INSTITUTO DE PESQUISA PELÉ PEQUENO PRÍNCIPE

“Procuramos soluções para aumentar a taxa de cura de doenças complexas, e a COVID-19 é uma delas. Além de entender a reação do hospedeiro, queremos achar os melhores anticorpos para impedir o SARS-CoV-2 de entrar na célula.”

Bonald Cavalcante de Figueiredo – diretor científico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

A ciência pela vida

A ciência, cada vez mais uma prática coletiva, também foi afetada pela COVID-19. Ao mesmo tempo, nunca se mostrou tão necessária. Como unidade científica do Complexo, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe precisou equilibrar-se sobre a fina linha entre a prevenção por meio de distanciamento social e o engajamento na maior batalha dos cientistas em muitas décadas.

A pandemia teve três principais efeitos nos trabalhos do Instituto:

  • em razão das exigências de isolamento social, reduziu ou mesmo paralisou o acompanhamento de participantes em alguns dos projetos então em andamento;
  • diminuiu encontros presenciais entre os pesquisadores. Em tempos normais, o Instituto chega a receber cem alunos por dia – entre graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Com a pandemia, foram dez por turno (20 por dia). O atraso no desenvolvimento de certas pesquisas tornou-se inevitável;
  • deflagrou uma série de pesquisas relacionadas à COVID-19 (foram 17 estudos ao todo).

A produção de artigos (com e sem colaboração de alunos) aumentou: a maioria dos pesquisadores publicou mais do que nos anos anteriores.

A capacidade de rápida adaptação da equipe e os esforços em conhecer melhor a doença que parou boa parte do planeta evidenciam o compromisso do Instituto com a pesquisa na área da saúde e sua contribuição para transformar o futuro – usando a ciência para levar melhorias de vida a todos.

O Instituto está desenvolvendo 17 projetos de pesquisa voltados à COVID-19

Os destaques na pesquisa

Pesquisas em COVID-19

 

17

projetos se debruçaram sobre o novo coronavírus

 

Aspectos explorados: diagnóstico, tratamento, fisiopatologia, genética, síndromes associadas, sequelas, assistência (cinco projetos só com esse recorte) e prevenção

Um dos maiores desafios na atual pandemia é que os detalhes sobre o SARS-CoV-2 foram sendo descobertos ao mesmo tempo em que se tentava combater sua proliferação. Nos primeiros meses de 2020, pouco se sabia sobre questões fundamentais da COVID-19. Vários estudos dos quais participaram pesquisadores do Instituto estão relacionados a desvendar os muitos mistérios por trás do vírus.

Algumas questões que nossos pesquisadores buscam responder

Quais fatores genéticos e imunológicos podem determinar que pessoas fora de grupo de risco desenvolvam COVID-19 grave?

Dois artigos com participação de pesquisadores do Instituto discutiram, por exemplo, o papel de diferentes variantes genéticas e a presença de autoanticorpos interferindo na resposta imunológica relacionada a quadros graves da doença. O projeto é parte de um esforço que envolve pesquisadores do mundo todo, o COVID Human Genetic Effort; no Brasil, esse projeto é cocoordenado por uma cientista do Instituto de Pesquisa.

Existem marcadores de resposta imunológica que podem nos alertar para possível evolução grave da COVID-19?

A análise, feita por metodologia de revisão sistemática, verificou, por exemplo, que uma baixa contagem de linfócitos e de células-T (fundamentais para o sistema imunológico) relacionava-se ao agravamento da enfermidade. Isso sugere a necessidade de mais atenção para potencial evolução grave em pacientes que ao hemograma, exame de fácil acesso, apresentem baixa contagem de linfócitos.

Quais são os efeitos da COVID-19 no estômago e no intestino?

Algumas pessoas contaminadas apresentam reações gastrointestinais – e o coronavírus ativo chegou a ser detectado em amostras de fezes, levando à hipótese de que haveria transmissão pela matéria fecal. Um artigo do Instituto analisou os efeitos fisiológicos da COVID-19 e discutiu a gravidade da doença e sua relação com distúrbios gastrointestinais.

Quais são as consequências para o sistema nervoso central?

Esse é um tema com grandes implicações na assistência médica, pois muitas pessoas continuam a sofrer efeitos neurológicos, neuropsicológicos e cognitivos mesmo após se curarem. O objetivo da pesquisa é avaliar tais manifestações em crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Neurologia do Hospital Pequeno Príncipe.

Como questões genéticas influenciam o desenvolvimento da doença?

Há vários trabalhos nessa área. Pesquisadores do Instituto estão colaborando com estudos da Rede Genômica Nacional. O projeto investiga os fatores genéticos que tornam o indivíduo infectado pelo coronavírus mais ou menos propenso a desenvolver quadros de maior gravidade e a relação das variantes do SARS-Cov-2 do Paraná e de São Paulo (em comparação às de outros locais do mundo) com os sintomas da doença.

Desenvolvido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), outro estudo investiga pedaços de tecidos e amostras de moléculas atingidas pelo coronavírus, para buscar relações com questões genéticas em pacientes que morreram em decorrência da COVID-19.

Como a COVID-19 pode resultar em síndrome inflamatória?

Foi detectado um percentual maior de crianças com a síndrome inflamatória pós-COVID-19 no Hospital Pequeno Príncipe, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em outros hospitais do Paraná, do Pará e de São Paulo. Entender melhor esse processo é o objetivo de uma rede formada por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e por pediatras do Hospital de Clínicas e do Hospital Pequeno Príncipe, em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Como usar melhor a tomografia computadorizada?

Alguns projetos se propõem a estabelecer protocolos de tomografia computadorizada de tórax para avaliação da COVID-19, com dose otimizada de radiação. A tomografia computadorizada é um exame importante para avaliação do acometimento pulmonar na COVID-19, e assim pode ser utilizada apenas a quantidade de radiação necessária para produzir a imagem, diminuindo a exposição ao elemento radioativo.

Que formas de tratamento podem ser promissoras?

Estão sendo conduzidas pesquisas sobre estratégias terapêuticas com agentes antivirais à base de selênio. Além disso, uma equipe desenvolveu ferramentas in vitro, como um pulmão artificial 3D, para avaliar candidatos a fármacos contra a COVID-19.

Desenvolvimento de anticorpos contra o coronavírus

O Instituto está trabalhando no desenvolvimento de anticorpos produzidos a partir do plasma de cavalos. Trata-se de uma parceria com o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), com a colaboração da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Paraná.

Idealizado no Instituto, é um tratamento chamado de imunidade passiva: em vez de produzir o anticorpo, o paciente o recebe. Tem potencial de salvar a vida de quem está em situação grave. Veja abaixo quais são as etapas do trabalho.

A primeira patente

Em 2020, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC, unidade da USP), o Instituto Pelé Pequeno Príncipe publicou sua primeira patente na Revista da Propriedade Industrial, veículo oficial de reconhecimento de invenções no Brasil. A inovação divide-se em duas:

* Um exame mais rápido e barato para febre aftosa: essa é uma das enfermidades que mais preocupam os criadores de gado bovino, por ser muito contagiosa. Com uma única gota de sangue do animal, o exame detecta se ele foi vacinado ou está com o vírus;

* Processo com nanotecnologia: o processo de análise pode ser usado para testes em humanos e animais. Ainda em 2020, foi adaptado para detectar o SARS-CoV-2 em pessoas. O avanço é fruto de uma aposta do Complexo Pequeno Príncipe, que oferece o único programa de mestrado e doutorado de pediatria do Brasil com uma linha específica de estudo de biotecnologia.

Criação da equipe de big data

Na segunda metade de 2020, o Instituto criou uma frente de trabalho que lança mão de tecnologia de ponta para analisar grande quantidade de informação e, assim, desenvolver inovações científicas.

Uma equipe qualificada – com ajuda de computadores de última geração – debruça-se sobre bases de dados de diversos temas (como genoma, transcriptoma e registros de câncer e poluentes ambientais de várias partes do mundo). Em pouco mais de sete meses, o grupo já publicou artigos relacionados a temas oncológicos, descrevendo como o câncer surgiu ou como se pode prevenir riscos e novas formas de tratamento.

