Espaço para pesquisa no Congresso Criança 2025 reforça vocação científica do Pequeno Príncipe
Evento internacional incluiu pela primeira vez um módulo dedicado à pesquisa científica, destacando a integração entre assistência, ensino e pesquisa em saúde infantojuvenil
Pela primeira vez em sua história, o Congresso Internacional de Especialidades em Pediatria, realizado pelo Pequeno Príncipe desde o início dos anos 2000, incluiu em sua programação oficial um módulo voltado exclusivamente à pesquisa científica. O Módulo de Pesquisa Básica Aplicada marcou o Criança 2025, entre os dias 23 e 27 de maio, em Curitiba. Cerca de três mil participantes, entre especialistas da saúde e estudantes, e mais de 600 palestrantes do Brasil e do exterior passaram pelo evento.

“A criação de um módulo de pesquisa mostra que o Complexo Pequeno Príncipe continua investindo na integração entre assistência, ensino e ciência. A busca por soluções inovadoras para os problemas de saúde das crianças passa, necessariamente, pela pesquisa de excelência, e esse evento reforça esse compromisso”, avaliou Bonald Cavalcante de Figueiredo, diretor-científico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP).
Para Carolina Cardoso de Mello Prando, diretora de Medicina Translacional do IPP e médica do Hospital Pequeno Príncipe, a inclusão da pesquisa como eixo do congresso amplia as possibilidades de integração entre as diferentes áreas da saúde infantojuvenil. “Ao fazer pesquisa no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, nosso objetivo é alinhar a curiosidade e a inovação da ciência aos cuidados em saúde. Fazer parte dessa programação, portanto, é fundamental. É importante debater com os especialistas clínicos as diferentes possibilidades que a pesquisa pode trazer para a melhoria do atendimento aos pacientes”, afirmou.
Carolina ressaltou ainda que a sala de pesquisa foi pensada como um espaço de diálogo transversal, permitindo o trânsito de diferentes especialidades médicas, pesquisadores e estudantes.
Temas de ponta e cooperação internacional
Em sua quinta edição, o Criança 2025 promoveu uma série de mesas-redondas, painéis e conferências sobre pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças pediátricas. As discussões abordaram câncer, imunologia, genética, transtornos do neurodesenvolvimento, medicina de precisão, terapias avançadas, bioética e políticas públicas.
Para conhecer as discussões de forma mais aprofundada, clique aqui.