações e divulgação de vagas de trabalho – teve uma atuação fundamental em 2021. Isso ficou evidente sobretudo no primeiro semestre, quando as medidas restritivas da pandemia começaram a ser revistas e as empresas se sentiram mais seguras para voltar a oferecer oportunidades profissionais.
A procura por estagiários cresceu especialmente em dois períodos:
- de fevereiro a junho, época que coincide com a chegada das primeiras doses da vacina contra a COVID-19; e
- de julho a agosto, quando a imunização em massa começou a mostrar seus efeitos positivos e a busca por estagiários chegou ao ápice do ano.
O avanço do Núcleo de Empregabilidade
2020 | 2021 | |
---|---|---|
Orientações gerais para graduandos | 273 | 283 |
Graduandos contratados como estagiários (Termos de Compromisso de Estágio) | 103 | 165 |
Participantes nas ações promovidas pelo Nemp | 350 | 403 |
Vagas de estágio divulgadas pelo Nemp | 256 | 370 |
Atendimentos | 726 | 856 |
Dicas divulgadas no portal | 36 | 48 |
Artigos divulgados no portal | 36 | 48 |
Currículos cadastrados no portal | 1.650 | 1.907 |
As realizações de 2021 ainda incluem um design mais moderno e intuitivo para o site do Nemp, a publicação do Manual de Estágio Não Obrigatório e o lançamento do Programa de Acompanhamento de Egressos, além da promoção de minicursos e webinars a respeito das melhores práticas na produção de currículos e sobre orientações para entrevistas e processos seletivos.
Projetos e parcerias de internacionalização
O Núcleo de Internacionalização, que desde 2012 atua com o objetivo de fortalecer a imagem e promover a inserção do Complexo Pequeno Príncipe no cenário mundial, ampliou em 2021 o portfólio de bolsas oferecidas a alunos, professores, pesquisadores e colaboradores da Faculdades Pequeno Príncipe.
Um dos destaques foi o programa Bolsas de Cooperação Espanhola, uma parceria com a Fundação Carolina e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). O projeto disponibilizou 504 bolsas de especialização para pós-graduação, doutorado, estadas de pós-doutorado, mobilidade de professores (em pesquisas de curta permanência na Espanha) e estudos institucionais (financiamento de planos de formação em centros espanhóis).
A Faculdades ainda renovou e ampliou seu acordo com o banco Santander até 2022. A iniciativa abrange três vertentes:
- o programa de bolsas Santander Superamos Juntos, que oferece apoio financeiro a alunos da graduação e bolsas on-line em cursos de idiomas, tecnologia, competências digitais e soft skills (habilidades comportamentais no mundo profissional);
- o programa Radar Empreenda Santander, que oferece bolsas em cursos sobre design thinking (resolução analítica e criativa de problemas), modelo de negócios, startups e finanças; e
- bolsas de três meses em um curso de inglês do British Council especialmente destinado ao aprendizado da linguagem corporativa.
Também foi renovada a parceria com a Universidade do Porto (Portugal) para intercâmbios, inclusive os realizados em ambiente virtual – o que facilitou e estimulou a participação da comunidade acadêmica do Pequeno Príncipe.
Dimensão pesquisa
Lato sensu – especialização
Em 2021, a procura por cursos de pós-graduação lato sensu foi comprometida pela pandemia – por seus efeitos sanitários e econômicos, que duraram todo o ano (ao contrário de 2020, quando os primeiros meses foram normais). Houve redução significativa no número de matrículas nas especializações, em comparação ao ano anterior. Por isso, a Faculdades decidiu não abrir novas turmas no segundo semestre.
Por solicitação dos alunos de cursos já iniciados, as aulas on-line foram mantidas na maioria das turmas. Somente duas (Hematologia 2019/2 e 2021) retomaram presencialmente as atividades práticas, uma exigência da própria dinâmica do curso. Nos demais casos, os encontros virtuais e as aulas remotas foram transmitidos ao vivo direto da Faculdades.
