Isolamento social é a melhor maneira de proteger e preservar a saúde
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do coronavírus (COVID-19) e as escolas começaram a dispensar as aulas, a preocupação de muitas famílias se voltou para as crianças, que agora estão em casa.
Adotar alguns cuidados específicos neste momento vai ajudar a proteger a saúde – física e mental – dos pequenos e de toda família.
Acompanhe algumas dicas do Pequeno Príncipe:
Planeje o dia
Programe atividades variadas para as crianças e compartilhe com elas o planejamento. Isso ajuda a diminuir a ansiedade.
Cante
Inclua na rotina momentos para reforçar a higiene das mãos. Escolham juntos uma música para marcar esse momento e para contar o tempo de fricção das mãos, que deve ser de 20 segundos.
Limpe os brinquedos
Lave os brinquedos com água e sabão e faça a manutenção da limpeza com álcool 70%. Se sua família está em isolamento social e ninguém mais tocar nos brinquedos, não é necessário desinfetá-los diariamente. Faça a limpeza conforme a necessidade.
Mantenha a rotina
Mesmo sem ir à escola, mantenha uma rotina. Procure acordar as crianças e oferecer alimentação nos horários a que ela já está acostumada. Se possível, inclua alguma atividade ao ar livre.
Não compartilhe objetos
Mesmo que todos estejam saudáveis na casa, evite compartilhar utensílios pessoais, como talheres e copos. Se a criança utiliza mamadeira e chupeta, mantenha a limpeza periódica desses itens.
Areje sua casa
Abra as janelas para manter os ambientes ventilados. Troque as roupas de cama e de banho periodicamente. Se alguém estiver com sintomas de gripe em casa, se possível, mantenha essa pessoa em quarto isolado, utilizando sempre a mesma cama só para ela e troque as roupas de cama e banho diariamente.
Fique em casa
Por mais desafiador que seja, fique em casa com as crianças. Isso vai proteger a saúde delas e de toda a sua família. Se a saída for imprescindível, ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabonete. Mantenha bons hábitos de higiene sempre.
Cuide do seu ninho
Lembre-se de que essa pandemia vai passar e suas crianças vão lembrar desse momento. Construa memórias de companheirismo, diversão e amor.
Especialista alerta que as vacinas de rotina são essenciais também
neste período de pandemia
Nesse momento de pandemia, o apoio da sociedade à instituição continua sendo fundamental