Centro de Imagem recebe novos equipamentos

Modernização torna o serviço ainda mais completo, ampliando a relação de exames oferecidos à comunidade

Cuidar da saúde e da vida de milhares de crianças e adolescentes exige do Hospital Pequeno Príncipe uma constante modernização. Para auxiliar as equipes na realização de diagnósticos cada vez mais precisos, o Hospital conta com um Centro de Imagem que nos últimos meses passou por uma ampla modernização de seus equipamentos. No Centro de Imagem são realizados exames de radiografia (raio-X simples e exames contrastados), ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e radiologia intervencionista. É o maior centro de imagem exclusivamente pediátrico do Brasil e, em 2018, realizou 112.610 exames. “Para os pacientes atendidos no Hospital, ter um centro de imagem à sua disposição significa agilidade na realização de exames e entrega de laudos e, consequentemente, na elucidação do diagnóstico, permitindo o início mais rápido do tratamento, o que ajuda a salvar vidas”, esclarece o médico responsável pelo Centro de Imagem, Jorge Ledesma. Essa agilidade contribui inclusive para a maior eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), pois reduz o tempo de espera para realização dos exames e acesso aos laudos.

Aquisições

Entre os equipamentos recém-adquiridos estão dois aparelhos de raio-X digital telecomandado, utilizados tanto para exames convencionais quanto para exames com contraste. Também foram adquiridos um tomógrafo e dois novos aparelhos de ultrassonografia que vão permitir a realização de exames que até então não eram feitos no Pequeno Príncipe, como as tomografias vasculares e cardíacas, os exames contrastados de ultrassom com microbolhas (que em muitas situações podem substituir uma tomografia) e a elastografia (que em muitas situações pode substituir uma biópsia).

De acordo com o coordenador do Centro de Imagem do Pequeno Príncipe, as renovações e novas aquisições trazem uma série de benefícios para os pacientes, como maior agilidade nos procedimentos, melhoria significativa na qualidade das imagens geradas e menor índice de exposição radiológica, uma vez que os equipamentos novos são capazes de gerar imagens de alta qualidade com menor dose de radiação. Além disso, os equipamentos passam por calibragem de radiação apurada segundo referenciais internacionais e pesquisas de aprimoramento e controle realizadas em parceria com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Espaço físico

Para o segundo semestre de 2019 está prevista a reforma final dos espaços de apoio, como recepção, áreas administrativas, área de recuperação anestésica e também os espaços de espera para a realização dos exames. Todos esses ambientes serão reformados com foco em prever soluções de conforto para os pacientes e suas famílias, em um ambiente lúdico e descontraído.

Veja Mais

Primeiro transplante realizado no Pequeno Príncipe completará 30 anos

Roni Figueiredo fez o transplante de rim aos 8 anos; hoje é motorista socorrista do SAMU


Estudos realizados no Instituto de Pesquisa avaliam e minimizam doses de radiação para exames em crianças

Pesquisa já beneficia pacientes atendidos no Centro de Imagem do Hospital Pequeno Príncipe


Implante coclear permite que crianças com surdez severa passem a ouvir

Pequeno Príncipe é o único hospital pediátrico do Brasil credenciado para fazer o procedimento pelo SUS


Outras Edições



©2024 . Complexo Pequeno Príncipe . Todos os direitos reservados