Cursos lato sensu em 2021
TURMAS INICIADAS | INSCRITOS |
---|---|
Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais | 29 |
Hematologia | 26 |
Psicologia da Saúde e Hospitalar | 43 |
Anestesiologia Pediátrica | 5 |
Cirurgia Genito-Urinária e Transplante Renal | 1 |
Ecocardiografia Pediátrica | 3 |
Gastroenterologia Pediátrica | 1 |
Neurologia Pediátrica | 1 |
Ortopedia Pediátrica | 6 |
Radiologia Pediátrica | 2 |
Transplante de Medula Óssea | 1 |
Turmas em trânsito (2020 a 2022) | Alunos |
---|---|
Hematologia | 12 |
Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais | 19 |
Psicologia da Saúde e Hospitalar | 22 |
Farmácia Clínica | 8 |
Turmas concluídas | Formandos |
---|---|
Auditoria para Hospitais, Serviços, Sistemas e Planos de Saúde | 32 |
Biologia Molecular | 8 |
Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais | 36 |
Farmácia Clínica | 40 |
Psicologia da Saúde e Hospitalar | 32 |
Urgência e Emergência | 15 |
Anestesiologia Pediátrica | 5 |
Cirurgia Genito-Urinária e Transplante Renal | 1 |
Ecocardiografia Pediátrica | 4 |
Neurologia Pediátrica | 1 |
Ortopedia Pediátrica | 5 |
Otorrinolaringologia Pediátrica | 1 |
Pneumologia Pediátrica | 1 |
Radiologia Pediátrica | 2 |
Transplante de Medula Óssea | 1 |
Stricto sensu e iniciação científica
Professores e alunos dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ensino nas Ciências da Saúde e em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente publicaram 127 artigos em periódicos acadêmicos. A produção inclui trabalhos em conjunto com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que concentra os estudos científicos realizados por pesquisadores do Complexo. Em tempos de pandemia da COVID-19, parte dos artigos priorizou o estudo do SARS-CoV-2 (da infecção às sequelas da doença), mas outros temas também foram objeto de análise.
Iniciação científica: a Faculdades teve 122 alunos ativos na iniciação científica em 2021.
Produção acadêmica
Ensino nas Ciências da Saúde | Biotecnologia | |
---|---|---|
Artigos com alto fator de impacto | 57 | 70 |
Capítulos de livros | 11 | – |
Residências
Formar, desenvolver e aprimorar profissionais de saúde é também uma forma de contribuir para a prática de uma medicina cada vez mais qualificada no Brasil. Os residentes dos programas oferecidos pela Faculdades continuaram a desempenhar papel importante no combate à COVID-19 no Hospital Pequeno Príncipe. As equipes atuaram em frentes diversas – dos exames para diagnosticar casos da doença ao atendimento a pacientes infectados e acompanhamento psicológico dos colaboradores do Hospital.
O trabalho na linha de frente foi conciliado com as aulas teóricas remotas, que passaram a ser avaliadas pelos residentes por meio de um formulário eletrônico criado especialmente para essa finalidade.
Na Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente (Biomedicina, Farmácia e Psicologia), foram abertas nove vagas em 2021, três por curso. A Residência Uniprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente (Enfermagem) abriu 22 vagas – e formou, no fim do ano, também 22 pessoas. Houve ainda sete formandos na Residência Multiprofissional (dois em Biomedicina, dois em Farmácia e três em Psicologia).
Produção acadêmica das residências
Residência Uniprofissional |
---|
Enfermagem: 3 publicações |
Residência Multiprofissional |
Biomedicina: 1 publicação |
Farmácia: 3 trabalhos apresentados em eventos científicos e 1 publicação |
Psicologia: 1 trabalho apresentado em evento científico e 1 publicação |
Os residentes desempenharam papel importante no combate à COVID-19 no Hospital Pequeno Príncipe.
Dimensão extensão
Participação em projetos de extensão | |
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Estudantes | 235 |
Docentes | 10 |
Pessoas da comunidade impactadas | 149.066 |
Principais cursos certificados
- Sinais de Alerta de Doenças e Síndromes Raras: idealizado pelo Grupo Paraná de Doenças e Síndromes Raras, foi patrocinado pela farmacêutica Roche e realizado pela Faculdades com apoio do Hospital Pequeno Príncipe, do Instituto Atlas Biosocial e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco). Foram oferecidas 450 vagas a profissionais da saúde, da educação, da assistência social, do Poder Judiciário e da comunidade.
- The Healer’s Art – A Arte dos que Curam Plenamente: inciativa conjunta da Faculdades Pequeno Príncipe, da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Estadual Paulista, com 20 vagas.
- Revitalização Cutânea: curso sobre técnicas de renovação celular da pele, ofertado a 15 estudantes de Biomedicina da Faculdades Pequeno Príncipe.