Linhas de pesquisa

Doenças complexas e oncogenética

Tema: Nova mutação genética
Objetivo: colaborar para diagnóstico precoce de câncer. Esse estudo remete a um dos grandes feitos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe: a descoberta, tempos atrás, de uma mutação genética hereditária (TP53-R337H) que pode causar o tumor de córtex adrenal, um câncer que, apesar de raro, tem incidência maior na Região Sul do Brasil. O achado motivou a inclusão do diagnóstico dessa mutação no Teste do Pezinho no Paraná. Em 2020, foi publicado um desdobramento desse trabalho, agora em parceria com o St. Jude Children’s Research Hospital, dos Estados Unidos, e o Hospital de Amor (Barretos). Trata-se da descoberta de outra mutação genética hereditária (XAF1-E134), com maior risco de desenvolvimento de câncer de estômago e sarcomas quando associada com a mutação descoberta anteriormente.

Temas de outros trabalhos

  • Parto prematuro e disposição do bebê a desenvolver neoplasia (crescimento exagerado de tecido, que pode até resultar em tumor).
  • Estudos genéticos sobre câncer de mama, para encontrar biomarcadores capazes de prever o desenvolvimento desse tipo de tumor em mulheres afrodescendentes.

Estudos epidemiológicos, clínicos e educacionais

Tema: Exposição a componentes de vacinas
Objetivo: verificar, no peixe-zebra, efeitos tóxicos da exposição ao timerosal e ao alumínio, que servem de conservantes e adjuvantes (potencializadores da ação) em vacinas aplicadas em humanos.

Tema: Câncer e más-formações congênitas
Objetivo: analisar em pacientes pediátricos do Paraná possível associação entre a incidência dessas duas condições, a fim de prever com mais precisão o desenvolvimento de alguns tipos de tumores.

Tema: Cardiopatias complexas

Objetivo: identificar em pacientes internados na UTI Cardíaca a deleção de uma parte do cromossomo 22 (del22q11), uma das cromossomopatias mais comuns e causa relevante de internamentos para cirurgias cardíacas complexas em bebês de menos de 6 meses de vida. Em cerca de 70% dos casos existe também uma deficiência imunológica associada. Este projeto contribui para elaboração de estratégias de prevenção de infecção nos pós-operatório, evitando períodos prolongados de internação e até mesmo óbito.

Imaginologia, proteção radiológica e radioterapia

Tema: Radiografia em UTIs neonatais
Objetivo: propor um nível de referência de dose mínima com qualidade (NRD) para esses exames. Eles são extremamente importantes para diagnosticar e acompanhar pacientes de UTI neonatal, mas bebês e crianças são mais sensíveis à radiação: devem receber a menor dose necessária que gere uma imagem de qualidade para os médicos. O estudo recorre a dosímetros termoluminescentes a fim de avaliar a dose de radiação recebida por partes do corpo e encontrar a quantidade mínima necessária para cada tipo de exame.

Tema: Modelagem computacional e radioterapia
Objetivo: buscar radioterapias mais exatas e dinâmicas. A modelagem computacional tem sido usada para apoiar as pesquisas científicas e a rotina clínica.

Tema: Métodos de imobilização em radiocirurgia intracraniana
Objetivo: verificar qual posição traz melhores resultados. Foram selecionados 50 casos de pacientes submetidos ao procedimento. Os desvios de posicionamento estão sendo identificados por um sistema computacional.

Medicina molecular e bioinformática

Tema: Desenvolvimento de tumores
Objetivo: prever o risco de desenvolvimento de tumores. Algumas partes do genoma humano podem ter um número de cópias de genes normais por célula diferente de dois, e essa variação ajuda a prever o risco de desenvolvimento de tumores. O projeto busca criar uma ferramenta computacional mais eficiente do que as atuais para identificar o número de cópias por célula.

Tema: Albinismo oculocutâneo

Objetivo: o albinismo oculocutâneo é uma doença genética, rara, que causa alterações de pigmentação de pele e cabelo, e alterações oftalmológicas. Apenas 25% dos pacientes desempenham de forma independente as atividades diárias, devido às alterações visuais. O projeto, que contou com a colaboração das equipes da Oftalmologia e Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe e pesquisadores do Instituto Pelé Pequeno Príncipe e do Icahn School of Medicine at Mount Sinai, dos Estados Unidos, trabalhou não apenas os aspectos clínicos, mas também moleculares do albinismo oculocutâneo. Os resultados da pesquisa já foram publicados, e foram descritas novas variantes genéticas associadas ao albinismo. Genes do albinismo estão relacionados com processos de pigmentação da pele (melanogênes), e isso pode trazer mais conhecimento sobre a fisiopatologia do câncer de pele.

Tema: Bioinformática

Objetivo: a bioinformática é essencial para as análises de dados gerados a partir do sequenciamento do DNA, do RNA e do microbioma, por exemplo. No Instituto de Pesquisa, diversos grupos trabalham com a bioinformática e, além de utilizarem softwares disponíveis no mercado, também trabalham com o aprimoramento e desenvolvimento de algoritmos e softwares. Um dos projetos desenvolve um software para análise de “variantes de número de cópias” em dados de sequenciamento de exoma, com o objetivo de identificar áreas de perdas ou ganhos na sequência de DNA, que são importantes tanto para caracterização de doenças raras quando na fisiopatologia do câncer.

Microbiologia e doenças infecciosas

Tema: Microbiota respiratória
Objetivo: analisar a microbiota (conjunto de microrganismos que colonizam ou infectam pessoas) de pacientes com fibrose cística, verificando eventuais relações entre a diversidade e abundância dos diversos grupos bacterianos e a evolução clínica dos pacientes.

Tema: Genoma de fungos
Objetivo: sequenciar o genoma completo dos fungos Candida haemulonii, identificando os genes resistentes aos antifúngicos e os responsáveis pela maior incidência da doença. Com base nas características genéticas específicas, os profissionais de saúde podem escolher os melhores tratamentos.

Tema: Leucemia linfoblástica aguda (LLA)

Objetivo: avaliar as alterações que o tratamento quimioterápico em crianças e adolescentes com leucemia linfoblástica aguda (LLA) pode acarretar nos padrões de expressão gênica e na microbiota entérica (conjunto de micro-organismos que colonizam o intestino). Além disso, esses dados são também analisados no contexto de alterações genéticas específicas da LLA, também pesquisadas nesse projeto. Financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), com esse projeto os pesquisadores querem compreender as associações entre as mudanças que ocorrem nas células da leucemia e na microbiota intestinal ao longo do tratamento, além de entender quais são os fatores-chave de sobrevida, quais as respostas terapêuticas e a susceptibilidade a infecções.

Neurociências

Tema: Esclerose tuberosa
Objetivo: conhecer com mais detalhes os aspectos neurológicos e as possibilidades de diagnóstico e tratamento dessa doença genética que pode acometer qualquer órgão pela ocorrência de tumores. Os achados da pesquisa ressaltaram a importância do diagnóstico precoce – e também de intervenções capazes de reduzir a morbidade e o risco de complicações futuras e, assim, ter efeitos positivos na qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.

Tema: Síndrome de opsoclonus-mioclonus (SOM)
Objetivo: conhecer mais sobre essa enfermidade rara, uma desordem neuroinflamatória devastadora quando não diagnosticada nem tratada precocemente. Existe apenas um estudo publicado por brasileiros, e não há protocolo para o tratamento da doença. A pesquisa do Instituto avalia o perfil neuropsicológico e neurológico de pacientes com o diagnóstico de SOM acompanhados no Ambulatório de Doenças Raras, do Serviço de Neurologia do Hospital Pequeno Príncipe, e busca estabelecer um protocolo específico.

Tema: Autismo

Objetivo: o transtorno do espectro autista (TEA) tem como um dos principais desafios o diagnóstico precoce. Um dos estudos do Instituto identificou fatores de risco para o desenvolvimento de TEA em bebês que passaram por UTI neonatal, o que pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de intervenção, diagnóstico precoce e melhor prognóstico para essas crianças.

Além disso, outro estudo avaliou aspectos do ambiente familiar de escolares com TEA, indicando que a maioria das famílias apresenta problemas de relacionamento, com perdas sociais. Foi observado alto nível estresse nas famílias de crianças com TEA e uma grande preocupação com o futuro dessas crianças. Esses dados podem contribuir para auxiliar um melhor planejamento e melhorar a qualidade de vida das famílias e crianças com TEA.

Terapia celular e farmacológica

Tema: Esclerose múltipla

Objetivo: avaliar efeitos da terapia celular na encefalomielite autoimune experimental. Dois tipos de terapia celular estão sendo avaliadas: terapia com células-tronco mesenquimais oriundas de cordão umbilical humano e terapia com células precursoras neuronais. Esse trabalho traz mais dados pré-clínicos sobre o uso da terapia celular no tratamento de esclerose múltipla, podendo, futuramente, ser realizado estudo clínico que venha a contribuir na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com a doença.

