Acordo envolve aquisição de tecnologia de ponta para o setor laboratorial, desenvolvimento de pesquisas na área microbiológica e consultoria para implantação do Programa de Stewardship de Antimicrobianos em mais três hospitais brasileiros
O Complexo Pequeno Príncipe firmou parceria com a bioMérieux, empresa que é líder global em diagnóstico in vitro (sistemas, reagentes, software e serviços), especialmente de doenças infecciosas. A cooperação engloba a aquisição de novos equipamentos, insumos e softwares para exames cada vez mais rápidos e precisos e a expansão de estudos utilizando tecnologia de ponta na área de antimicrobianos.
A empresa disponibilizará para o Pequeno Príncipe uma plataforma completa de soluções microbiológicas para a realização de hemoculturas e antibiogramas de amostras sanguíneas. Junto a ela, está acoplada uma tecnologia de última geração conhecida como Virtuo®, que tem a capacidade de adiantar os resultados das hemoculturas em até quatro horas. Conhecer precocemente o agente causador de uma infecção permite que a equipe assistencial inicie o tratamento com a medicação correta em menor tempo, favorecendo o controle de casos de sepse e, consequentemente, salvando vidas.
Outra inovação envolvida na parceria é o software R.E.A.L. – um sistema de gestão microbiológica que será integrado ao ambiente do Hospital e permitirá centralizar e gerenciar as informações epidemiológicas por meio de diversos equipamentos, agilizando a liberação dos resultados de exames com assertividade e qualidade, apoiando as decisões da equipe médica.
Essa tecnologia vai dar suporte para o desenvolvimento de pesquisa na área de antimicrobianos. O objetivo é usar as soluções tecnológicas da líder mundial em diagnósticos para o Programa de Stewardship de Antimicrobianos do Pequeno Príncipe, a fim de contribuir e potencializar ainda mais o software em termos de eficiência e precisão para apoio na decisão clínica e, como consequência, uma assistência cada vez mais segura e assertiva ao paciente.
Além disso, a parceria inclui consultoria do Pequeno Príncipe para a implantação do modelo de gerenciamento de antimicrobianos em mais três hospitais. Com reconhecimento nacional, o Programa de Stewardship de Antimicrobianos foi criado no Hospital em 2013 e replicado em 15 instituições de saúde de grande porte em todo o Brasil. A iniciativa consiste na expertise do farmacêutico clínico para auxiliar o médico na gestão do uso de antibióticos, promovendo a articulação com os demais integrantes da equipe de assistência e reduzindo a utilização e resistência a esses fármacos.
O vice-diretor-técnico de Qualidade e Pesquisa Clínica do Hospital Pequeno Príncipe, Fábio de Araújo Motta, enfatizou os benefícios da parceria para a assistência, ensino e ciência. “Estamos muito felizes e animados com essa parceria, em usar a pesquisa como um meio para aproximar ainda mais a equipe da microbiologia com a assistencial e definir ações tanto na área clínica como também na perspectiva educacional e de gerenciamento de dados, para agregar ainda mais valor a este programa tão importante para o Pequeno Príncipe e para a saúde pública.”
Movimento busca colocar os direitos de crianças e adolescentes no centro das discussões políticas, envolvendo os candidatos à prefeitura
Evento que mobiliza apoio à causa da saúde infantojuvenil terá a presença de Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Toni Garrido e chefs Claude Troisgros, Manu Buffara, Rafa Costa e Silva e Felipe Bronze