- Inclusão no Ensino Superior: atividade desenvolvida pelo programa de capacitação do Núcleo de Desenvolvimento Docente, teve como objetivo integrar os participantes à vida acadêmica e contou com a participação de 22 alunos.
- Módulos Pós-Extensão: modalidade com 32 cursos com temas variados, como Farmácia Clínica na Hematologia; Moléstias Infecciosas e Parasitárias; Distúrbios Cardiovasculares em Pediatria e Neonatal; Primeiro Atendimento em Urgência e Emergência Neurológicas; e Psicologia da Saúde Mental. Ao todo, 102 estudantes participaram.
- Prestação de Serviços em Saúde: atividades na área de saúde oferecidas pela Faculdades a empresas de diversos setores, que abrangeram 28 palestras, seis estandes de orientação em feiras e quatro cursos de capacitação, impactando mais de 2,3 mil pessoas tanto on-line quanto presencialmente.
Eventos de destaque
- Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
A 18ª edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) – a segunda consecutiva realizada em ambiente virtual – reuniu docentes e alunos da graduação e pós-graduações lato e stricto sensu para debater inovações em saúde e discutir maneiras de aumentar a inclusão e a acessibilidade dos programas da área.
- Fórum de Metodologias Ativas e Simpósio de Curricularização
Organizados conjuntamente, o 10º Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde e o 1º Seminário Brasileiro de Curricularização da Extensão tiveram oficinas, conferências e debates sobre formas de integração entre ensino, serviço e comunidade, além de trabalhos a respeito da inclusão da extensão nos currículos.
Ao promover eventos de ensino e pesquisa, a Faculdades estimula a produção científica e a troca de conhecimento.
Dimensão ambiental
A Faculdades implantou ou ampliou iniciativas destinadas a reduzir o impacto das atividades acadêmicas no meio ambiente. Os projetos foram divididos em quatro eixos, conforme descrito a seguir.
- Consumo sustentável de água e energia
O programa de manutenção preventiva das redes hidráulica e elétrica realizou novas ações para evitar o desperdício de água e energia. Também foram instaladas torneiras com temporizador, para diminuir o consumo de água, e caixas de captação de chuva, para uso na limpeza de banheiros, lavagem de tapetes e rega de plantas. - Uso de papel
Três programas e projetos paralelos buscaram diminuir a necessidade de impressões e o consumo de papel: o Programa de Gestão Eletrônica de Documentos, que inclui a Secretaria Digital; a locação de impressoras em rede, que permite compartilhar documentos; e a implementação de protocolos pelo Sistema Prime, uma ferramenta de gestão de consumo de papel. - Gerenciamento de resíduos sólidos
Parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde implantado em 2015 no Complexo Pequeno Príncipe, o Programa de Gestão de Resíduos da Faculdades envolve estudantes, professores e colaboradores na coleta e destinação correta desses materiais. A instituição dispõe ainda de um projeto de extensão que todos os anos seleciona alunos para organizar e participar de ações de conscientização sobre sustentabilidade – mais de 160 estudantes se envolveram na iniciativa desde a criação do programa, que já atingiu milhares de pessoas. - Mobilidade não poluente
A infraestrutura da Faculdades voltada a meios de transporte sustentáveis ganhou um novo equipamento. Um bicicletário foi instalado para proporcionar mais comodidade e segurança aos ciclistas e incentivar o transporte saudável e sem poluição.
Dimensão inovação
Ampliar a cultura da inovação entre estudantes, professores e pesquisadores é uma necessidade no século 21 e uma prioridade da Faculdades. Com esse propósito, a instituição se aproximou ainda mais do Escritório de Inovação lançado pelo Pequeno Príncipe em 2020.
Em 2021, a direção da Faculdades reforçou o ecossistema do escritório, passando a integrar o Conselho de Inovação, um órgão consultivo criado para facilitar o alinhamento da estratégia de inovação em todas as instâncias de liderança do Pequeno Príncipe. Representantes acadêmicos ganharam assento no grupo Guardiões da Inovação, que reúne colaboradores de todas as unidades do Complexo para acompanhar, sugerir e discutir ações e projetos inovadores.
Em outubro – Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação –, docentes e discentes tiveram participação destacada nas atividades do escritório. Entre elas, uma série de lives debateu temas como criatividade, desenvolvimento científico, educação no mundo digital e a importância de transformar pesquisas em novas tecnologias.