Tema: Terapias neurodegenerativas

Objetivo: caracterizar os RNAs não codificantes presentes nas vesículas extracelulares a partir de células-tronco mesenquimais para desenvolver biomarcadores e novas terapias, tendo como perspectivas futuras aplicações tanto em estudos pré-clínicos como em clínicos com foco em doenças neurodegenerativas e do neurodesenvolvimento.

Tema: Doença de Parkinson

Objetivo: as células-tronco têm capacidade regenerativa e potencial de diferenciação. Evidências sugerem que o efeito terapêutico dessas células advém de produtos extracelulares, como os microRNAs. Diante disso, o estudo propõe uma terapia baseada em microRNA. Os microRNAs que não apresentam efeitos tóxicos são incorporados em nanoemulsões e utilizados em testes pré-clínicos. A doença de Parkinson é induzida em ratos, e os animais são tratados por quatro a oito semanas com o nanomedicamento. Assim, espera-se o desenvolvimento de um nanomedicamento seguro para uma proposição futura de estudo clínico. A pesquisa foi aprovada no Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão, lançado pelo governo federal para incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de genômica e saúde de precisão no âmbito do SUS, além de impulsionar o desenvolvimento da indústria genômica nacional.

Ainda sobre a doença de Parkinson, outro estudo busca o desenvolvimento de uma nova formulação para medicamentos utilizados no tratamento, principalmente por meio de nanotecnológicos que possam aumentar a eficácia da medicação, mas com uma concentração menor, reduzindo assim os efeitos colaterais.

Tema: Doenças neurológicas

Objetivo: caracterizar as células precursoras neuronais diferenciadas a partir de células-tronco mesenquimais do tecido adiposo. A aplicação dessas células requer uma melhor compreensão sobre os mecanismos responsáveis pela diferenciação, além da importância de suas caracterizações para padronização de protocolos e validação para a sua futura utilização no tratamento de doenças neurológicas.

Tema: Tratamento de colite ulcerativa
Objetivo: investigar os efeitos de fibras extraídas da casca do maracujá e da gabiroba-verde (Campomanesia adamantium) no tratamento da colite ulcerativa. Essa é uma doença inflamatória intestinal crônica, caracterizada por inflamações recorrentes, diarreia, dor abdominal e perda da funcionalidade do intestino. Em crianças, tende a ser mais grave do que em adultos.

Tema: Tratamento de mucosite intestinal
Objetivo: verificar os efeitos terapêuticos das fibras do bagaço da guavira, subproduto da polpa da fruta, e de polissacarídeos do maracujá-amarelo contra essa enfermidade – que costuma aparecer como reação ao tratamento de diversos tipos de câncer, causando lesões no intestino. Lidar com esse problema significa dar um conforto maior aos pacientes oncológicos.

Tema: Exposição a agrotóxicos
Objetivo: avaliar uma série de respostas biológicas a dois grupos de agrotóxicos muito utilizados no Brasil: dicamba e glifosato. A exposição prolongada a tais produtos pode causar efeitos dérmicos e neurais graves.

Parcerias nacionais e estrangeiras

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe cultiva uma série de parceiros, com os quais desenvolve estudos sobre vários temas. Em 2020, pela primeira vez, uma parceria transcendeu a troca de conhecimentos e chegou ao compartilhamento de espaço físico.

No ano, foi assinado um termo de colaboração científica com o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), órgão da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.  O trabalho conjunto inclui, por um lado, pesquisas. Uma delas é sobre o soro terapêutico contra o novo coronavírus, desenvolvido a partir do material biológico de cavalos. A expectativa é iniciar outros cerca de 50 projetos em 2021, muitos deles com potencial terapêutico. Por outro lado, um aspecto muito importante da cooperação foi a união dos investimentos em equipamentos, insumos e pesquisadores, com a cessão de espaço físico pelo CPPI.

Parceiros do Instituto de Pesquisa

Parceiros nacionais

  • AC Camargo Cancer Center
  • Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP)
  • Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI)
  • Faculdades Pequeno Príncipe
  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná, em Curitiba)
  • Hospital de Amor (Barretos)
  • Hospital de Clínicas da UFPR (Curitiba)
  • Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan)
  • Hospital Erasto Gaertner
  • Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
  • Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação em Genômica (Napi-Genômica, em Guarapuava/PR)
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Rede Genômica Nacional
  • Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Universidade Ceuma
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)
  • Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Paranaense (Unipar)
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Parceiros internacionais

  • Centro Médico da Universidade Loma Linda (EUA)
  • Icahn School of Medicine at Mount Sinai (EUA)
  • INSERM U1163, Paris 5 (França)
  • Instituto de Farmacologia Molecular e Celular de Valbonne (França)
  • Institute Imagine (França)
  • Instituto de Medicina Kharkov (Ucrânia)
  • Instituto Nacional de Pediatria (México)
  • Instituto Nacional do Câncer (EUA)
  • King’s College (Inglaterra)
  • St. Jude Children’s Research Hospital (EUA)
  • The Rockefeller University (EUA)
  • Universidad de Antioquia (Colombia)
  • Universidade da Califórnia (EUA)
  • Universidade de Cagliari (Itália)
  • Universidade de Ciências Aplicadas (Alemanha)
  • Universidade de Western Cape (África do Sul)
  • Universidade Emory (EUA)
  • Universidade Georgetown (EUA)
  • Universidade Georgia State (EUA)
  • Universidade Howard (EUA)

Artigos

Veja a lista de artigos publicados com participação dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe no ano de 2020, incluindo artigos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente.

  • Germline Variants in Phosphodiesterase Genes and Genetic Predisposition to Pediatric Adrenocortical Tumors. Cancers, v. 12, p. 506, 2020. PINTO, EMILIA MODOLO; FAUCZ, FABIO R.; PAZA, LUANA Z.; WU, GANG; FERNANDES, ELIZABETH S.; BERTHERAT, JEROME; STRATAKIS, CONSTANTINE A.; LALLI, ENZO; RIBEIRO, RAUL C.; RODRIGUEZ-GALINDO, CARLOS ; FIGUEIREDO, BONALD C; ZAMBETTI, GERARD P..
  • A common polymorphism in the retinoic acid pathway modifies adrenocortical carcinoma age-dependent incidence. British Journal of Cancer, v 122, p. 76-87, 2020. SURAKHY, MIRVAT; WALLACE, MARSHA; BOND, ELISABETH; GROCHOLA, LUKASZ FILIP; PEREZ, HUSEIN; DI GIOVANNANTONIO, MATTEO; ZHANG, PING; MALKIN, DAVID; CARTER, HANNAH; PARISE, IVY ZORTEA S.; ZAMBETTI, GERARD; KOMECHEN, HELOISA; PARAIZO, MARIANA M.; PAGADALA, MEGHANA S.; PINTO, EMILIA M.; LALLI, ENZO; FIGUEIREDO, BONALD C.; BOND, GARETH L..
  • Cancer-testis Antigen FATE1 Expression in Adrenocortical Tumors Is Associated with A Pervasive Autoimmune Response and Is A Marker of Malignancy in Adult, but Not Children, ACC. Cancers, v. 12, p. 689-709, 2020. DOGHMAN-BOUGUERRA, MABROUKA; FINETTI, PASCAL; DURAND, NELLY; PARISE, IVY ZORTÉA S.; SBIERA, SILVIU; CANTINI, GIULIA; CANU, LETIZIA; HESCOT, SÉGOLÈNE; FIGUEIREDO, MIRNA M. O.; KOMECHEN, HELOISA; SBIERA, IULIU; NESI, GABRIELLA; PACI, ANGELO; AL GHUZLAN, ABIR; BIRNBAUM, DANIEL; BAUDIN, ERIC; LUCONI, MICHAELA; FASSNACHT, MARTIN; FIGUEIREDO, BONALD C;; BERTUCCI, FRANÇOIS; LALLI, ENZO.
  • XAF1 as a modifier of p53 function and cancer susceptibility. Science Advances, v. 6, p. eaba3231-eaba3211, 2020. PINTO, EMILIA M.; FIGUEIREDO, BONALD C.; CHEN, WENAN GALVAO; HENRIQUE C.R.; FORMIGA, MARIA NIRVANA; FRAGOSO, MARIA CANDIDA B.V.; ASHTON-PROLLA, PATRICIA; RIBEIRO, ENILZE M.S.F.; FELIX, GABRIELA; COSTA, TATIANA E.B.; SAVAGE, SHARON A.; YEAGER, MEREDITH; PALMERO, EDENIR I.; VOLC, SAHLUA; SALVADOR, HECTOR; FUSTER-SOLER, JOSE LUIS; LAVARINO, CINZIA; CHANTADA, GUILLERMO; VAUR, DOMINIQUE; ODONE-FILHO, VICENTE; BRUGIÈRES, LAURENCE; ELSE, TOBIAS; STOFFEL, ELENA M.; MAXWELL, KARA N.; ACHATZ, MARIA ISABEL; KOWALSKI, LUIS; DE ANDRADE, KELVIN C.; PAPPO, ALBERTO; LETOUZE, ERIC; LATRONICO, ANA CLAUDIA; MENDONCA, BERENICE B.; ALMEIDA, MADSON Q.; BRONDANI, VANIA B.; BITTAR, CAMILA M.; SOARES, EMERSON W.S.; MATHIAS, CAROLINA; RAMOS, CINTIA R.N.; MACHADO, MOARA; ZHOU, WEIYIN; JONES, KRISTINE; VOGT, AURELIE; KLINCHA, PAYAL P.; SANTIAGO, KARINA M.; KOMECHEN, HELOISA; PARAIZO, MARIANA M.; PARISE, IVY Z.S.; HAMILTON, KAYLA V.; WANG, JINLING; RAMPERSAUD, EVADNIE; CLAY, MICHAEL R.; MURPHY, ANDREW J.; LALLI, ENZO; NICHOLS, KIM E.; RIBEIRO, RAUL C.; RODRIGUEZ-GALINDO, CARLOS; KORBONITS, MARTA; ZHANG, JINGHUI; THOMAS, MARK G.; CONNELLY, JON P.; PRUETT-MILLER, SHONDRA; DIEKMANN, YOAN; NEALE, GEOFFREY; WU, GANG;  ZAMBETTI, GERARD P..
  • Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation for Children and Adolescents with Acute Myeloid Leukemia in Brazil: A Multicentric Retrospective Study. Cell Transplantation, v. 29, p. 096368972094917-10, 2020. DE MELO RODRIGUES, ANA LUIZA; BONFIM, CARMEM; SEBER, ADRIANA; COLTURATO, VERGILIO ANTONIO RENSI; ZECCHIN, VICTOR GOTTARDELLO; NICHELE, SAMANTHA; DAUDT, LIANE ESTEVES; FERNANDES, JULIANA FOLLONI; VIEIRA, ANA KARINE; DARRIGO JUNIOR, LUIZ GUILHERME; GOMES, ALESSANDRA ARAUJO; ARCURI, LEONARDO; LENZI, LUANA; PICHARSKI, GLEDSON LUIZ; RIBEIRO, RAUL CORREA; DE FIGUEIREDO, BONALD CAVALCANTE.
  • Frequency of the TP53 R337H variant in sporadic breast cancer and its impact on genomic instability. Scientific Reports, v. 10, p. 1-12, 2020. MATHIAS, CAROLINA; BORTOLETTO, STÉFANNE; CENTA, ARIANA; KOMECHEN, HELOISA; LIMA, RUBENS S.; FONSECA, ALINE S.; SEBASTIÃO, ANA PAULA; URBAN, CÍCERO A.; SOARES, EMERSON W. S.; PRANDO, CAROLINA; FIGUEIREDO, BONALD C.; CAVALLI, IGLENIR J.; CAVALLI, LUCIANE R.; RIBEIRO, ENILZE M. F. S..
  • From adrenarche to aging of adrenal zona reticularis: precocious female adrenopause onset. Endocrine Connections, v. 9, p. 1079-1092, 2020. NUNES-SOUZA, EMANUELLE; SILVEIRA, MÔNICA EVELISE; CASTILHO MENDES, MONALISA; NAGASHIMA, SEIGO; BUSATTA VAZ DE PAULA, CAROLINE; VIEIRA CAVALCANTE DA SILVA, GUILHERME; SILVA BARBOSA, GIOVANNA; BELGROWICZ MARTINS, JULIA; NORONHA, LUCIA; LENZI, LUANA; SALLES BARBOSA, JOSÉ RENATO; DONIN, RAYSSA DANILOW FACHIN; FERREIRA DE MOURA, JULIANA; CUSTÓDIO, GISLAINE; LALLI, ENZO; MACHADO-SOUZA, CLEBER; FIGUEIREDO, BONALD CAVALCANTE DE.
  • Second Primary Malignancy after Acute Promyelocytic Leukemia: A Population-Based Study. Cancers, v. 12, p. 3610, 2020. LENZI, LUANA; LEE-JONES, LISA; MOSTOFA, MARUF A.; DE ANDRADE, DIANCARLOS P.; RICARDO, RAUL C.; FIGUEIREDO, BONALD C..
  • A Global Effort to Define the Human Genetics of Protective Immunity to SARS-CoV-2 Infection. CELL, v. 181, p. 1194-1199, 2020. CASANOVA, JEAN-LAURENT; SU, HELLEN C; ABEL, LAURENT; AIUTI, ALESSANDRO; ALMUHSEN, SALEH; ARIAS, ANDRES AUGUSTO; BASTARD, PAUL; BIGGS, CATHERINE; BOGUNOVIC, DUSAN; BOISSON, BERTRAND; BOISSON-DUPUIS, STEPHANIE; BOLZE, ALEXANDRE; BONDARENKO, ANASTASIA; BOUSFIHA, AZIZ; BRODIN, PETTER; BUSTAMANTE, JACINTA; BUTTE, MANISH; CASARI, GIORGIO; CIANCANELLI, MICHAEL; COBAT, AURELIE; CONDINO-NETO, ANTONIO; COOPER, MEGAN; DALGARD, CLIFTON; ESPINOSA, SARA; FELDMAN, HAGIT; FELLAY, JACQUES; FRANCO, JOSE LUIS; HAGIN, DAVID; ITAN, YUVAL; JOUANGUY, EMMANUELLE; LUCAS, CARRIE; MANSOURI, DAVOOD; MEYTS, ISABELLE; MILNER, JOSHUA; MOGENSEN, TRINE; MORIO, TOMOHIRO; NG, LISA; NOTARANGELO, LUIGI D.; OKADA, SATOSHI; OZCELIK, TAYFUN; PALACÍN, PERE SOLER; PLANAS, ANNA; PRANDO, CAROLINA; PUEL, ANNE; PUJOL, AURORA; REDIN, CLAIRE; RENIA, LAURENT; RODRIGUEZ GALLEGO, JOSE CARLOS; QUINTANA-MURCI, LLUIS;  SANCHO-SHIMIZU, VANESSA; SANKARAN, VIJAY; SEPPÄNEN, MIKKO R.J.; SHAHROOEI, MOHAMMAD; SNOW, ANDREW; SPAAN, ANDRÁS; TANGYE, STUART; TUR, JORDI; PEREZ TURVEY; STUART; VINH, DONALD C.; VON BERNUTH, HORST; WANG, XIAOCHUAN; ZAWADZKI, PAWEL; ZHANG, QIAN; ZHANG, SHENYING.
