Mensagem da Presidência

Lembraremos de 2020
como um ano que
mudou a história.

2020… tempos difíceis! Ano de pandemia, de perdas, de medos, de aflições. Ano de mortes que poderiam ser poupadas. Bebês nascendo e fazendo aniversário sem contato com outras pessoas. Pais e mães preocupados com a sobrevivência. Filhos sem compreender muito esse mistério. Crianças e jovens em orfandade. Uma geração marcada pela dor. Uma experiência mundial de transformação, de dolorida transformação.

E, no meio disso tudo, o Hospital Pequeno Príncipe continuou seu trabalho com muita responsabilidade e consciência. Preparou-se para dar a melhor assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. Não parou de cuidar das crianças com outras doenças. Manteve as atividades atendendo as regras sanitárias. Criou um ambiente protegido para todos.

Foi um ano de muito esforço dos profissionais de saúde, muito desgaste, trabalho dobrado, exposição ao risco. Também de muita coragem e dedicação. Tudo com necessidade de muita adaptação, de novos protocolos, novos fluxos e o surgimento de um novo tipo de cuidado. Um jeito de cuidar mais um pouquinho, já assimilado e incorporado.

E, nesse contexto, o Hospital nunca deixou faltar: gerenciou as ausências, cobriu as escalas, ofertou exames de COVID-19 para quem precisou, promoveu os afastamentos de pessoal necessários, distribuiu generosamente EPIs (os equipamentos de proteção individual). Também apoiou, orientou, acolheu as preocupações, os medos, os desconfortos. Enfim, esteve sempre presente, cuidando de quem cuida de toda gente.

Podemos dizer que neste ano o Hospital aprendeu muito rápido, mudou muito rápido e superou as dificuldades muito rápido. É certo que contou com colaboradores guerreiros e também com muitos apoiadores, investidores, incentivadores e grandes parceiros.

Toda crise se apresenta sempre com duas faces: uma da dificuldade e outra da oportunidade. Essa não foi diferente. A pandemia nos provocou, mas também nos impulsionou. Não somos mais o mesmo hospital, também não somos mais as mesmas pessoas. Acredito que somos melhores.

Lembraremos de 2020 como um ano que mudou a história. Criou um capítulo que nunca será esquecido. Principalmente, transformou a dor em superação, a luta pela vida em quase obstinação, revelou com clareza o valor da vida como nosso grande tesouro, e o cuidado com o outro, cada vez mais nossa missão.

Aos que nos ajudaram a enfrentar este momento difícil, nosso respeito e nossa gratidão.

Com força e coragem seguiremos juntos, em favor das necessárias transformações!

Ety da Conceição Gonçalves Forte

Presidente da Associação Hospitalar de
Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro