47 especialidades e áreas de atuação da pediatria

307 transplantes realizados

Implantação de 8 novos leitos de UTI

Criação do programa Voz do Paciente

Ampliação do programa de telemedicina

Início das obras do Pequeno Príncipe Norte

Nota máxima do MEC para a Faculdades Pequeno Príncipe

7 novos cursos de graduação na Faculdades Pequeno Príncipe

Curso de graduação em Medicina certificado pelo Saeme-CFM

Inauguração de mais uma sede do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Migração de parte das operações para o mercado livre de energia

Premiações e reconhecimentos

Melhores hospitais especializados do mundo 2024, pela Revista Newsweek

Pelo terceiro ano consecutivo, eleito um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, com a 80.ª posição geral no ranking.

Práticas Inovadoras em Educação

A Faculdades Pequeno Príncipe conquistou o primeiro lugar no prêmio promovido pelo Sinepe/PR, categoria Ensino Superior, com o Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer

Reconhecimento concedido pela Fundação do Câncer (RJ), na categoria Inovação em Cuidados Paliativos, pelo desenvolvimento de enxaguante bucal à base de resíduos agroindustriais para prevenção e tratamento da mucosite oral.

Prêmio Global Health Care Climate Challenge

Reconhecimento internacional na categoria Liderança Climática – Ouro pelas soluções climáticas que visam a reduzir o impacto ambiental da instituição.

O Complexo Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica que desempenha um papel fundamental na área da saúde, ensino e pesquisa, por meio do Hospital Pequeno Príncipe, da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Localizado em Curitiba (PR), é mantido pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, organização sem fins lucrativos, que possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) pelo Ministério da Saúde nas áreas de saúde e educação.

A história da instituição começou há 104 anos. Hoje, as três unidades juntas contribuem para alcançar a missão da mantenedora: proteger a criança e o adolescente por meio da assistência, do ensino, da pesquisa e da mobilização social, fortalecendo o núcleo familiar.

Reconhecido internacionalmente na área de pediatria, o Hospital Pequeno Príncipe combina excelência técnico-científica com cuidado humanizado, especialmente em casos de alta e média complexidade. É o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, oferecendo atendimento em 47 especialidades e áreas de atuação da pediatria, com o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes.

O Hospital dedica 60% da sua capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país. Por meio do seu Programa de Telepediatria, em 2023, avançou na atenção primária e ampliou sua participação ativa no campo da saúde preventiva, beneficiando crianças e adolescentes em Curitiba (PR), Paranaguá (PR) e Iguape (SP).

O Hospital em números

104 anos de atuação

361 leitos, sendo 68 em UTIs e 10 para TMO

227.557 atendimentos ambulatoriais

20.077 procedimentos cirúrgicos

20.915 internamentos

99.647 atendimentos na emergência

1.063.824 exames

307 transplantes realizados

15 práticas humanizadoras

Em 2023, o Hospital impactou mais de 104 mil crianças, adolescentes e suas famílias.

Para saber mais, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2023

Em 2023, celebramos os 20 anos da Faculdades Pequeno Príncipe e reafirmamos nosso compromisso com a formação de profissionais de saúde competentes, com visão crítica da realidade social e humanização do cuidado.

Obtivemos nota 5 na avaliação de recredenciamento institucional do Ministério da Educação e Cultura (MEC), ampliamos nosso portfólio de cursos e iniciamos a modalidade de educação a distância (EaD). Comprometidos com a democratização do ensino, em 2023 oferecemos 612 bolsas em diversas categorias para graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

A Faculdades em números

20 anos de atuação

1.888 estudantes

221 docentes

138 colaboradores técnico-administrativos

612 bolsas de estudo oferecidas

Nos seus 17 anos de existência, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem contribuído para o avanço do conhecimento sobre doenças complexas da infância por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa de ciência de base e translacional. Também contribui com a formação profissional, com o Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, oferecido em conjunto com a Faculdades Pequeno Príncipe.

Atualmente, o Instituto atua em 97 projetos, divididos em sete linhas de pesquisa:

Doenças complexas e oncogenética

Estudos epidemiológicos, clínicos e educacionais

Imaginologia, proteção radiológica e radioterapia

Medicina molecular e bioinformática

Microbiologia e doenças infecciosas

Neurociências

Terapia celular e farmacológica

O Instituto em números

17 anos de atuação

7 linhas de pesquisa

17 pesquisadores principais

97 projetos em desenvolvimento

70 artigos científicos publicados

No final de 2023, iniciamos as obras do Pequeno Príncipe Norte, no bairro Bacacheri, Região Norte de Curitiba (PR). A execução da infraestrutura inicial está sendo custeada com recursos próprios. Para a construção da primeira etapa do projeto, serão investidos R$ 72 milhões, viabilizados pelo Governo do Paraná, Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), bancada federal do Paraná e governo federal (Itaipu Binacional). Essa etapa compreende a construção de um hospital-dia, a implantação de jardim botânico, centro de recepção aos visitantes, estufas, estacionamento, guaritas e sede administrativa.

Na sua totalidade, o projeto prevê a transferência das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa para o local, a construção de um hospital de alta complexidade, de um centro cultural e do prédio de ambulatórios.

O apoio da sociedade ao longo de toda a trajetória do Pequeno Príncipe tem sido fundamental para a manutenção das atividades com qualidade, sobretudo na área de assistência e pesquisa. Em 2023, contamos com o apoio de cerca de 10 mil empresas e 50 mil cidadãos, além de organizações da sociedade civil, governos federal, estadual e municipal, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

“Eu escolhi cursar Enfermagem na Faculdades Pequeno Príncipe porque durante meu tratamento eu ficava muito tempo com os enfermeiros e com os médicos e eu fui criando paixão e carinho pelo ambiente e pela profissão. Eu tive muitos profissionais que me marcaram e me incentivaram a gostar dessa profissão. E meu sonho é me formar aqui e trabalhar no Hospital Pequeno Príncipe.”
Izadora Ferreira Baptista, 17 anos - Estudante de Enfermagem e paciente do Hospital Pequeno Príncipe há 14 anos.
A pequena Isis Rocha Teixeira mora em Paranaguá, no litoral do Paraná. Por meio de uma consulta realizada via telemedicina com um pediatra do Pequeno Príncipe, ela foi diagnosticada com um tipo raro e bastante agressivo de câncer. No mesmo dia, foi internada no Hospital Pequeno Príncipe e, em menos de uma semana, fez a retirada cirúrgica do tumor. Hoje está em acompanhamento com a equipe de oncologia da instituição.
“O atendimento de um pediatra qualificado pode mudar verdadeiramente a história de vida de uma criança.”
Dra. Rafaela Wagner
“Foi no Pequeno Príncipe que eu encontrei o tratamento e o cuidado necessários desde a minha infância, quando fui diagnosticado com um sopro no coração. Anos depois, o Hospital se tornou novamente um farol de esperança e competência, durante a batalha pela vida de meu filho Lukas.”
Wagner Souza, pai do Lukas Pierre, paciente diagnosticado com uma doença rara, estudada também no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, o que contribuiu para a condução do melhor tratamento para o garoto

Clique aqui para conhecer outras histórias de vida impactadas pelo Complexo Pequeno Príncipe.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.