  • Non-syndromic Oculocutaneous Albinism: Novel Genetic Variants and Clinical Follow Up of a Brazilian Pediatric Cohort. Frontiers in Genetics, v. 11, p. 1-10, 2020. SCHIDLOWSKI, LAIRE; LIEBERT, FERNANDO; IANKILEVICH, PÉROLA GRUPENMACHER; REBELLATO, PRISCILA REGINA ORSO; ROCHA, RAFAELA ANDRADE; ALMEIDA, NADIA APARECIDA PEREIRA; JAIN, AAYUSHEE; WU, YIMING; ITAN, YUVAL; ROSATI, ROBERTO; PRANDO, CAROLINA.
  • All together to Fight COVID-19. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 102, p. 1181-1183, 2020. MOMTAZMANESH, SARA; Ochs, Hans D.; UDDIN, LUCINA Q.; PERC, MATJAZ; ROUTES, JOHN M.; VIEIRA, DUARTE NUNO; AL-HERZ, WALEED; BARIS, SAFA; PRANDO, C.; ROSIVALL, LASZLO; ABDUL LATIFF, AMIR HAMZAH; ULRICHS, TIMO; ROUDENOK, VASILI; ALDAVE BECERRA, JUAN CARLOS; SALUNKE, DEEPAK B.; GOUDOURIS, EKATERINI; CONDINO-NETO, A.; STASHCHAK, ANZHELA; KRYVENKO, OLEKSANDR; STASHCHAK, MYKOLA; BONDARENKO, ANASTASIA; REZAEI, NIMA.
  • Autoantibodies against type I IFNs in patients with life-threatening COVID-19. Science. 2020 Oct 23;370(6515):eabd4585. BASTARD P, ROSEN LB, ZHANG Q, MICHAILIDIS E, HOFFMANN HH, ZHANG Y, DORGHAM K, PHILIPPOT Q, ROSAIN J, BÉZIAT V, MANRY J, SHAW E, HALJASMÄGI L, PETERSON P, LORENZO L, BIZIEN L, TROUILLET-ASSANT S, DOBBS K, DE JESUS AA, BELOT A, KALLASTE A, CATHERINOT E, TANDJAOUI-LAMBIOTTE Y, LE PEN J, KERNER G, BIGIO B, SEELEUTHNER Y, YANG R, BOLZE A, SPAAN AN, DELMONTE OM, ABERS MS, AIUTI A, CASARI G, LAMPASONA V, PIEMONTI L, CICERI F, BILGUVAR K, LIFTON RP, VASSE M, SMADJA DM, MIGAUD M, HADJADJ J, TERRIER B, DUFFY D, QUINTANA-MURCI L, VAN DE BEEK D, ROUSSEL L, VINH DC, TANGYE SG, HAERYNCK F, DALMAU D, MARTINEZ-PICADO J, BRODIN P, NUSSENZWEIG MC, BOISSON-DUPUIS S, RODRÍGUEZ-GALLEGO C, VOGT G, MOGENSEN TH, OLER AJ, GU J, BURBELO PD, COHEN JI, BIONDI A, BETTINI LR, D’ANGIO M, BONFANTI P, ROSSIGNOL P, MAYAUX J, RIEUX-LAUCAT F, HUSEBYE ES, FUSCO F, URSINI MV, IMBERTI L, SOTTINI A, PAGHERA S, QUIROS-ROLDAN E, ROSSI C, CASTAGNOLI R, MONTAGNA D, LICARI A, MARSEGLIA GL, DUVAL X, GHOSN J; HGID LAB; NIAID-USUHS IMMUNE RESPONSE TO COVID GROUP; COVID CLINICIANS; COVID-STORM CLINICIANS; IMAGINE COVID GROUP; FRENCH COVID COHORT STUDY GROUP; MILIEU INTÉRIEUR CONSORTIUM; COV-CONTACT COHORT; AMSTERDAM UMC COVID-19 BIOBANK; COVID HUMAN GENETIC EFFORT (INCLUDING PRANDO C), TSANG JS, GOLDBACH-MANSKY R, KISAND K, LIONAKIS MS, PUEL A, ZHANG SY, HOLLAND SM, GOROCHOV G, JOUANGUY E, RICE CM, COBAT A, NOTARANGELO LD, ABEL L, SU HC, CASANOVA JL..
  • Inborn errors of type I IFN immunity in patients with life-threatening COVID-19. Science. 2020 Oct 23;370(6515):eabd4585. ZHANG Q, BASTARD P, LIU Z, LE PEN J, MONCADA-VELEZ M, CHEN J, OGISHI M, SABLI IKD, HODEIB S, KOROL C, ROSAIN J, BILGUVAR K, YE J, BOLZE A, BIGIO B, YANG R, ARIAS AA, ZHOU Q, ZHANG Y, ONODI F, KORNIOTIS S, KARPF L, PHILIPPOT Q, CHBIHI M, BONNET-MADIN L, DORGHAM K, SMITH N, SCHNEIDER WM, RAZOOKY BS, HOFFMANN HH, MICHAILIDIS E, MOENS L, HAN JE, LORENZO L, BIZIEN L, MEADE P, NEEHUS AL, UGURBIL AC, CORNEAU A, KERNER G, ZHANG P, RAPAPORT F, SEELEUTHNER Y, MANRY J, MASSON C, SCHMITT Y, SCHLÜTER A, LE VOYER T, KHAN T, LI J, FELLAY J, ROUSSEL L, SHAHROOEI M, ALOSAIMI MF, MANSOURI D, AL-SAUD H, AL-MULLA F, ALMOURFI F, AL-MUHSEN SZ, ALSOHIME F, AL TURKI S, HASANATO R, VAN DE BEEK D, BIONDI A, BETTINI LR, D’ANGIO’ M, BONFANTI P, IMBERTI L, SOTTINI A, PAGHERA S, QUIROS-ROLDAN E, ROSSI C, OLER AJ, TOMPKINS MF, ALBA C, VANDERNOOT I, GOFFARD JC, SMITS G, MIGEOTTE I, HAERYNCK F, SOLER-PALACIN P, MARTIN-NALDA A, COLOBRAN R, MORANGE PE, KELES S, ÇÖLKESEN F, OZCELIK T, YASAR KK, SENOGLU S, KARABELA ŞN, RODRÍGUEZ-GALLEGO C, NOVELLI G, HRAIECH S, TANDJAOUI-LAMBIOTTE Y, DUVAL X, LAOUÉNAN C; COVID-STORM CLINICIANS; COVID CLINICIANS; IMAGINE COVID GROUP; FRENCH COVID COHORT STUDY GROUP; COV-CONTACT COHORT; AMSTERDAM UMC COVID-19 BIOBANK; COVID HUMAN GENETIC EFFORT (INCLUDING PRANDO C); NIAID-USUHS/TAGC COVID IMMUNITY GROUP, SNOW AL, DALGARD CL, MILNER JD, VINH DC, MOGENSEN TH, MARR N, SPAAN AN, BOISSON B, BOISSON-DUPUIS S, BUSTAMANTE J, PUEL A, CIANCANELLI MJ, MEYTS I, MANIATIS T, SOUMELIS V, AMARA A, NUSSENZWEIG M, GARCÍA-SASTRE A, KRAMMER F, PUJOL A, DUFFY D, LIFTON RP, ZHANG SY, GOROCHOV G, BÉZIAT V, JOUANGUY E, SANCHO-SHIMIZU V, RICE CM, ABEL L, NOTARANGELO LD, COBAT A, SU HC, CASANOVA JL..
  • Analysis of interleukins 6, 8, 10 and 17 in the lungs of premature neonates with bronchopulmonary dysplasia. Cytokine, v. 131, p. 155118, 2020. WITKOWSKI, SANDRA MARA; DE CASTRO, EDUARDO MORAIS; NAGASHIMA, SEIGO; MARTINS, ANA PAULA CAMARGO; OKAMOTO, CRISTINA TERUMY; NAKATA, GUSTAVO TAKAO MORENO; COLLETE, MARIANA; MACHADO-SOUZA, CLEBER; DE NORONHA, LUCIA.
  • The Role of IL-17A/IL-17RA and Lung Injuries in Children with Lethal Non-Pandemic Acute Viral Pneumonia. Immunobiology, v. 225, p. 151981-8, 2020. AZEVEDO, MARINA LUISE VIOLA; ALESSANDRA SCARANELLO MALAQUIAS, MINEIA; DE PAULA, CAROLINE BUSATTA VAZ; DE SOUZA, CLEBER MACHADO; JÚNIOR, VICTOR HORÁCIO COSTA; RABONI, SONIA MARA; HALILA, RENATA; ROSENDO, GIULIANA; GOZZO, PRISCILLA; DO CARMO, LETICIA ARIANNE PANINI; NETO, PLÍNIO CÉZAR; NAGASHIMA, SEIGO; DE NORONHA, LUCIA.
  • Endothelial Dysfunction and Thrombosis in Patients With COVID-19. Arteriosclerosis Thrombosis and Vascular Biology, v. 40, p. 2404-2407, 2020. NAGASHIMA, SEIGO; MENDES, MONALISA CASTILHO; CAMARGO MARTINS, ANA PAULA; BORGES, NÍCOLAS HENRIQUE; GODOY, THIAGO MATEUS; MIGGIOLARO, ANNA FLAVIA RIBEIRO DOS SANTOS; DA SILVA DEZIDÉRIO, FELIPE; MACHADO-SOUZA, CLEBER; DE NORONHA, LUCIA.
  • The role of the lectin pathway of the complement system in SARS-CoV-2 lung injury. Translational Research, v. 1, p. 1, 2020. MALAQUIAS, MINEIA ALESSANDRA SCARANELLO; GADOTTI, ANA CAROLINA; JUNIOR, JARBAS DA SILVA MOTTA; MARTINS, ANA PAULA CAMARGO; AZEVEDO, MARINA LUISE VIOLA; BENEVIDES, ANA PAULA KUBASKI; NETO, PLÍNIO CÉZAR; PANINI DO CARMO, LETÍCIA ARIANNE; ZENI, RAFAELA CHIUCO; RABONI, SONIA MARA; FONSECA, ALINE SIMONETI; MACHADO-SOUZA, CLEBER; MORENO-AMARAL, ANDREA NOVAIS; DE NORONHA, LUCIA.
  • Pharmacological potential of alkylamides from Acmella oleracea flowers and synthetic isobutylalkyl amide to treat inflammatory pain. Inflammopharmacology, v. 28, p. 175-186, 2020. DALLAZEN, JORGE LUIZ; MARIA-FERREIRA, DANIELE; DA LUZ, BRUNA BARBOSA; NASCIMENTO, ADAMARA MACHADO; CIPRIANI, THALES RICARDO; DE SOUZA, LAURO MERA; FELIPE, LETÍCIA POLLI GLUGOSKI; SILVA, BRUNO JOSÉ GONÇALVES; NASSINI, ROMINA; WERNER, MFP..
  • Evidences of a role for the TRPC subfamily in mediating oxidative stress in Parkinson´s disease. Frontiers in Physiology, v. 1, p. 1, 2020. MARIA-FERREIRA, D.; OLIVEIRA, N. M. T.; SILVA, L. C. M.; FERNANDES, E. S..
  • Cuminaldehyde potentiates the antimicrobial actions of ciprofloxacin against Staphylococcus aureus and Escherichia coli. PLoS One, 15(5): e0232987, 2020. MONTEIRO-NETO, V.; SOUZA, C. D.; GONZAGA, L. F.; SILVEIRA, B. C.; SOUSA, N. C. F.; PONTES, J. P.; SANTOS, D. M.; MARTINS, W. C.; PESSOA, J. F.; CARVALHO JUNIOR, A. R.; ALMEIDA, V. S.; OLIVEIRA, N. M. T.; ARAUJO, T. S.; MARIA-FERREIRA, D.; MENDES, S. J.; FERRO, T. A.; FERNANDES, E. S..
  • A polysaccharide fraction from Handroanthus albus (yellow ipê) leaves with antinociceptive and anti-inflammatory activities. International Journal of Biological Macromolecules, v. 159, p. 1004-1012, 2020. MARIA-FERREIRA, DANIELE; CARLOTTO, JULIANE; DALLAZEN, JORGE LUIZ; DA LUZ, BRUNA BARBOSA; DE SOUZA, LAURO MERA; DE PAULA WERNER, MARIA FERNANDA; CIPRIANI, T. R..
  • Tissue Proteases and Immune Responses: Influencing Factors of COVID-19 Severity and Mortality. Pathogens, v. 9, p. 817, 2020. MULINARI TURIN DE OLIVEIRA, NATÁLIA; FERNANDES DA SILVA FIGUEIREDO, ISABELLA; CRISTINE MALAQUIAS DA SILVA, LIZIANE; SAURUK DA SILVA, KARIEN; REGIS BUENO, LARYSSA; BARBOSA DA LUZ, BRUNA; RITA CORSO, CLÁUDIA; DE PAULA WERNER, MARIA FERNANDA; SOARES FERNANDES, ELIZABETH; MARIA-FERREIRA, DANIELE.
  • An overview of the gut side of the SARS-CoV-2 infection. Intestinal Research, v. 6, p. 1-7, 2020. DA LUZ, BRUNA BARBOSA; DE OLIVEIRA, NATALIA MULINARI TURIN; FRANÇA DOS SANTOS, ISABELLA WZOREK; PAZA, LUANA ZAMPIERON; BRAGA, LARA LUISA VALERIO DE MELLO; PLATNER, FERNANDA DA SILVA; WERNER, MFP; FERNANDES, ELIZABETH SOARES; MARIA-FERREIRA, DANIELE.
  • The evolution of Selenium and Mercury research from 1700 to 2017 based on bibliometric analysis. Research, Society and Development, v. 9, p. e150922177, 2020. NOGARA, PABLO A.; SCHMITZ, GABRIELA L.; COSTA, N. S.; KAMDEM, JEAN PAUL; ROCHA, JOÃO B.T. ; OLIVEIRA, C. S..
  • High level of methylmercury exposure causes persisted toxicity in Nauphoeta cinerea. Environmental Science and Pollution Research, v. 27, p. 4799-4813, 2020. PICCOLI, BRUNA C.; ALVIM, JÉSSICA C.; DA SILVA, FERNANDA D.; NOGARA, PABLO A.; OLAGOKE, OLAWANDE C.; Aschner, Michael; OLIVEIRA, CLÁUDIA S.; ROCHA, JOÃO B. T..
  • Synthesis and biological evaluation of new antioxidant and antiproliferative chalcogenobiotin derivatives for bladder carcinoma treatment. Bioorganic & Medicinal Chemistry, v. 28, p. 115423, 2020. LEITEMBERGER, ANDRIELLI; SONEGO, MARIANA S.; GARCIA, FÁBIO D.; DOS SANTOS, ALANA C.F.; PICCOLI, BRUNA C.; DA SILVA, FERNANDA D.; OLIVEIRA, CLÁUDIA S.; SEIXAS, FABIANA K.; DORNELLES, LUCIANO; ROCHA, JOÃO B.T.; NOGARA, PABLO A.; SCHACHTSCHNEIDER, KYLE M.; COLLARES, TIAGO; RODRIGUES, OSCAR E.D..
  • Transcriptomic and Proteomic Tools in the Study of Hg Toxicity: What Is Missing? Frontiers in Genetics, v. 11, p. 425, 2020. OLIVEIRA, CLÁUDIA S.; SEGATTO, ANA L. A.; NOGARA, PABLO A.; PICCOLI, BRUNA C.; LORETO, ÉLGION L. S.; ASCHNER, MICHAEL ; ROCHA, JOÃO B. T..
  • Cockroaches: an alternative model to teach enzymatic inhibition to undergraduate students. Journal of Biological Education, v. 1, p. 1-11, 2020. SCHMITZ, GABRIELA L.; NOGARA, PABLO A.; MEDINA, NATIÉLE; DA ROCHA, JOÃO BATISTA T.; VARGAS BARBOSA, NILDA; SEGATTO, ANA LÚCIA A.; OLIVEIRA, CLÁUDIA S..
  • Mercury toxicity in pregnant and lactating rats: zinc and N-acetylcysteine as alternative of prevention. Environmental Science and Pollution Research, v. 27, p. 40563-40572, 2020. OLIVEIRA, VITOR ANTUNES; DE SOUZA DA COSTA, NAYARA; MESQUITA, MARIANA; PEDROSO, TAÍSE FONSECA; DA LUZ FIUZA, TIAGO; PEIXOTO, NILCE COELHO; PEREIRA, MARIA ESTER; OLIVEIRA, CLÁUDIA SIRLENE.
  • Integrating Diphenyl Diselenide and Its Mehg+ Detoxificant Mechanism on a Conceptual DFT Framework. Chemistry Proceedings, v. 2, p. 26, 2020. OMAGE, FOLORUNSHO BRIGHT; OLIVEIRA, CLÁUDIA S.; ORIAN, LAURA; ROCHA, JOAO BATISTA TEIXEIRA.
  • Oxidative and nitrosative stresses in cerebral malaria: can we target them to avoid a bad prognosis? Journal of Antimicrobial Chemotherapy, p. 1, 2020. PEREIRA, DOMINGOS M.S.; CARVALHO JUNIOR, A. R.; LACERDA, E. M. C. B.; SILVA, L. C. N.; ANDRÉ, E.; FERNANDES, E.S..
