Homenagem ao Pelé
No momento em que o mundo homenageia o maior esportista de todos os tempos, nós, do Pequeno Príncipe, queremos dizer “muito obrigado”.
Obrigado, Pelé, por estar conosco na caminhada pela saúde infantojuvenil; por emprestar seu nome e prestígio ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que investe em projetos que têm como objetivo buscar novos métodos de diagnóstico e formas de tratamento mais assertivas, com menores custos, para doenças complexas. O resultado são mais chances de vida e cura para milhares de crianças e adolescentes de todo o país.
E essa causa não foi novidade na sua história. Quando você fez o milésimo gol da carreira, naquele Maracanã lotado, foi das crianças que você se lembrou.
“Quero oferecer esse milésimo gol a todas as crianças do mundo”, disse diante dos microfones de todo o planeta, que parou para ouvi-lo naquele momento histórico.
O caminho foi longo até chegar aos 1.283 gols. Número que conhecemos bem, porque o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe lançou medalhas exclusivas, simbolizando cada um dos gols marcados, como parte de um projeto para arrecadar recursos para o estudo de temas voltados à saúde infantojuvenil.
Quantos torcedores vibraram com esses gols? Quantos acompanharam a seleção brasileira por sua causa e celebraram suas conquistas? O futebol, que simboliza alegria para tantas crianças nos campos improvisados de todo o país, sempre se orgulhou de ter você como maior representante.
Sabe, Pelé, trabalhar com saúde no Brasil não é fácil. No Pequeno Príncipe, nós sempre encontramos força para superar todas as adversidades, assim como você, que construiu uma carreira brilhante partindo do zero, vindo de família humilde, e transformando-se no maior atleta do século 20.
Na sua carreira, você não se deixou abalar com as derrotas. Prometeu ao seu pai que iria ganhar uma Copa do Mundo, e ganhou logo três! Sempre buscando a perfeição.
Também com isso nos identificamos. O Pequeno Príncipe nunca desistiu, apesar das muitas dificuldades de trabalhar em um setor que recebe pouco apoio, e hoje é o maior hospital exclusivamente pediátrico do país, buscando sempre o melhor para a saúde de crianças e adolescentes. Com muita dedicação e suporte de apoiadores, o Pequeno Príncipe se consolidou como referência na área da saúde, oferendo diagnósticos precoces e, com isso, melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas.
De ser referência você entende. Não à toa, foi o maior craque da história, o Rei do Futebol. Seu nome rompeu todas as fronteiras.
“Eu só jogo em time vencedor”, ressaltou você no lançamento do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Nossa parceria foi um gol de placa! E, há mais de 16 anos, seu legado continua em Curitiba, eternizando sua preocupação e zelo com as crianças. Temos muito orgulho de ser o único projeto social do mundo a levar o seu nome, formalmente apadrinhado por você, além de ter o seu apoio nas nossas pesquisas relacionadas à saúde infantojuvenil.
Você deixou os gramados, mas seu nome, seus gols e sua contribuição à nossa causa jamais serão esquecidos. O Pequeno Príncipe se despede não com tristeza, e sim com toda a gratidão, respeito e um grande compromisso com esse legado. Continuaremos essa tabelinha investindo em saúde – colocada em prática com excelência técnico-científica, cuidado humanizado e inovação – e fazendo muitos gols pela vida.
Obrigado, Edson = Pelé!