Número de procedimentos demonstra a estrutura da instituição e a capacidade técnica de suas equipes de atender a casos altamente complexos
O ano de 2022 marcou a retomada dos transplantes de órgãos sólidos e de medula óssea no Brasil, que chegaram aos mesmos patamares de 2019, antes da pandemia de COVID-19. Na pediatria, foram realizados 583 procedimentos.
No Hospital Pequeno Príncipe, o grande destaque ficou para os transplantes de rim. Até o mês de novembro, o número estava abaixo da média de anos anteriores, com apenas oito transplantes feitos. Porém, a partir do dia 13 de dezembro, foram surgindo várias doações e, num período de pouco mais de 20 dias (até 9 de janeiro de 2023), a instituição realizou sete procedimentos.
“Para que um transplante seja realizado é necessária uma grande logística para a captação e transporte desse órgão e toda uma estrutura com cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, UTIs, enfim, uma grande estrutura. Esse número demonstra o quanto o Hospital Pequeno Príncipe está preparado para atender a casos altamente complexos”, declara a médica nefrologista Mariana Cunha.
Matheus Tavares Silva Cardoso, 3 anos, foi uma das crianças transplantadas nesse período. Sua mãe, Mônica Aparecida Silva Cardoso, conta que descobriu que ele tinha um problema renal ainda durante a gravidez, na sua cidade, no interior de Goiás. Com apenas oito dias de vida, ele começou a fazer diálise peritoneal, mas a situação foi agravando-se e Matheus perdeu a função renal, até ser transferido ao Pequeno Príncipe para preparar-se para o transplante. A doação foi muito rápida, e a recuperação do garoto, excelente. “Agora temos uma vida nova”, comemora Mônica.
Dia Mundial do Rim
No mês de março, comemora-se o Dia Mundial do Rim. Por isso, o Pequeno Príncipe preparou um material especial com orientações para as famílias. Para saber mais, clique aqui.
Transplantes no Pequeno Príncipe
Além do transplante de rim, o Pequeno Príncipe realiza os seguintes procedimentos:
Veja a representatividade de alguns procedimentos no Paraná e no Brasil:
Considerando as seis modalidades de transplantes feitos no Pequeno Príncipe, a instituição realizou 275 procedimentos em 2022.
Rede Globo destaca os transplantes do Pequeno Príncipe. Clique abaixo e assista.
O estudo mostrou que é seguro usar um dispositivo móvel, o TytoCare, nas consultas on-line de crianças e adolescentes
Entre as 50 organizações premiadas, somente sete são brasileiras. Hospital foi reconhecido na categoria Resiliência Climática