Cuidar da saúde e da vida de milhares de crianças e adolescentes exige do Hospital Pequeno Príncipe uma constante modernização. Para auxiliar as equipes na realização de diagnósticos cada vez mais precisos, o Hospital conta com um Centro de Imagem que nos últimos meses passou por uma ampla modernização de seus equipamentos. No Centro de Imagem são realizados exames de radiografia (raio-X simples e exames contrastados), ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e radiologia intervencionista. É o maior centro de imagem exclusivamente pediátrico do Brasil e, em 2018, realizou 112.610 exames. “Para os pacientes atendidos no Hospital, ter um centro de imagem à sua disposição significa agilidade na realização de exames e entrega de laudos e, consequentemente, na elucidação do diagnóstico, permitindo o início mais rápido do tratamento, o que ajuda a salvar vidas”, esclarece o médico responsável pelo Centro de Imagem, Jorge Ledesma. Essa agilidade contribui inclusive para a maior eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), pois reduz o tempo de espera para realização dos exames e acesso aos laudos.
Aquisições
Entre os equipamentos recém-adquiridos estão dois aparelhos de raio-X digital telecomandado, utilizados tanto para exames convencionais quanto para exames com contraste. Também foram adquiridos um tomógrafo e dois novos aparelhos de ultrassonografia que vão permitir a realização de exames que até então não eram feitos no Pequeno Príncipe, como as tomografias vasculares e cardíacas, os exames contrastados de ultrassom com microbolhas (que em muitas situações podem substituir uma tomografia) e a elastografia (que em muitas situações pode substituir uma biópsia).
Espaço físico
Para o segundo semestre de 2019 está prevista a reforma final dos espaços de apoio, como recepção, áreas administrativas, área de recuperação anestésica e também os espaços de espera para a realização dos exames. Todos esses ambientes serão reformados com foco em prever soluções de conforto para os pacientes e suas famílias, em um ambiente lúdico e descontraído.
Roni Figueiredo fez o transplante de rim aos 8 anos; hoje é motorista socorrista do SAMU
Pesquisa já beneficia pacientes atendidos no Centro de Imagem do Hospital Pequeno Príncipe
Pequeno Príncipe é o único hospital pediátrico do Brasil credenciado para fazer o procedimento pelo SUS
©2025 . Complexo Pequeno Príncipe . Todos os direitos reservados