Pessoas físicas podem repassar até 3% do valor do IR a pagar ou a restituir até 31 de maio
Até o dia 31 de maio, pessoas físicas que declaram Imposto de Renda pelo formulário completo podem destinar até 3% do valor de IR a pagar ou a restituir para os projetos do Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. A quem tem IR a pagar, o valor doado para o Hospital é subtraído da quantia a ser paga. Já no caso de IR a restituir, o valor doado é somado à restituição que a pessoa tem a receber e corrigido pela Taxa Selic.
Apesar de fundamental para instituições que cuidam de crianças e de adolescentes, como o Pequeno Príncipe, esse tipo de apoio ainda é desconhecido da maioria da população. Números da Receita Federal mostram que apenas 3,15% do potencial de arrecadação é efetivado. Em 2020, a modalidade arrecadou R$ 256 milhões, porém o montante poderia ultrapassar R$ 8 bilhões, se houvesse maior adesão dos contribuintes.
Para onde vai o valor doado?
Os recursos destinados ao Pequeno Príncipe são direcionados para diversos projetos aprovados nos fundos para infância e adolescência. Um desses projetos é o Saúde Integral, que contribui com a garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, mediante assistência à saúde de qualidade e humanizada, associada ao atendimento médico, psicossocial, odontológico, atividades educacionais, lúdicas e culturais, e ao apoio ao desenvolvimento de pesquisas científicas.
Todas as iniciativas são monitoradas pelos conselhos de direitos e pelo Tribunal de Contas, que verificam a correta utilização dos recursos e recebem prestações de contas periódicas. Os projetos também passam por uma auditoria independente contratada pelo próprio Hospital.
Como doar
O Hospital Pequeno Príncipe preparou um passo a passo para orientar as pessoas que desejam destinar seu Imposto de Renda para a instituição. Acesse aqui e confira.
Bastante complexo, esse tipo de câncer afeta principalmente crianças no primeiro ano de vida
Composta por deputados e senadores de vários partidos, seu objetivo é garantir a proteção e o aprimoramento dos direitos dos meninos e meninas brasileiros
Os recursos para a nova ala estão sendo doados pela Volkswagen por meio do programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado