Estudos realizados no Instituto de Pesquisa avaliam e minimizam doses de radiação para exames em crianças

Pesquisa já beneficia pacientes atendidos no Centro de Imagem do Hospital Pequeno Príncipe

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem atuado no Centro de Imagem do Hospital Pequeno Príncipe para propor níveis de dose de radiação adequados aos exames realizados em crianças. “Atualmente, no Brasil, não existem referências para a dose de radiação absorvida em crianças a partir de exames de radiodiagnóstico. Queremos propor novos critérios para os exames pediátricos, tornando-os mais seguros para os pequenos pacientes”, justifica o coordenador das pesquisas, Hugo Reuters Schelin.

Os estudos começaram a ser realizados em 2010. Desde então, várias pesquisas já foram feitas e processos ajustados na construção de uma cultura de segurança em radioproteção do paciente e do profissional de saúde em exames radiológicos.

Início
Um dos primeiros estudos realizados envolveu os exames contrastados, que mostram imagens dinâmicas em um monitor, como se fosse um filme com alta qualidade. Diferentemente de um exame convencional de raio-X, que é uma única imagem fixa, ele mostra em detalhes, com movimento e em tempo real, uma determinada região do corpo estudada. Mas para fazer o exame, o paciente precisa ingerir um contraste. No Centro de Imagem do Pequeno Príncipe, os exames contrastados do trato gastrointestinal são os mais realizados, além dos exames do trato urinário.

A pesquisa realizada pela equipe de Schelin reduziu em quase 60% as doses de radiação ionizante emitidas nesses exames. “A radiação emitida não estava fora dos níveis adotados. Mas, segundo vários estudos internacionais que utilizamos como referência, era possível reduzi-las. E assim fizemos. Esse é um dos diferenciais de um hospital que integra assistência, ensino e pesquisa”, esclarece e enfatiza o pesquisador.

Após fazer o levantamento da quantidade de radiação que os pacientes e técnicos recebiam, foi iniciado um trabalho junto ao Centro de Imagem com várias etapas, que envolveram desde ajustes no equipamento até treinamento das equipes. Foi realizada uma calibração do equipamento de fluoroscopia, envolvendo o ajuste da tensão, da corrente e do direcionamento do feixe de raios-X do aparelho. Posteriormente, foram feitos treinamentos para as equipes aperfeiçoarem os processos. 

Atualmente, estão em desenvolvimento pesquisas que envolvem os exames de radiologia convencional, tomografia e angiografia no Centro de Imagem, além de exames de imagem realizados na UTI Neonatal e na UTI Geral.

Veja Mais

Centro de Imagem recebe novos equipamentos

Modernização torna o serviço ainda mais completo, ampliando a relação de exames oferecidos à comunidade


Primeiro transplante realizado no Pequeno Príncipe completará 30 anos

Roni Figueiredo fez o transplante de rim aos 8 anos; hoje é motorista socorrista do SAMU


Implante coclear permite que crianças com surdez severa passem a ouvir

Pequeno Príncipe é o único hospital pediátrico do Brasil credenciado para fazer o procedimento pelo SUS


Outras Edições



©2024 . Complexo Pequeno Príncipe . Todos os direitos reservados