  • Evaluation of in vitro Antifungal Activity of Xylosma prockia (Turcz.) Turcz. (Salicaceae) Leaves Against Cryptococcus spp. Frontiers in Microbiology, v. 10, p. 1, 2020. FOLLY, MARIANY L. C.; FERREIRA, GABRIELLA F.; SALVADOR, MAIARA R.; SATHLER, ANA A.; DA SILVA, GUILHERME F.; SANTOS, JOICE CASTELO BRANCO; SANTOS, JULLIANA R. A. DOS; NUNES NETO, WALLACE RIBEIRO; RODRIGUES, JOÃO FRANCISCO SILVA; FERNANDES, ELIZABETH SOARES; DA SILVA, LUÍS CLÁUDIO NASCIMENTO; DE FREITAS, GUSTAVO JOSÉ COTA; DENADAI, ÂNGELO M.; RODRIGUES, IVANILDES V.; MENDONÇA, LEONARDO M.; MONTEIRO, ANDREA SOUZA; SANTOS, DANIEL ASSIS; CABRERA, GABRIELA M.; SILESS, GASTÓN; LANG, KAREN L..
  • Germline variants in phosphodiesterase genes and genetic predisposition to pediatric adrenocortical tumors. Cancers, v. 12, p. 506, 2020. PINTO, E. M.; FAUCZ, F. R.; PAZA, L. Z.; WU, G.; FERNANDES, E.S.; BERTHERAT, J.; STRATAKIS, C. A.; LALLI, E.; RIBEIRO, R. C.; RODRIGUEZ-GALINDO, C.; FIGUEIREDO, B. C.; ZAMBETTI, G. P..
  • Taxane-induced neurotoxicity: pathophysiology and therapeutic perspectives. British Journal of Pharmacology, v. 177, p. 3127-3146, 2020. COSTA, R; PASSOS, G. F.; QUINTAO, N. L. M.; FERNANDES, E.S.; MAIA, J. 5. R. L. C. B.; CAMPOS, M. M.; CALIXTO, J. B..
  • Screening of bioactive compounds in truffles and evaluation of pressurized liquid extractions (PLE) to obtain fractions with biological activities. Food Research International, v. 132, p. 109054, 2020. TEJEDOR-CALVO, EVA; MORALES, DIEGO; MARCO, PEDRO; SÁNCHEZ, SERGIO; GARCIA-BARREDA, SERGI; SMIDERLE, FHERNANDA RIBEIRO; IACOMINI, MARCELLO; VILLALVA, MARISOL; SANTOYO, SUSANA; SOLER-RIVAS, CRISTINA.
  • Examination techniques and patent dose in paediatric barium meal procedures. Radiation Physics and Chemistry, v. 167, p. 108385, 2020. MACHADO, S.O.; FILIPOV, D.; Schelin, H.R.; DENYAK, V.; PASCHUK, S.; Setti, J.A.P.; LEGNANI, A.; LEDESMA, J..
  • Mammographic breast density distribution and the fifth-edition BI-RADS criteria. Radiation Physics and Chemistry, v. 167, p. 108246, 2020. NAKANO, I.T.; SCHELIN, H.R.; DENYAK, V.; PASCHUK, S.; TACARA, S.; SETTI, J.A.P..
  • Development of a system to estimate doses in real time. Radiation Physics and Chemistry, v. 167, p. 108267-108267, 2020. DE CAMARGO LOURENCO, JOSE CARLOS; PASCHUK, SERGEI ANATOLYEVICH; SCHELIN, HUGO REUTERS; DENYAK, VALERIY; SANTOS, CÉSAR ANTONIO CAGGIANO.
  • GEANT4 simulation of exit energy in proton medical imaging. Radiation Physics and Chemistry, v. 167, p. 108338, 2020. SILVA, R.C.L.; DENYAK, V.; SCHELIN, H.R.; HOFF, G.; PASCHUK, S.A.; SETTI, J.A.P..
  • Positioning deviations in frameless and frame-based intracranial stereotactic radiosurgery. Rdiation Physics and Chemistry, v. 167, p. 108363, 2020. ALMEIDA, T.V.R.; DA SILVA, C.M.; PIEDADE, P.A.; CORDOVA, A.L.; BEZERRA, C.G.; SOBOLL, D.S.; DENYAK, V.; SCHELIN, H.R..
  • Thickness of radon emitting layer in building materials. Radiation Physics and Chemistry, v. 172, p. 108786, 2020. CORRÊA, J.N.; SILVA, A.C.M.; PASCHUK, S.A.; BARRETO, R.C.; DENYAK, V.; SCHELIN, H.R.; NARLOCH, D.C.; HASHIMOTO, Y.; MARTIN, A.C..
  • GEANT4 simulation in proton medical imaging: a transport models comparison. Radiation Physics and Chemistry, v. 172, p. 108814, 2020. SILVA, R.C.L.; DENYAK, V.; HOFF, G.; PASCHUK, S.A.; SCHELIN, H.R.; SETTI, J.A.P..
  • Avaliação de índice volumétrico de dose em tomografia axial de crânio utilizando detectores termoluminescentes. Revista Brasileira de Física Médica (on-line), v. 14, p. 469, 2020. YAGUI, AKEMI; DE SOUZA, RICARDO DA COSTA; MALTHEZ, ANNA LUIZA; BARBOSA, CARLOS ALMEIDA; SCHELIN, HUGO REUTERS; FERREIRA, RICARDO RABELLO.
  • Synthesis, Characterization, and Low-Toxicity Study of a Magnesium(II) Complex Containing an Isovanillate Group. ACS Omega, v. 5, p. 3504-3512, 2020. MARCHI, RAFAEL C.; SILVA, ELDEVAN S.; SANTOS, JOSENILTON J.; GUILOSKI, IZONETE C.; DE JESUS, HUGO CESAR R.; DE AGUIAR, INARA; KOCK, FLAVIO V. C.; VENÂNCIO, TIAGO; DA SILVA, MARIA FÁTIMA G. F.; FERNANDES, JOÃO BATISTA; VITAL, MARIA A. B. F.; SOUZA, LEONARDO CASTRO; SILVA DE ASSIS, HELENA C.; SKIBSTED, LEIF H.; CARLOS, ROSE M..
  • Evaluation of Resistance Management for the Oriental Fruit Moth (Lepidoptera: Tortricidae) to Insecticides in Brazilian Apple Orchards. Journal of Economic Entomology, v. 023, p. 1-8, 2020. DOS SANTOS, REGIS SILVORI SILVA; MONTEIRO, LINO BITTENCOURT; GUILOSKI, IZONETE CRISTINA; SILVA DE ASSIS, HELENA C; WITT, LUIS GUSTAVO.
  • The role of mitochondrial fusion and fission in the process of cardiac oxidative stress. Histology and Histopathology, v. 35, p. 541-552, 2020. YU, F.; CARVALHO, K. A. T.; XU, T.; HU, L.; WANG, M.; LI, Y.; Bassam F. Mogharbel; CARVALHO, K. A. T.; GUARITA-SOUZA, LUIZ CESAR; AN, Y.; LI, P..
  • Acellular human amniotic membrane scaffold with 15d-PGJ2 nanoparticles in post-infarct rat model. Tissue Engineering. PART A, v. 1, p. 1-26, 2020. FRANCISCO, Julio Cesar; UEMURA, LAERCIO; SIMEONI, Rossana Baggio; DA CUNHA, RICARDO CORRÊA; MOGHARBEL, BASSAM FELIPE; SIMEONI, PAULO RICARDO BAGGIO; NAVES, GUILHERME; NAPIMOGA, MARCELO HENRIQUE; NORONHA, LUCIA; CARVALHO, KATHERINE ATHAYDE TEIXEIRA; MOREIRA, LUIZ FELIPE PINHO; GUARITA-SOUZA, LUIZ CESAR.
  • Macrolide-Clarithromycin Task-Force for the Treatment and Prophylaxis of Covid-19 as a Single Agent. Pharmacology & Pharmacy, v. 11, p. 85-104, 2020. MANSILLA, EDUARDO; MARTÍNEZ, RICARDO RANGEL; MARÍN, GUSTAVO HORACIO; FILHO, IDIBERTO ZOTARELLI; RIVAS, ELSA; RIVAS, JAIME; CARVALHO, KATHERINE ATHAYDE TEIXEIRA DE; DAYER, MOHAMMAD REZA; SAMADIKUCHAKSARAEI, ALÍ.
  • Statins: unexpected help in COVID-19. “Arterial’naya Gipertenziya” (“Arterial Hypertension”), v. 26, p. 509-517, 2020. GAREEVA, D. F.; MUSIN, T. I.; PAVLOV, V. N.; DAVTYAN, P. A.; ISHMETOV, V. SH.; PLOTNIKOVA, M. R.; PAVLOV, A. V.; CAI, BENZHI; STRICKER, P. ; CARVALHO, K.; ZAGIDULLIN, N. SH..
  • Consumption of latex from Euphorbia tirucalli L. promotes a reduction of tumor growth and cachexia, and immunomodulation in Walker 256 tumor-bearing rats. Journal of Ethnopharmacology, v. x, p. 112722, 2020. MARTINS, CAROLINA G.; APPEL, MARCIA H.; COUTINHO, DÉBORA S.S.; SOARES, IGOR P.; FISCHER, STEFANI; DE OLIVEIRA, BRUNA C.; FACHI, MARIANA M.; PONTAROLO, ROBERTO; BONATTO, SANDRO J.R.; IAGHER, FABÍOLA; DE SOUZA, LAURO M..
  • Promising therapeutic use of Baccharis trimera (less.) DC. as a natural hepatoprotective agent against hepatic lesions that are caused by multiple risk factors. Journal of Ethnopharmacology, v. 254, p. 112729, 2020. BARBOSA, RODRIGO JACHIMOWSKI; RATTI DA SILVA, GUSTAVO; COLA, ITARUÃ MACHRI; KUCHLER, JOICE CRISTINA; COELHO, NATALIA; BARBOZA, LORENA NERIS; MENETRIER, JACQUELINE VERGUTZ; DE SOUZA, RONALDO; ZONTA, FRANCIELE NASCIMENTO; FROEHLICH, DIEGO LACIR; JACOMASSI, EZILDA; SOARES, ANDRÉIA ASSUNÇÃO; VELASQUES, LEONARDO GARCIA; VEIGA, ALAN DE ALMEIDA; SOUZA, LAURO MERA DE; LOVATO, EVELLYN CLAUDIA WIETZKOSKI; RIBEIRO-PAES, JOÃO TADEU; GASPAROTTO JUNIOR, ARQUIMEDES; ACCO, ALEXANDRA; LÍVERO, FRANCISLAINE APARECIDA DOS REIS.
  • Polysaccharide fractions from Handroanthus heptaphyllus and Handroanthus albus barks: Structural characterization and cytotoxic activity. International Journal of Biological Macromolecules, v. 165, p. 849-856, 2020. CARLOTTO, JULIANE; DE ALMEIDA VEIGA, ALAN; DE SOUZA, LAURO MERA; CIPRIANI, THALES RICARDO.
  • Baccharis trimera (Less.) DC: An Innovative Cardioprotective Herbal Medicine Against Multiple Risk Factors for Cardiovascular Disease. Journal of Medicinal Food, v. 23, p. 676-684, 2020. SOUZA, MARÍLIA MORAES QUEIROZ; SILVA, GUSTAVO RATTI DA; COLA, ITARUÃ MACHRI; SILVA, ANIELY OLIVEIRA; SCHAEDLER, MAYSA ISERNHAGEN; GUARNIER, LUCAS PIRES; PALOZI, RHANANY ALAN CALLOI; BARBOZA, LORENA NERIS; MENETRIER, JACQUELINE VERGUTZ; FROELICH, DIEGO LACIR; AUTH, PABLO ALVAREZ; VEIGA, ALAN DE ALMEIDA; SOUZA, LAURO MERA DE; LOVATO, EVELLYN CLAUDIA WIETZIKOSKI; RIBEIRO-PAES, JOÃO TADEU; GASPAROTTO JUNIOR, ARQUIMEDES; LÍVERO, FRANCISLAINE APARECIDA DOS REIS.
  • Thymidine-auxotrophic Staphylococcus aureus small-colony variant bacteremia in a patient with cystic fibrosis. Pediatric Pulmonology, v. 55, p. 1388-1393, 2020. SOUZA, DILAIR C.; COGO, LAURA L.; PALMEIRO, JUSSARA K.; DALLA’COSTA, LIBERA M.; OLIVEIRA TOMAZ, ANA P.; RIEDI, CARLOS A.; ROSARIO FILHO, NELSON A..
  • First Genome Sequences of Two Multidrug-Resistant Candida haemulonii var. vulnera Isolates From Pediatric Patients With Candidemia. Frontiers in Microbiology, v. 11, p. 1535, 2020. RODRIGUES, LUIZA SOUZA; GAZARA, RAJESH KUMAR; PASSARELLI-ARAUJO, HEMANOEL; VALENGO, ANDRESSA ELOISA; PONTES, PAULA VERONESI MARINHO; NUNES-DA-FONSECA, RODRIGO; DE SOUZA, ROBSON FRANCISCO; VENANCIO, THIAGO MOTTA; DALLA-COSTA, LIBERA MARIA.
  • Antimicrobial-Resistance in Aeromonas Species Isolated from Aquatic Environments in Brazil. Journal of Applied Microbiology, v. 132, p. 1-13, 2020. CONTE, DANIELI ; PALMEIRO, JUSSARA KASUKO; DE ALMEIDA BAVAROSKI, ADRIANE; RODRIGUES, LUIZA SOUZA; CARDOZO, DAIANE; TOMAZ, ANA PAULA; CAMARGO, JOSUÉ OLIVEIRA; DALLA’COSTA, LIBERA MARIA.
  • Genomic profiling reveals the pivotal role of hrHPV driving copy number and gene expression alterations, including mRNA downregulation of TP53 and RB1 in penile cancer. Molecular Carcinogenesis, v. 59, p. 604-617, 2020. MACEDO, JULIANA; SILVA, ELIS; NOGUEIRA, LEUDIVAN; COELHO, RONALD; DA SILVA, JENILSON; DOS SANTOS, ALCIONE; TEIXEIRA-JÚNIOR, ANTÔNIO AUGUSTO; BELFORT, MARTA; SILVA, GYL; KHAYAT, ANDRÉ; DE OLIVEIRA, EDIVALDO; DOS SANTOS, ANA PAULA; CAVALLI, LUCIANE R.; PEREIRA, SILMA REGINA.
  • Identification of miRNAs Enriched in Extracellular Vesicles Derived from Serum Samples of Breast Cancer Patients. Biomolecules, v. 10, p. 150, 2020. OZAWA, PATRICIA M. M.; VIEIRA, EVELYN; LEMOS, DÉBORA S.; SOUZA, INGRID L. MELO; ZANATA, SILVIO M.; PANKIEVICZ, VÂNIA C.; TULESKI, THALITA R.; SOUZA, EMANUEL M.; WOWK, PRYSCILLA F.; URBAN, CÍCERO DE ANDRADE; KURODA, FLAVIA; LIMA, RUBENS S.; ALMEIDA, RODRIGO C.; GRADIA, DANIELA F.; CAVALLI, IGLENIR J.; CAVALLI, LUCIANE R.; MALHEIROS, DANIELLE; RIBEIRO, ENILZE M. S. F..
  • An overview of neuroblastoma cell lineage phenotypes and in vitro models. Experimental Biology and Medicine, v. 1, p. 153537022094923, 2020. CAMPOS COGO, SHERON; GRADOWSKI FARIAS DA COSTA DO NASCIMENTO, THATYANNE; DE ALMEIDA BREHM PINHATTI, FERNANDA; DE FRANÇA JUNIOR, NILTON; SANTOS RODRIGUES, BRUNA; REGINA CAVALLI, LUCIANE; ELIFIO-ESPOSITO, SELENE.
  • Pediatric Anti-N-methyl-D-aspartate Receptor Encephalitis Mimicking Glutaric Aciduria Type 1: A Case Report. Frontiers in Neurology, v. 11, p. 1-6, 2020. VALLE, DANIEL ALMEIDA DO; SANTOS, MARA LÚCIA SCHMITZ FERREIRA; ZENY, MICHELLE SILVA; CORDEIRO, MARA L..
  • Receiver Operating Characteristic Curve Analysis of Screening Tools for Bipolar Disorder Comorbid With ADHD in Schoolchildren. Journal of Attention Disorders, v. 24, p. 1403-1412, 2020. CORDEIRO, MARA L.; FARIAS, ANTONIO C.; WHYBROW, PETER C.; FELDEN, ERICO P. G.; CUNHA, ALEXANDRE; DA VEIGA, VILMAR; BENKO, CÁSSIA R.; MCCRACKEN, JAMES T..
  • Systematic review and single centre toxicology study identified analgesics and benzodiazepines as the main causes of paediatric medication poisoning. Acta Paediatrica, v. 1, p. apa.15531, 2020. SMARCZEWSKI, MARY ANNE P.; OSTERNACK, KARYNA TURRA; GARLET, QUELEN I.; OLIVEIRA, CLÁUDIA S.; MELLO, ROSIANE G..