Pelo terceiro ano consecutivo, eleito um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, com a 80.ª posição geral no ranking.
A Faculdades Pequeno Príncipe conquistou o primeiro lugar no prêmio promovido pelo Sinepe/PR, categoria Ensino Superior, com o Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Reconhecimento concedido pela Fundação do Câncer (RJ), na categoria Inovação em Cuidados Paliativos, pelo desenvolvimento de enxaguante bucal à base de resíduos agroindustriais para prevenção e tratamento da mucosite oral.
Reconhecimento internacional na categoria Liderança Climática – Ouro pelas soluções climáticas que visam a reduzir o impacto ambiental da instituição.
O Complexo Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica que desempenha um papel fundamental na área da saúde, ensino e pesquisa, por meio do Hospital Pequeno Príncipe, da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Localizado em Curitiba (PR), é mantido pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, organização sem fins lucrativos, que possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) pelo Ministério da Saúde nas áreas de saúde e educação.
A história da instituição começou há 104 anos. Hoje, as três unidades juntas contribuem para alcançar a missão da mantenedora: proteger a criança e o adolescente por meio da assistência, do ensino, da pesquisa e da mobilização social, fortalecendo o núcleo familiar.
Reconhecido internacionalmente na área de pediatria, o Hospital Pequeno Príncipe combina excelência técnico-científica com cuidado humanizado, especialmente em casos de alta e média complexidade. É o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, oferecendo atendimento em 47 especialidades e áreas de atuação da pediatria, com o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes.
O Hospital dedica 60% da sua capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país. Por meio do seu Programa de Telepediatria, em 2023, avançou na atenção primária e ampliou sua participação ativa no campo da saúde preventiva, beneficiando crianças e adolescentes em Curitiba (PR), Paranaguá (PR) e Iguape (SP).
Em 2023, o Hospital impactou mais de 104 mil crianças, adolescentes e suas famílias.
Em 2023, celebramos os 20 anos da Faculdades Pequeno Príncipe e reafirmamos nosso compromisso com a formação de profissionais de saúde competentes, com visão crítica da realidade social e humanização do cuidado.
Obtivemos nota 5 na avaliação de recredenciamento institucional do Ministério da Educação e Cultura (MEC), ampliamos nosso portfólio de cursos e iniciamos a modalidade de educação a distância (EaD). Comprometidos com a democratização do ensino, em 2023 oferecemos 612 bolsas em diversas categorias para graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Nos seus 17 anos de existência, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem contribuído para o avanço do conhecimento sobre doenças complexas da infância por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa de ciência de base e translacional. Também contribui com a formação profissional, com o Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, oferecido em conjunto com a Faculdades Pequeno Príncipe.
Atualmente, o Instituto atua em 97 projetos, divididos em sete linhas de pesquisa:
No final de 2023, iniciamos as obras do Pequeno Príncipe Norte, no bairro Bacacheri, Região Norte de Curitiba (PR). A execução da infraestrutura inicial está sendo custeada com recursos próprios. Para a construção da primeira etapa do projeto, serão investidos R$ 72 milhões, viabilizados pelo Governo do Paraná, Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), bancada federal do Paraná e governo federal (Itaipu Binacional). Essa etapa compreende a construção de um hospital-dia, a implantação de jardim botânico, centro de recepção aos visitantes, estufas, estacionamento, guaritas e sede administrativa.
Na sua totalidade, o projeto prevê a transferência das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa para o local, a construção de um hospital de alta complexidade, de um centro cultural e do prédio de ambulatórios.
O apoio da sociedade ao longo de toda a trajetória do Pequeno Príncipe tem sido fundamental para a manutenção das atividades com qualidade, sobretudo na área de assistência e pesquisa. Em 2023, contamos com o apoio de cerca de 10 mil empresas e 50 mil cidadãos, além de organizações da sociedade civil, governos federal, estadual e municipal, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
Clique aqui para conhecer outras histórias de vida impactadas pelo Complexo Pequeno Príncipe.