UTI Neonatal comemora 25 anos

Em 2016, a UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe completou 25 anos, com a marca de mais de seis mil bebês já atendidos na unidade. Desde 1991, a unidade atende casos complexos que envolvem bebês extremamente prematuros e neonatos que precisam de tratamento cirúrgico. Devido à alta complexidade, a equipe de atendimento é multiprofissional e interdisciplinar, constituída por mais de cem colaboradores que se dividem para cuidar dos pacientes distribuídos pelos 20 leitos da unidade.

André, filho de Miriam Sester Retorta e José Retorta Garcia, é um dos casos de superação mais emblemáticos da história da UTI Neonatal do Pequeno Príncipe. Ele nasceu com 33 semanas, 28 cm e apenas 1,1 quilo, tendo que ficar na unidade de terapia intensiva por 47 dias. O menino adquiriu uma toxoplasmose durante a gravidez de sua mãe. Até os seis anos, André foi subnutrido extremo e tinha riscos de não conseguir falar. Hoje, aos 17 anos, faz curso técnico em Informática, mas sonha em seguir carreira de Direito.

Desde que ele saiu da UTI, a família mantém um ritual: todos os anos no dia do seu aniversário, em junho, a família leva um bolo para a equipe e outros pais que se encontram na UTI Neonatal. “Sou grato a todo trabalho desenvolvido pelo Pequeno Príncipe. Sem essa equipe, eu não estaria aqui hoje”, comemora o jovem.

Veja Mais

Pequeno Príncipe se prepara para inaugurar Biobanco e Laboratório Genômico

Nova estrutura será inaugurada em novembro e permitirá o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e tratamento


Doenças raras também exigem transplante de medula óssea

Metade dos transplantes realizados no Pequeno Príncipe trata crianças que apresentam doenças raras


Um único doador de medula óssea salva vida de irmãos gêmeos

Com apenas três anos, os gêmeos Samuel e Daniel viajaram mais de três mil quilômetros para receber tratamento no Pequeno Príncipe


Outras Edições



©2024 . Complexo Pequeno Príncipe . Todos os direitos reservados