Mensagem da presidente
ilustra_msg_presdnt

“Viva o jogo 
  da vida.”

Ety da Conceição Gonçalves Forte,
presidente da Associação Hospitalar
de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro

Em 2021, tivemos o segundo tempo e a prorrogação da pandemia. Assim como em todo jogo, buscamos redobrar as energias, respiramos fundo e corremos muito, sendo que às vezes em câmara lenta em função do cansaço. Parecia que tudo estaria resolvido. Ledo engano, tinha muito mais! Só não sabíamos, nem nós, nem os pacientes, nem as famílias, nem o mundo todo, que conviveríamos por mais um ano com as dores da pandemia.

Nesse campeonato com prorrogação, os jogadores, aqui representados pelos nossos profissionais, dividiram-se em linha de frente e de retaguarda. A valiosa torcida, aqui representada pelos investidores e parceiros, continua apoiando-nos. E os verdadeiros vencedores do jogo, aqui representados pelos nossos pacientes e suas famílias, foram atendidos em grande número com a mesma qualidade de sempre. O resultado final marcou no placar a alegria de todos, pois foram muitos gols pela cura e tantas vidas salvas.

Neste segundo ano de enfrentamento à pandemia, fomos provocados a muitas reflexões. O principal aprendizado foi a reafirmação e comprovação enfática de que as pessoas são o maior valor da nossa instituição. Numa organização de prestação de serviços, o capital humano é a sua maior força. Não a força da mão de obra, mas a força motriz que faz tudo girar, funcionar e dar certo!

Em outras palavras, quem sustentou a rotina do Hospital, quem trouxe resultados assistenciais e de sustentabilidade, quem doou seu conhecimento e afeto para cuidar, curar ou docemente consolar, foram os nossos profissionais. Eles são como luzes que trabalham iluminando os caminhos, diminuindo as dores, produzindo as alegrias e acalentando perdas ou despedidas.

Com vínculo afetivo andando de mãos dadas ao conhecimento técnico, eles agem feito anjos sabidos e ocupam o lugar de presentes amigos.

Essa confirmação veio de forma muita clara e transparente. O Hospital é a sua gente! Nosso Hospital é a nossa gente! O Complexo Pequeno Príncipe somos nós!

Nunca foram tão importantes a cooperação, a atuação multiprofissional e a interação entre os setores. Todos irmanados no mesmo propósito e ajudando sem medir esforços.

Essa foi a grande oportunidade trazida pelas dificuldades desse contexto. Sem dúvida, foi muito bem aproveitada. Sabemos cognitivamente e afetivamente que juntos somos mais fortes.

Cumprindo a função social para além dos muros do Hospital, chegamos até as comunidades, reforçando as abordagens científicas e comprovadas do cuidado responsável com a medicina, principalmente com a pediatria. Nesse jogo difícil de enfrentamento à pandemia, o Pequeno Príncipe foi um importante agente de disseminação da informação, esclarecimento e mobilização dos pais e cuidadores. Foram muitos vídeos, postagens, matérias, entrevistas, palestras e tantas estratégias para estimular a prática de cuidados, evitando a transmissão do coronavírus e a importância da vacinação para os nossos pequeninos humanos, também sujeitos de direitos e de proteção. Buscamos alcançar a família ampliada das cidades e dos estados e, com responsabilidade social, chegamos até as casas, aos computadores e aos celulares com nossa mensagem de valorização da vida.

Não poderia faltar nesse campeonato que amamos jogar o elemento essencial, que foi a nossa torcida. Ela manteve-se atenta, presente e participativa. Nada seria possível se a comunidade não estivesse ao nosso lado, fazendo doações, investimentos, manifestações de apoio e respeito nas redes sociais. Enfim, mobilizando recursos, doando seu tempo e talento para que a nossa missão pudesse ser cumprida em sua plenitude. Mesmo num contexto de restrições econômicas decorrentes da pandemia, as empresas e os cidadãos continuaram a nos apoiar de maneira decisiva. A todos eles, nossa imensa gratidão.

A chave de ouro dessa partida foi também o reconhecimento público do valor da nossa instituição pelos diversos setores da sociedade. A causa da saúde de crianças e adolescentes ganha mais adesões a cada dia, numa espiral virtuosa que nos ajuda a entregar ensino, pesquisa e saúde com qualidade e justiça social a todos que nos procuram.

Por fim uma palavra às nossas crianças, bravos guerreiros e bravas guerreiras pela vida. Recebam nossa admiração, respeito e orgulho de vê-los vencedores nesse desafio pela saúde e pela vida que travamos juntos aqui no Hospital Pequeno Príncipe.

Que em 2022 o mundo possa dar uma virada nesse jogo, já com uma boa parte da batalha ganha!

A todos os campeões e campeãs: contamos com vocês, contem com a gente também!

Ety da Conceição Gonçalves Forte

Presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro

Neste segundo ano de enfrentamento à pandemia, fomos provocados a muitas reflexões. O principal aprendizado foi a reafirmação e comprovação enfática de que as pessoas são o maior valor da nossa instituição.